9 meses atrás 14

Putin diz estar 'aberto ao diálogo' com Trump para alcançar 'paz duradoura' com a Ucrânia

Fala ocorreu no dia da posse do republicano nos EUA. Trump afirma ter uma boa relação com o presidente russo e diz ser capaz de terminar com o conflito rapidamente.


Putin dá entrevista e fala sobre uso de armas dos EUA pela Ucrânia — Foto: Gavriil Grigorov/Kremlin via Reuters

Horas antes da posse de Donald Trump como novo presidente dos EUA, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira (20) estar "aberto ao diálogo" para alcançar uma "paz duradoura" na guerra contra a Ucrânia.

A fala ocorre quase três anos após Putin ter ordenado uma ofensiva militar ao país vizinho, em fevereiro de 2022. O presidente russo também parabenizou Trump pela posse.

"Também estamos abertos ao diálogo com o novo governo americano sobre o conflito ucraniano", disse Putin em uma reunião com ministros transmitida pela televisão russa. Qualquer acordo deve garantir "uma paz duradoura baseada no respeito pelos interesses legítimos de todas as pessoas", acrescentou.

Durante seu primeiro mandato, entre 2017 e 2020, Trump se gabou de ter mantido uma boa relação com Putin, entre outros autocratas. Com isso, o republicano afirmou diversas vezes que terminaria o conflito na Ucrânia logo após assumir a presidência --ele falava em 24 horas, mas pessoas em seu entorno já admitem que deve demorar um pouco mais que isso.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro