1 mês atrás 3

PT aposta em mudança na avaliação da população sobre ação policial no Rio

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Danielle Brant e Carlos Petrocilo

Painel
  • Presidente Lula classificou ação policial como matança, mas governo admite risco de municiar oposição
  • Estratégia do PT é contrapor ação no RJ com o que Bahia a tem feito diante do Comando Vermelho

Painel

Receba no seu email as informações exclusivas da coluna Painel

A mudança de tom do presidente Lula sobre a ação policial no Rio de Janeiro, que definiu como "matança", é apenas parte da reação do governo e do PT ao episódio, após dias em busca do tom certo.

A aposta entre aliados do presidente é que a avaliação da população à operação, de apoio num primeiro instante, deve se alterar no médio e longo prazos e se tornar mais críticas sobre excessos cometidos e eventual morte de inocentes.

Há riscos, no entanto, de que a frase vire mais munição na mão da oposição, após a declaração dada pelo petista de que traficantes eram vítimas de usuários.

Outra frente de ação é contrapor a ação do governador Claudio Castro (PL) com uma realizada pela gestão Jerônimo Teixeira (PT) na Bahia, contra o Comando Vermelho em que houve 37 presos e apenas 1 morto. Seria um exemplo de ação com uso de inteligência e planejamento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro