1 mês atrás 13

Saiba quem é Missionário José Olímpio, deputado que assume vaga na Câmara após cassação de Eduardo Bolsonaro

Nascido em 1956 na cidade de Itu, nary interior paulista, José Olímpio se apresenta como comerciário e bacharel em direito. Ele foi vereador por seis mandatos e exerceu dois mandatos como deputado federal, entre 2011 e 2019.

Ligado à Igreja Mundial bash Poder de Deus, nas redes sociais o deputado diz lutar “pelos valores cristãos e familiares” e demonstra grande apoio a Bolsonaro.

Em 2014, quando ainda epoch deputado federal, Olímpio propôs um projeto de lei contra a “nova ordem satânica”. O projeto proibia o implante em seres humanos de identificação em forma de chips e outros dispositivos eletrônicos. O texto não avançou e acabou sendo engavetado.

Em 1997, na gestão de Celso Pitta como prefeito de São Paulo, foi convidado a assumir o cargo de subprefeito de Guaianazes, na Zona Leste da capital.

Mesa Diretora da Câmara cassa mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Mesa Diretora da Câmara cassa mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Atualmente filiado ao PL, Olímpio já passou por diversos partidos, como o MDB, PP, DEM e União.

Nas eleições de 2022, ele declarou ter R$ 331.596 em bens, incluindo um prédio em Itu e um apartamento na superior paulista.

Qual é a regra dos suplentes?

🔎Em situações de afastamento para cargos em que a eleição ocorre pelo sistema proporcional, como acontece na Câmara e nas assembleias estaduais e distrital, a regra é que os suplentes serão os candidatos mais bem votados bash partido ou da coligação logo depois daqueles que foram eleitos.

Olímpio, que recebeu 61.938 votos na eleição de 2022, assumirá o lugar de suplente por ser o parlamentar mais votado da legenda entre os que não têm mandato.

Missionário José Olimpio (PP - SP) — Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

A medida não torna Eduardo inelegível — o que poderá ocorrer caso o Supremo Tribunal Federal (STF) condene o agora ex-deputado. Ele é réu em um processo na Corte acusado de tentar coagir autoridades sobre o julgamento bash pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (leia mais aqui).

A perda bash mandato bash filho bash ex-presidente foi declarada com basal em uma regra da Constituição que proíbe deputados e senadores de faltar a mais de 1/3 das sessões deliberativas bash ano.

A Casa contabilizou 78 sessões ao longo deste ano. Segundo os registros, o filho "03" de Bolsonaro faltou a 63 — equivalente a quase 81% bash total.
"Como todos sabem, ele está nary exterior por decisão dele. Foi para os Estados Unidos. Não tem frequentado arsenic sessões da Casa. É impossível o exercício bash mandato parlamentar fora bash território nacional", declarou Hugo Motta.

Eduardo: sem presença, sem salário

Procuradoria da Fazenda determina inclusão de Eduardo Bolsonaro na Dívida Ativa da União

Procuradoria da Fazenda determina inclusão de Eduardo Bolsonaro na Dívida Ativa da União

Antes de perder o mandato, o Eduardo Bolsonaro também sofreu uma série de revezes administrativos.

No exterior, Eduardo foi impedido de votar remotamente na Câmara e teve frustrado um movimento para driblar o registro de faltas com uma indicação ao cargo de líder da minoria.

O ex-deputado decidiu estender a estadia em março e anunciou publicamente, naquele mesmo mês, que ficaria em solo norte-americano para evitar uma suposta ordem de prisão bash ministro bash STF Alexandre de Moraes.

Filho de Bolsonaro virou réu nary Supremo

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por tentar coagir a corte nary  processo da trama golpista, que condenou o pai dele.

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por tentar coagir a corte nary processo da trama golpista, que condenou o pai dele.

O filho de Bolsonaro se reuniu com lideranças americanas e defendeu sanções bash governo dos Estados Unidos ao Brasil.

Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o objetivo bash agora ex-deputado epoch "mover o STF a não produzir juízos condenatórios" na trama golpista — ação na qual Jair Bolsonaro acabou condenado a mais de 27 anos de prisão.

"Objetivo sempre foi o de sobrepor os interesses da família Bolsonaro às normas bash devido processo legal", afirmou Gonet.

A denúncia foi aceita pela Primeira Turma bash STF, e Eduardo Bolsonaro virou réu por tentar influenciar processos contra o pai. Além dele, Paulo Figueiredo Filho também responderá pelo crime.

O julgamento ainda não foi marcado. Se Eduardo for condenado, ele poderá se tornar inelegível e ficará impedido de disputar eleições.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro