11 meses atrás 17

Robô da Tesla faz assaltos? Influencer confunde usuários com vídeos falsos

O influencer Jéremie Hannoah tem chamado a atenção da web com vídeos que mostram o robô da Tesla, o Optimus, em situações inusitadas. Em um dos conteúdos publicados no TikTok, o androide aparece com sacos de dinheiro, dando a entender que cometeu um assalto; em outro, ele sugere que vai agredir humanos. Apesar de gerar bastante confusão nos comentários, as postagens não são reais, e sim feitas sob o viés cômico utilizando técnicas de manipulação de vídeo baseadas em CGI.

CGI, Computer-Generated Imagery ou Imagem Geradas por Computador em tradução livre, refere-se à técnica de criação de imagens, animações e efeitos especiais digitais utilizando computadores. Com eela, é possível criar praticamente qualquer coisa, inclusive cenas e interações impossíveis como as que o influencer Jéremie Hannoah cria para o Tesla Bot.

 Divulgação/Tesla Optimus ainda não é comercializado oficialmente — Foto: Divulgação/Tesla

Vídeos do robô da Tesla confundem usuários nas redes sociais

Com 48 mil seguidores e mais de 4 milhões de curtidas, a conta no TikTok de Jerémie Hannoah tem pelo menos 8 vídeos onde o Robô da Tesla aparece protagonizando cenas improváveis. No mais polêmico deles, o androide entra no apartamento do influencer de máscara, com dois sacos de dinheiro e é interrompido por supostos policiais do FBI batendo na porta. Na legenda, Hannoah pergunta: “O que você faria em uma situação dessa?”. Veja o vídeo abaixo:

A publicação teve mais de 658,4 mil visualizações, 8 mil curtidas e 200 comentários, com muitos usuários debatendo se a situação é real ou é computação gráfica. Em outro vídeo, o robô da Tesla está lavando louça quando o influencer aparece deixando um recipiente na pia. Na legenda, está escrito, em tradução livre: “meu Tesla Bot estava perto de terminar, mas me lembrei do shake de proteína que estava fermentando na minha bolsa há dias”. A postagem alcançou mais de 8,3 milhões de visualizações, 568,5 mil curtidas. No espaço destinado aos comentários, mais uma vez, usuários parecem confusos por não saberem se é uma situação real ou são imagens feitas por computação. Veja o vídeo:

Apesar de muitos usuários ficarem confusos sobre as imagens, os vídeos não retratam situações reais. Na verdade, o Tesla Bot de Hannoah é gerado em computação gráfica e inserido posteriormente na cena por técnicas de edição.

Como dito anteriormente, o CGI, ou Computer-Generated Imagery , é uma técnica de criação de imagens digitais geradas por computador, amplamente utilizada para produzir efeitos visuais (VFX) em filmes, séries, jogos e outras mídias. Dentro do universo de efeitos visuais, o CGI é uma subcategoria que se concentra na criação de elementos incluídos digitais, como cenários, personagens, objetos e até efeitos naturais, como explosões ou fenômenos climáticos.

Diferente da animação tradicional, desenhada à mão ou criada com modelos físicos (como stop-motion), o CGI utiliza softwares avançados para criar visuais tridimensionais realistas ou estilizados, permitindo maior flexibilidade e interação com cenas filmadas em live-action.

 Reprodução/Disney — Foto: Reprodução/Disney

No cinema, o CGI é usado em filmes como Avatar, que revolucionou o uso de captura de movimentos e mundos digitais, e Jurassic Park, que combinou CGI com efeitos práticos para criar dinossauros convincentes. Atualmente, a técnica também está presente nas redes sociais, em que influenciadores utilizam filtros de realidade aumentada, cenários virtuais e personagens animados para criar conteúdos mais diversificados e interativos.

O que o robô da Tesla é capaz de fazer

O Tesla Bot, também conhecido como Optimus, é um robô humanoide desenvolvido pela Tesla, anunciado pela primeira vez em 2021. Projetado para realizar tarefas repetitivas, perigosas ou que exijam força excessiva para humanos, ele mede aproximadamente 1,73 metro de altura, pesa cerca de 57 quilos e possui um design inspirado em anatomia humana. Equipado com sensores eficientes e inteligência artificia, o Tesla Bot é capaz de navegar ambientes, considerar objetos e interagir com o mundo ao seu redor.

 Reprodução/Tesla Robô Optimus da Tesla ainda deve demorar para estar disponível — Foto: Reprodução/Tesla

As funcionalidades do Tesla Bot incluem executar tarefas residenciais básicas como carregar objetos, executar reparos simples ou auxiliar em trabalhos domésticos, como limpar ou organizar espaços. Entretanto, a ideia é que a inteligência artificial aplicada ao produto seja capaz de incrementar o seu uso, reconhecendo hábitos e preferência de cada usuário com quem mantém contato.

Ainda que a empresa e o CEO Elon Musk criem bastante expectativa sobre o uso do android, até agora, foram divulgados apenas protótipos do robô, sendo o último deles batizado de Optimus - Gen 2. Diferente do que pode ser observado na primeira versão, os movimentos da nova geração do robô da Tesla pareceram mais fluidos e orgânicos. Ainda não há uma previsão oficial para o dispositivo ser disponibilizado para o mercado consumidor.

COm informações de Adobe.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro