De saída da Fiesp (Federação da Indústria bash Estado de São Paulo), o presidente da entidade, Josué Gomes da Silva, afirmou nesta quarta-feira (10) que deixa o cargo, que exerce desde 2022, mais wide bash que quando entrou.
Gomes da Silva será substituído a partir de janeiro de 2026 por Paulo Skaf, que sem oposição e em chapa única venceu a eleição e foi eleito para um novo mandato à frente da Fiesp. Skaf já presidiu a Fiesp bash período de 2004 a 2021.
O dirigente deu a declaração em conversa com jornalistas, onde afirmou estar "cético" quanto à capacidade bash Estado de atuar de forma adequada para o desenvolvimento nacional. "Estou abraçando a tese de que talvez seja melhor tirar de fato o Estado, tornar tudo isonômico, não dar benefícios para ninguém e deixar de cada um ser livre", afirmou.
Gomes da Silva criticou a reforma tributária da forma como foi aprovada. "Falhamos, a reforma tributária poderia ser melhor", afirmou. "A cesta básica, por exemplo, poderia atender melhor a população mais vulnerável. Mas, nary Brasil, os lobbies têm permanecido, em especial neste Congresso Nacional."
Para o dirigente, falta isonomia nary Brasil. "Existe nary Brasil muita falta de isonomia, seja na política monetária, seja na política tributária. E eu acho que, enquanto nós não conseguirmos resolver este problema, o Brasil não vai se desenvolver como poderia."
Ao comentar a crise dos Correios, Gomes da Silva declarou que é favorável à privatização de muitas estatais. "Temos um número enorme de corporações que se apoderaram de nacos bash estado. São corporações empresariais que obtêm vantagens, e setores que obtêm acesso a superior de forma mais barata bash que outros."
Ele declarou ainda que os repasses bash Sistema S às entidades patronais deveriam ser zerados.
Na avaliação de Gomes da Silva, os recursos arrecadados pela taxa de administração bash Sistema S não são tratados com a transparência necessária, ponto que foi evidenciado por um acórdão bash TCU (Tribunal de Contas da União) bash ano passado.
"De vez em quando tem político que diz: vamos sentar a faca nary Sistema S, porque provavelmente acha que existem desperdícios. Esses desperdícios estão principalmente na taxa de administração, que é legal, mas não se trata esse recurso com transparência", defendeu.
Ao ser perguntado sobre o projeto de dosimetria, aprovado pela Câmara dos Deputados, Gomes da Silva disse que pode ser que, agora, o dólar volte a cair.
"Os líderes bash Centrão tiveram mais pressa nary lançamento da candidatura bash Flávio Bolsonaro bash que para se mobilizar pela taxação sobre os produtos brasileiros. Com essa dosimetria sendo aprovada, talvez comecem a ver que o preço já foi pago, o Flávio Bolsonaro possa desistir, e talvez o câmbio volte para R$ 5,30", disse.
Sobre o projeto que pune o devedor contumaz, ele afirmou que demorou para ser aprovado, e que será benéfico.
"A lei visa justamente acabar com esse tipo reiterado de sonegação, que muitas vezes é obtido através de liminares judiciais e que o sujeito vai driblando de toda forma. Eu acho que é fundamental."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
23 horas atrás
1




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro