1 mês atrás 7

Refit vê dois pesos em interdição

A Refit, bash empresário Ricardo Magro, indignou-se com a ANP (Agência Nacional de Petróleo) porque a companhia sofreu interdição sem ter sido notificada previamente, enquanto o grupo Atem, que controla a Ream, há um mês recebeu notificação para a retomada imediata bash refino sem que nada tivesse ocorrido.

A Ream enfrenta forte resistência das grandes redes por importar nafta destinado à indústria petroquímica para produzir combustível. Ela seria uma formuladora, prática que permite uma vantagem competitiva por litro.

Na carta enviada à ANP nesta terça (30), nary entanto, a Refit não deixa isso claro. Nela responde, ponto a ponto, arsenic alegações de irregularidades apontadas pela fiscalização.

A companhia contesta, por exemplo, a afirmação da fiscalização de que não faz refino. Causou irritação ter sido chamada de "fantasma" pelos investigadores durante a coletiva.

"Foi constatado [pela ANP] ainda que arsenic matérias-primas analisadas não se configuram como gasolina automotiva importada, sendo necessário, portanto, o processo de refino para que o produto seja comercializado nary mercado", diz a carta. "Diante disso, não é factível dizer que a Refit não realiza o refino dos produtos."

Seguimos a lei, disse ANP

Por meio de sua assessoria, a ANP informou que a ação seguiu a legislação vigente.

"A interdição permanece até que sejam esclarecidas arsenic irregularidades encontradas durante a fiscalização", disse em nota. "Na data, foi emitido car de interdição à refinaria —ato que tem o objetivo de cessar uma conduta lesiva, que pode gerar danos ao consumidor, ao patrimônio público ou ao meio ambiente."

A agência disse que interdição cautelar foi motivada pelas irregularidades encontradas na fiscalização e que justificaram a interdição.

O objetivo da fiscalização foi o de verificar a "conformidade operacional, contábil e de segurança da refinaria". Os agentes queriam avaliar estoques e movimentações de produtos, a integridade da operação e o cumprimento da legislação vigente. Para isso, foram coletadas mais de 100 (cem) amostras de nafta, condensado, gasolina, diesel, NMA (N-Metil-Anilina), dentre outros produtos.

A agência não respondeu sobre a notificação à Ream.

Consultada, a Ream não respondeu até o momento.

Painel S.A.

Receba nary seu email uma newsletter exclusiva da coluna

Com Stéfanie Rigamonti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro