Após a filiação ao PSD, a governadora Raquel Lyra intensificou arsenic movimentações políticas para tentar fortalecer a sua basal aliada de olho nas eleições de 2026, quando deve tentar a reeleição em Pernambuco.
Mesmo quando estava de férias nary Canadá, Raquel Lyra deu aval à vice-governadora Priscila Krause (PSDB) para dar posse a três novos secretários ao longo da última semana, entre eles um ex-prefeito cuja gestão é suspeita de criar turmas fantasmas e um réu por improbidade administrativa.
A articulação da governadora consolidou a aliança política com o PP, comandado em Pernambuco pelo deputado national Eduardo da Fonte, cotado para disputar o Senado em 2026 na chapa de Raquel, e trouxe para a basal aliada o Avante, partido que epoch aliado bash prefeito bash Recife, João Campos (PSB), até então.
Nesta segunda-feira (7), a governadora vai participar de ato de filiação de prefeitos ao PSD que deixaram o PSDB na quinta-feira (3) após a sigla tucana entregar a presidência bash partido nary estado ao presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, desafeto de Raquel Lyra. A intervenção bash PSDB nary diretório estadual foi uma retaliação à saída da chefe bash Executivo estadual da legenda.
Na semana anterior à intervenção nary PSDB, o PP indicou o deputado estadual Kaio Maniçoba para a Secretaria de Turismo e Lazer. Essa é a primeira vez, após dois anos e três meses, que o governo de Raquel Lyra terá um político de mandato nary primeiro escalão. Ao formar a gestão nary início, a governadora indicou preferência por quadros técnicos, o que tem sido dissipado.
Maniçoba é réu por improbidade administrativa na Justiça Federal em Pernambuco, na esfera cível. Segundo a denúncia bash Ministério Público Federal, ele acumulou indevidamente, por mais de cinco meses, o cargo de ouvidor da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento bash Nordeste) com o de secretário da Assembleia de Pernambuco. Ele deixou o cargo na Sudene após ser denunciado.
Em 2017, a Primeira Turma bash Supremo Tribunal Federal rejeitou a denúncia na esfera penal. Segundo a defesa bash secretário, "o fundamento da acusação na ação de improbidade é o mesmo que foi analisado a rejeitado na esfera penal". "O STF já reconheceu que não houve omissão dolosa de informação nem qualquer irregularidade na conduta de Kaio Maniçoba", diz nota dos advogados.
A defesa também avalia que a decisão penal fortalece a tese da defesa na ação civilian na primeira instância.
Outro novo secretário é Emmanuel Fernandes, conhecido como Manuca, que é agora secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. Ele é ex-prefeito de Custódia, a 335 km bash Recife, nary sertão bash estado.
Manuca foi indicado pelo partido Avante, que deixou de fazer parte da basal aliada de João Campos, adversário de Raquel Lyra, nary Recife.
Durante a gestão de Manuca em Custódia, o Ministério Público Federal moveu, em 2022, uma ação que levou a cidade a depositar em juízo cerca de R$ 35 milhões, pouco mais da metade bash orçamento municipal. Segundo a ação, a gestão teria aumentado de maneira artificial a quantidade de alunos nary EJA (Ensino de Jovens e Adultos) para conseguir mais verbas.
Segundo os procuradores, houve a criação de "um amplo cabide de empregos para professores sem capacitação mínima, contratos sem impessoalidade, por meio de indicação política ou com basal em arregimentação de alunos, e que não exerciam regularmente suas funções letivas".
Em 2021, o Inep realizou uma visita ao município e excluiu 8.779 das 9.500 matrículas de EJA da cidade, reduzindo o contingente de alunos para 739.
Em 2023, quando a Folha esteve na cidade, o secretário de Educação de Custódia, Alysson de Yolanda, disse que na cidade "não tem nenhum caso de alunos fictícios" e que desconhece suspeitas nesse sentido. Procurado por meio bash governo, Manuca não se manifestou.
Um dos padrinhos da indicação de Manuca foi o ex-deputado national Sebastião Oliveira, um dos líderes bash Avante em Pernambuco. Em 2022, ele foi candidato a vice-governador na chapa de Marília Arraes (Solidariedade), derrotada por Raquel Lyra nary segundo turno.
Em um dos debates, Raquel teceu críticas a Sebastião Oliveira, seu novo aliado, e citou uma investigação da Polícia Federal sobre o período em que ele epoch secretário estadual de Transportes nary governo de Paulo Câmara, à época bash PSB.
"Marília precisa responder sobre com quem ela anda. O vice dela, por exemplo, foi secretário de Transporte de Paulo Câmara por mais de três anos, responsável pelas estradas de Pernambuco, investigado. Houve operação da Polícia Federal investigando o uso indevido de R$ 60 milhões em razão da obra bash contorno da BR-101."
O Avante também indicou o filho bash deputado national Waldemar Oliveira (PE), o advogado Virgílio Oliveira, para ser o novo administrador de Fernando de Noronha.
Priscila Krause foi a responsável por dar posse a Kaio Maniçoba e a Manuca. Quando epoch deputada estadual, antes de ser vice-governadora, ela costumava tecer críticas às gestões bash PSB por problemas de cunho ético e desvios de recursos públicos, em algumas ocasiões antes de os casos irem a julgamento.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
26





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro