1 hora atrás 1

PT de SP busca chapa com 4 ministros de Lula contra Tarcísio

O PT de São Paulo fez uma pesquisa interna em dezembro que apontou que a melhor forma de desbancar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na eleição de outubro é unir numa mesma chapa quatro ministros do governo Lula.

São eles Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Marina Silva (Meio Ambiente) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento e vice-presidente da República). Todos teriam de renunciar dos miistérios que ocupam até o início de abril (Alckmin poderia se manter como vice-presidente).

O objetivo do partido é que eles ocupem as vagas de candidatos a governador, vice e dois senadores em disputa.

A composição exata ainda dependeria de negociação do PT com os partidos aliados e de migrações partidárias. Simone, por exemplo, teria de deixar o MDB, enquanto Marina está de saída da Rede.

Já Hadadd e Alckmin resistem a se candidatar.

"Essa é uma configuração que tem condições de incomodar muita gente no campo adversário", diz o presidente do diretório estadual do PT, Kiko Celeguim, que encomendou a pesquisa.

Os dados não podem ser divulgados, pelo fato de não ter sido uma pesquisa registrada na Justiça Eleitoral.

Segundo Celeguim, o levantamento mostra vulnerabilidades de Tarcísio na eleição, caso realmente concorra a um novo mandato para o Palácio dos Bandeirantes.

"Os dados mostram falta de identidade das marcas do governo Tarcísio. Ele basicamente é identificado pelo seu bolsonarismo", diz o dirigente petista. "Isso explica por que ele recuou rapidamente e remarcou sua visita a Bolsonaro na prisão. Se ele perder o apoio do ex-presidente, ele derrete", afirma.

O PT também vê vulnerabilidades na gestão Tarcísio, que podem ser exploradas na campanha, como as reclamações de alta de tarifas da Sabesp, instalação de pedágios free flow em rodovias e aumentos de roubos de celular e casos de feminicídio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro