6 horas atrás 1

Quais peças podem ser lavadas juntas na máquina? Veja jeans, toalhas e mais

Por mais que muitas pessoas não se atentem, nem todas as roupas podem ser lavadas juntas na máquina de lavar. Contudo, quem se preocupa com as misturas costuma ficar em dúvida sobre o que pode ou não ir na mesma lavagem. Afinal, ninguém quer perder tempo cuidando de várias cargas pequenas, mas, muitas vezes, o receio de manchar uma peça branca ou de encher uma blusa de fiapos fala mais alto.

Para te ajudar nessa tarefa, o TechTudo reuniu as principais orientações sobre o que pode (e o que nunca deve) ser lavado junto para que você aprenda a combinar cinzas, pretos e coloridos sem riscos para o seu bolso. Confira!

 Reprodução/Freepik Saiba como dividir as roupas para lavar na máquina sem erros — Foto: Reprodução/Freepik

Como separar roupas na máquina de lavar?

Você não precisa mais ter medo de manchar suas roupas favoritas na hora de ligar a máquina de lavar. Neste guia, vamos te explicar quais cores e tecidos podem ir no mesmo ciclo, para poupar o seu tempo e ajudar a manter as suas peças bonitas e duráveis por muito mais tempo.

  • Por que é preciso separar as peças antes de lavar?
  • Como separar as peças para lavar?
  • Quais peças podem ser lavadas juntas?
  • Pode lavar toalha junto com roupa?
  • Pode lavar lençol e toalha juntos?
  • Pode lavar jeans com roupa colorida?
  • Pode lavar roupas coloridas juntas?
  • Pode lavar jeans com roupa preta?
  • Pode lavar roupa branca com colorida?
  • Pode lavar roupa branca com preta?
  • Pode lavar jeans claro com jeans escuro?
  • Pode lavar roupa cinza com preta?

1. Por que é preciso separar as peças antes de lavar?

Se você acha que separar as peças antes de usar a máquina de lavar é uma grande perda de tempo, saiba que essa é, na verdade, uma das fases mais importantes para lavar roupas. Como elas são feitas de materiais e pigmentos completamente diferentes, não é recomendado colocar todas as peças no mesmo ciclo de lavagem ou usar os mesmos produtos, pois cada fibra reage de uma maneira à agitação mecânica da máquina e aos componentes químicos do sabão e do amaciante.

Basta prestar atenção a uma calça jeans ou a um biquíni, por exemplo. O tecido de jeans é mais resistente e grosso, então não faz nenhum sentido configurar a mesma centrifugação que serviria para uma roupa de banho de tecido sintético. Por isso, qualquer erro na separação das roupas pode causar manchas, deixar as peças repletas de fiapos grudados, embolar e deformar tecidos ou puxar fios. Ou seja, sua roupa fica com cara de “velha” e “gasta” antes da hora. Dessa forma, lavar todas as peças de uma vez não só pode danificá-las, como também deixá-las ainda sujas ao final da lavagem.

 Reprodução/Freepik Cuidado com o que você coloca na máquina de lavar — Foto: Reprodução/Freepik

2. Como separar as peças para lavar?

Você deve separar as roupas para lavar pensando em três categorias: cor, tipo de tecido e nível de sujeira. Primeiro, divida as peças por cores e forme três pilhas: uma para roupas totalmente brancas, outra para as coloridas e, em um terceiro grupo, deixe as peças de tom escuro, como cinza, preto e azul-marinho. Vale lembrar que é arriscado lavar roupas brancas e coloridas juntas, já que uma peça pode soltar tinta e acabar manchando ou desbotando a parte branca da carga. Já as peças escuras devem ser lavadas à parte para não correr o risco de grudar fiapos e fibras claras no tecido escuro.

Depois das cores, siga para a separação por material. Consulte a etiqueta das roupas para confirmar qual a lavagem ideal de cada uma delas, como temperatura de água e intensidade da centrifugação recomendadas, e divida as peças em grupos semelhantes. Tecidos sintéticos e materiais mais específicos, como couro e látex, exigem cuidados muito particulares, por isso, não os lave junto com jeans ou poliéster, que são tecidos mais “resistentes”.

 Reprodução/Freepik Separe suas roupas por cor, nível de sujeira e tipo de tecido — Foto: Reprodução/Freepik

Também não esqueça de avaliar o nível de sujeira de cada item para escolher o melhor ciclo de lavagem e quantidade de sabão para cada ocasião. Por exemplo, lavar peças muito encardidas ou panos de limpeza junto a roupas pouco usadas pode comprometer a eficiência da lavagem e deixar a carga toda ainda mais suja.

3. Quais peças podem ser lavadas juntas?

Atire a primeira pedra quem nunca pulou a etapa de separação de roupas e colocou tudo para lavar na máquina de uma só vez. De fato, dependendo do caso, não é preciso fazer uma seleção tão criteriosa de peças. Porém, é importante entender quais peças podem ser lavadas juntas, sem riscos, para não terminar danificando todo o seu guarda-roupa.

Confira a seguir quais roupas podem ir juntas na máquina de lavar para otimizar ainda mais as suas tarefas domésticas.

a. Pode lavar toalha junto com roupa?

Não é recomendado lavar toalha e roupa “comuns” na mesma carga. O motivo principal é uma questão de higiene: as toalhas costumam ficar úmidas no banheiro por vários dias, o que as torna o ambiente perfeito para bactérias, por conta do suor e acúmulo de células mortas no tecido da toalha. Além disso, as fibras de algodão da toalha podem se enroscar com facilidade em zíperes, botões e ganchos de outras roupas, resultando naqueles fios puxados que acabam com o aspecto da toalha em dois palitos.

 Reprodução/Freepik Evite colocar toalhas e roupas juntas na máquina de lavar — Foto: Reprodução/Freepik

b. Pode lavar lençol e toalha juntos?

Não pode lavar lençol e toalha juntos porque aumenta bastante o risco das peças "embolarem" durante o ciclo de lavagem. Como os lençóis são peças grandes e de tecido mais fino, eles têm uma tendência natural de se enrolar em outros itens dentro do tambor, impedindo que a água e o sabão circulem uniformemente e deixando partes da carga mal lavadas. A diferença de textura das peças também atrapalha: as toalhas de banho são muito mais pesadas e ásperas do que os lençóis, então o contato entre essas peças pode causar um desgaste desnecessário e formar daquelas "bolinhas" na roupa de cama.

Ainda, vale lembrar que não é recomendado usar amaciante em toalhas, pois ele cria uma película nas fibras e deixa a roupa de banho com aquele aspecto “endurecido”. Por outro lado, amaciante é indispensável para lavar lençóis, então já deu para ver que essa não é uma boa combinação.

 Reprodução/Freepik Toalhas devem ser lavadas à parte na máquina para impedir desgaste precoce — Foto: Reprodução/Freepik

c. Pode lavar jeans com roupa colorida?

Não é uma boa ideia lavar jeans com roupa colorida. Embora pareça prático aproveitar o ciclo para lavar tudo junto, o jeans é um material muito mais pesado e "estruturado" do que uma camiseta de algodão ou uma blusa de viscose, então ele exige um ciclo de lavagem mais forte e com maior agitação. Se você colocar tecidos delicados nesse mesmo ciclo, o atrito e a força da máquina vão acabar danificando as fibras mais leves, causando rasgos ou deformações.

Também há o risco de manchas por transferência de cor, já que o jeans é um dos tecidos que mais solta tinta durante a lavagem, principalmente as peças novas ou de lavagem escura. Por isso, separe uma carga apenas de jeans e lave-os do avesso para reduzir o atrito direto da parte externa do tecido com o tambor da máquina. Assim, suas roupas jeans não ficarão desbotadas nem com aquelas marcas esbranquiçadas que costumam surgir com o tempo.

 Divulgação/Electrolux Não coloque jeans para lavar com outros tipos de roupa — Foto: Divulgação/Electrolux

d. Pode lavar roupas coloridas juntas?

Sim, você pode lavar todas as roupas coloridas juntas, mas há exceções. O ideal é deixar as roupas escuras de fora, porque podem ficar desbotadas por conta de peças de tons vibrantes, como vermelho, laranja e cores neon. Se você tiver uma peça nova de cor muito forte ou escura e estiver na dúvida se ela pode ser lavada com outras coloridas, faça o teste de firmeza da cor: molhe uma pontinha da roupa e pressione contra um tecido claro ou papel toalha. Se a cor sair, ela deve ser lavada sozinha até parar de soltar tinta.

 Reprodução/Getty Images Misture roupas coloridas sem medo na máquina de lavar — Foto: Reprodução/Getty Images

e. Pode lavar jeans com roupa preta?

Embora pareça uma combinação segura por serem tons fechados, o jeans é um material muito mais pesado do que a maioria das roupas pretas do dia a dia, como camisetas de algodão ou calças de malha. Assim, o ciclo de lavagem mais vigoroso que o jeans exige pode acelerar o desgaste das fibras e deixar aquele aspecto de "roupa velha" nas peças pretas.

 Reprodução/Freepik Evite misturar jeans e peças pretas na máquina de lavar — Foto: Reprodução/Freepik

f. Pode lavar roupa branca com colorida?

Lavar roupa branca com colorida é um dos maiores erros que você pode cometer. As roupas brancas são extremamente vulneráveis a qualquer pigmento — inclusive a qualquer tinta que a roupa colorida solte na hora da lavagem. Além de manchar as peças brancas, elas podem ficar com aquele aspecto acinzentado ou amarelado pela mistura de pigmentos.

 Reprodução/Electrolux Evite lavar roupa branca com peças de outros tons — Foto: Reprodução/Electrolux

g. Pode lavar roupa branca com preta?

Misturar roupa branca com preta pode causar transferência de cor e deixar as peças claras com cara de “encardida” devido ao pigmento acinzentado. A roupa preta também sai prejudicada nesse caso: ela pode ficar desbotada e até ganhar fiapos brancos que dão a impressão de que a peça está suja.

 Reprodução/Freepik Misturar roupa preta com branca na máquina de lavar pode desgastar as peças — Foto: Reprodução/Freepik

h. Pode lavar jeans claro com jeans escuro?

O ideal é nunca misturar jeans de tonalidades diferentes na máquina de lavar, porque o tecido é mais propenso a soltar pigmento — especialmente no caso de peças de lavagem escura e novas. Então é altíssimo o risco de o corante da calça escura "vazar" e criar manchas no jeans mais claro é altíssimo.

 Reprodução/Freepik Misturar jeans de cores diferentes pode soltar tinta — Foto: Reprodução/Freepik

i. Pode lavar roupa cinza com preta?

Sim, você pode lavar roupas cinzas e pretas juntas sem problemas porque ambas as cores pertencem ao grupo dos tons escuros e neutros. Como o cinza-escuro (como o tom de grafite ou de chumbo) já possui uma base cromática próxima ao preto, é muito baixo o risco de uma transferência de cor. Já as peças de cinza mescla ou gelo bem clarinho podem, com o passar de muitas lavagens, acabar perdendo um pouco da vivacidade ou ficando com um tom azulado. Para evitar esse desgaste, lave tudo do avesso e, se possível, na água fria, que ajuda a manter os pigmentos bem fixos.

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro