Produtores europeus temem concorrência sul-americana em produtos como carne, arroz, mel e soja. Eles reivindicam mais salvaguardas para a agropecuária francesa caso a UE leve adiante o plano de assinar um acordo com o Mercosul, criando a maior zona de livre comércio do mundo, o que pode acontecer a partir de amanhã. Os manifestantes também reivindicam mudanças na gestão da dermatose nodular contagiosa (DNC) bovina.
Decreto havia proibido presença de tratores em Paris. Para tentar esvaziar os protestos, as autoridades decidiram na quarta-feira vetar manifestações não autorizadas em pontos sensíveis da cidade, como os arredores do Palácio do Eliseu (sede da presidência), da Assembleia Nacional (deputados) e da central de abastecimento Rungis.
Líder do movimento quer pressionar o Parlamento. "Queremos nos reunir hoje com a presidente da Assembleia Nacional (câmara baixa) e o presidente do Senado", disse à AFP Bertrand Venteau, presidente da Coordenação Rural, o segundo maior sindicato agrícola, que articulou a manifestação e é conhecido por suas posições combativas.
Manifestantes temem esvaziamento do campo. "Não podemos mais pensar que nossos jovens vão se estabelecer [nas fazendas], porque não será mais viável", disse à AFP um produtor rural que se identificou apenas como Pascal, oriundo da região central do país.
Protesto atinge outras áreas do país. A Coordenação Rural mantém piquetes em estradas do sudoeste e leste da França, além de bloquear depósitos de combustíveis. "Bloquear parcialmente a [rodovia] A13, como está acontecendo esta manhã, ou tentar chegar à Assembleia Nacional, com todo o simbolismo que isso acarreta, continua sendo ilegal. O ministro do Interior não permitirá", disse a porta-voz governamental Maud Brégeon.
*Com agências internacionais

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro