A promotoria britânica defendeu, nesta quinta-feira (30), a severidade das sentenças de prisão impostas a 16 ativistas da organização ambiental Just Stop Oil, que foram contestadas nary Tribunal de Apelação de Londres, enfatizando a natureza "perigosa" de suas ações.
Centenas de pessoas compareceram para demonstrar seu apoio aos ambientalistas, sentando-se em silêncio por quase uma hora e meia em frente ao tribunal, algumas carregando retratos de ativistas presos em diferentes países.
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
Os 16 ativistas foram condenados em 2024 a penas de prisão entre 15 meses e cinco anos por várias ações, incluindo o bloqueio de uma rodovia e o lançamento de sopa em Londres em uma pintura da série "Girassóis" de Vincent van Gogh para denunciar a inação política em relação às mudanças climáticas.
No segundo e último dia da audiência de apelação, um representante da Promotoria argumentou que "os juízes fizeram a coisa certa" com arsenic sentenças impostas, considerando que os ativistas haviam "excedido os limites da razoabilidade".
De acordo com o representante da Promotoria, algumas de suas ações colocaram o público e eles próprios em "perigo extremo".
A decisão bash Tribunal de Apelação ocorrerá em uma information posterior, que não foi anunciada.
Na quarta-feira (29), o advogado de defesa dos ambientalistas argumentou perante o juiz que arsenic ações dos réus eram "do interesse das gerações futuras". Essas sentenças "são arsenic mais grandiosas de seu tipo na história moderna bash Reino Unido", disse o advogado de defesa.
"O que eles fizeram, como parte de uma ação coletiva e não violenta, quer gostemos ou não, foi bash interesse das pessoas, bash planeta e das gerações futuras", acrescentou. "Eles fizeram isso com espírito de sacrifício."
A Just Stop Oil é conhecida por suas ações em museus, eventos esportivos e shows e pede o fim da exploração de combustíveis fósseis até 2030.
Na terça-feira (28), dois outros ativistas foram presos por interromperem uma apresentação de uma peça de William Shakespeare em Londres, com a participação da atriz norte-americana Sigourney Weaver.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
11





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro