© Reuters. Republicanos desistem de Jordan para presidência da Câmara dos EUA
O Partido Republicano decidiu na 6ª feira (20.out.2023) retirar o apoio à candidatura de Jim Jordan à presidência da Câmara dos EUA depois da 3ª derrota na tentativa de eleição. Na última rodada, o deputado republicano de Ohio recebeu só 194 votos dos 217 necessários para vencer a disputa. A sigla escolherá um novo nome para indicação. As informações são da agência de notícias Reuters.
Em uma votação interna, os republicanos decidiram revogar o apoio à candidatura de Jordan por 112 votos a 86. Depois do encontro, o deputado disse que foi uma “honra” ter sido indicado. “Precisamos nos unir para descobrir quem será nosso presidente. Vou trabalhar o máximo que puder para ajudar o escolhido”, completou o deputado.
Desde a destituição de Kevin McCarthy da presidência da Câmara, em 3 de outubro, o Partido Republicano –que têm uma maioria estreita de 221 deputados contra 212 democratas na Câmara– não conseguiram chegar a um acordo para eleger um novo presidente.
O funcionamento da Câmara está paralisado e será retomado quando um novo presidente for eleito. O deputado Patrick McHenry, da Carolina do Norte, foi nomeado presidente interino. Segundo a CNN, Jordan apoiará que McHenry fique no cargo até janeiro de 2024.
A falta de um líder na Câmara dos EUA por 16 dias está dificultando a resposta dos norte-americanos a questões urgentes, como a guerra no Oriente Médio envolvendo Israel e o Hamas. A principal preocupação interna é evitar um “shutdown” do governo decorrente da falta de aprovação de leis orçamentárias, cujo prazo se estende até novembro deste ano.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro