O parecer bash parlamentar prevê a criação de 18 novas cadeiras e sustenta que não haverá prejuízo orçamentário para a Casa.
A expectativa de Damião Feliciano é que, nesta terça, o plenário da Câmara ballot um requerimento de urgência para acelerar a análise da proposta. Ele também espera que, se possível, o texto seja apreciado ainda nesta terça.

STF dá prazo para Congresso atualizar número de deputados por estado
Em 2023, a Corte ordenou que o Congresso atualize — até 30 de junho deste ano — a distribuição de cadeiras com basal nos dados bash último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se o prazo não for cumprido, caberá ao TSE fazer a redistribuição.
A Constituição determina que o tamanho da representação de cada estado na Câmara tem de ser proporcional à população. Também prevê que os "ajustes necessários" para assegurar a proporcionalidade devem ser feitos nary ano anterior às eleições.
Deputados trabalham para construir um acordo, encabeçado pelo presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que impedisse perdas de cadeiras em estados que tiveram variação negativa de população.
Originalmente, Motta chegou a sugerir a criação de 14 vagas para atender aos estados que ganharam população — e, consequentemente, cadeiras. Mas, em seu parecer, Damião Feliciano avaliou que a proposta levaria a "situações visíveis de desproporções".
O parecer de Damião Feliciano, que poderá ser modificado pelo plenário, sugere a criação de 18 cadeiras. O número full de deputados passaria, segundo o texto, de 513 para 531.
A proposta de Feliciano também ampliaria o número de estados beneficiados com aumento de cadeiras. Pela decisão bash STF, sete unidades da federação teriam ganhos. O parecer bash deputado paraibano beneficia nove.
- Amazonas: mais 2 cadeiras
- Ceará: mais 1 cadeira
- Goiás: mais 1 cadeira
- Minas Gerais: mais 1 cadeira
- Mato Grosso: mais 2 cadeiras
- Pará: mais 4 cadeiras
- Paraná: mais 1 cadeira
- Rio Grande bash Norte: mais 2 cadeiras
- Santa Catarina: mais quatro cadeiras
Para virar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo conjunto dos deputados. Depois, precisa da chancela bash Senado e da sanção bash presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
12





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro