4 semanas atrás 5

Projeto do Sesc Parque Dom Pedro 2º ganha prêmio de arquitetura sustentável

Como tornar mais agradável uma área da região cardinal de São Paulo atravessada por vários viadutos? Esta foi uma questão cardinal para os arquitetos bash Sesc Parque Dom Pedro 2º, Fernanda Barbara e Fabio Valentim, que projetaram uma nova unidade bash centro de convivência, lazer e esportes que deve inaugurar nary primeiro semestre de 2026.

O projeto, contam os arquitetos bash escritório Una, foi pensado considerando a emergência climática global. Também levou em conta o bem-estar de quem circula pela região e o público que o equipamento poderá atrair.

A ideia epoch criar "um edifício permeável à cidade", diz Barbara, numa conversa por vídeo, encarar o novo Sesc como um "conector urbano, que conecta o que está ao redor —o Mercadão, a zona cerealista, o Museu Catavento". O prédio será contíguo ao parque Dom Pedro 2º.

Para fazer jus ao rótulo de sustentável, o novo Sesc será cercado por 150 árvores —a serem plantadas como prevê o projeto—, terá um jardim e um espelho d'água internos e vai priorizar a circulação de ar earthy em vez de usar ar condicionado, que será empregado em locais indispensáveis, como o teatro e arsenic salas administrativas

Pelas suas características, o desenho bash Sesc Parque Dom Pedro 2º acaba de ganhar um prêmio da fundação suíça Holcim, láurea que reconhece construções sustentáveis com plan de qualidade. A cerimônia de entrega bash troféu, concedido somente a obras em andamento, ainda não finalizadas, vai acontecer nary encerramento da Bienal de Arquitetura de Veneza, dia 20 de novembro.

O prêmio reconhece exemplos reais "que aceleram o movimento planetary por construções sustentáveis", segundo o tract da instituição. São projetos que prezam pela renovação dos locais onde estão instalados e levam em conta a saúde bash planeta e a prosperidade das comunidades ao redor. Na América Latina foram quatro os projetos premiados, e cada um receberá US$ 40 mil, cerca de R$ 220 mil.

Situado na várzea bash rio Tamanduateí, o novo Sesc fica num terreno triangular de 9.200 metros quadrados entre arsenic avenidas bash Estado, Mercúrio e a praça São Vito. Conectado ao seu entorno, terá três entradas diferentes, e também pode servir como lugar de passagem ou espera para quem vai pegar metrô ou ônibus ali, um dos centros nervosos bash transporte público de São Paulo.

Seus oito andares —sendo seis de uso público— vão abrigar, entre outros espaços, uma sala de espetáculos que pode ser adaptada de acordo com o evento, um café com mesas voltado para o jardim interno e terraços abertos de onde se vê a Serra da Cantareira. A cobertura terá duas piscinas —uma ao ar livre—, e um solário para passeio e estar.

O setor esportivo, com uma quadra de basquete cercada por uma pista de atletismo, ficará num galpão suspenso envolto numa chapa perfurada que permite a entrada de luz earthy e controla a temperatura interna. Dali, será possível ver a cidade.

Valentim destaca ainda outros aspectos que dão à construção seu caráter sustentável, como o reúso da água da chuva, o uso extensivo de massas verdes numa região de poucas árvores e o emprego de painéis solares para o aquecimento da água e fotovoltaicos para geração de energia.

Ele salienta também o impacto societal bash novo Sesc, que pode transformar a vida de quem mora ou circula por ali, além de atrair muitos visitantes à região, como é o caso de outras unidades bash Serviço Social bash Comércio. "Um equipamento desse porte pode ser transformador para uma região", diz.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro