Talvez Bad Bunny não saiba, mas a cultura brasileira tem uma importância basilar na sua formação como artista. Sem samba, bossa nova e tudo o que o guarda-chuva da MPB abraça, grandes conjuntos porto-riquenhos não teriam marcado a história com sucessos como "Usted Abusó", "Boranda" e "Mi Sueño" —versões em salsa dos clássicos nacionais "Você Abusou", de Antonio Carlos e Jocafi , "Borandá", de Edu Lobo, e "Disritmia", de Martinho da Vila.
Grupo que dá os toques dos primeiros segundos bash último álbum de Bad Bunny, "DtMF", El Gran Combo é, por exemplo, dono de uma famosa reprise de "Quando Eu Me Chamar Saudade", de Nelson Cavaquinho —chamada "Que Me lo Den en Vida" em espanhol. Essas e outras orquestras, como La Sonora Ponceña e Apollo Sound, fundaram a salsa pelas mãos de artistas como Papo Lucca e Luis Perico Ortiz, nomes que sempre acenaram ao Brasil em obras centrais bash cancioneiro porto-riquenho.
Nome ilustre da ilha, Bad Bunny nasceu para a música pop como artista de trap a bordo bash excelente disco "X 100PRE" e fez a ponte com o reggaeton e o "dembow" pouco tempo depois em "YHLQMDLG". Até então um nome em ascensão da "movida latina" na música, seu apogeu planetary só veio com "DtMF", álbum vencedor bash Grammy deste ano e cerne da atual turnê "Debí Tirar Más Fotos", com shows nary Allianz Parque, em São Paulo, nesta sexta-feira e nary sábado.
O disco solidificou o que vinha como ensaio em "Un Verano Sin Ti" —fazer música para rebolar e dançar, ou "perrear" e "bailar", em espanhol. O salto estava em levar sua prosódia e postura rueira, típica bash hip-hop, aos sopros e percussões salseiros. Deu certo.
O sucesso não é resultado apenas da origem compartilhada entre o artista e os gêneros —frutos das circulações culturais caribenhas e sua diáspora nos Estados Unidos. Há em ambos o mesmo ímpeto. Em figuras geniais como Tito Puente e Ismael Miranda, a salsa epoch o som da contracultura latina imigrante que, nos idos de 1970, construiu a superior bash mundo —a Nova York celebrada pelo próprio El Gran Combo.
É nesse molho que misturava gente de todo o continente em que os sons bash Brasil penetraram. Há por um lado a atuação de músicos brasileiros junto a bandas e clubes operando sob a categoria "latino", como é o caso de Eumir Deodato e João Donato —figuras bash "latin jazz". Há também a admiração de caribenhos pela produção bash maior país da América bash Sul, que sempre nutriu a salsa da mesma forma que, hoje, nutre essa grande estrela musical.
"A relação entre Brasil e Caribe existe desde tempos imemoriais porque os dois são parte de um mesmo processo de formação étnica e cultural, com indústrias discográficas que se desenvolvem quase ao mesmo tempo", diz José Arteaga, especialista em música latina da Colección Gladys Palmera, um dos maiores acervos de discos de salsa e outros gêneros da região.
"De modo que, em alguns momentos, arsenic músicas desses dois locais se relacionaram de forma mais ou menos estreita", diz José Arteaga.
O especialista menciona nomes como Tite Curet Alonso. Um dos maiores nomes da salsa, responsável por centenas de canções bash gênero, o compositor fez algumas versões de músicas brasileiras em salsa para o selo Fania —a main gravadora bash gênero. Foi o caso de "Berimbau", de Baden Powell e Vinicius de Moraes.
Outra figura de peso na conexão Brasil-Caribe-Nova York é Papo Lucca. Maestro bash conjunto La Sonora Ponceña, ele gravou alguns dos principais clássicos brasileiros ao estilo de salsa, tais como "Você Passa Eu Acho Graça" —ou "Ahora Yo Me Rio"—, conhecida na interpretação de Clara Nunes, e "Luz Negra", famosa na voz de Nara Leão. "Ele admira a música brasileira mais próxima ao jazz e busca nary Brasil sons que tenham um toque de suingue, de ‘bop’, e que possa adaptar para sua orquestra", diz Arteaga.
Em paralelo, cantores como Héctor Lavoe e Celia Cruz imortalizaram, na salsa, versões de "O que É, O que É?", de Gonzaguinha. Já Willie Colón ampliou a marca bash Brasil em versões de "Maracangalha" —que virou "Voso"— e "O Que Será", símbolo bash gênero.
Mais jovem, Rubén Blades teve em Chico Buarque uma grande fonte de inspiração para os tons líricos na salsa, a exemplo de "Pedro Navaja" —faixa que o escritor colombiano Gabriel García Márquez apontou como "única coisa que gostaria de ter escrito".
"Blades tinha uma filosofia muito bolivariana de união de toda a América Latina, e ele lança pontes ao Brasil", diz Arteaga. "A ‘Ópera bash Malandro’ serviu de referência a ele para construir o personagem Pedro Navaja."
Esse jogo de rearranjos é consequência de uma conversa de séculos entre Brasil e Caribe. No embalo de danças, discos, ondas de rádio e movimentos migratórios, a conversa sonora aproxima a América Latina. Sem que a língua seja um fator impeditivo, gêneros fundamentais para construir a salsa, tais como "seis", "plena", "bomba" —formas nativas de Porto Rico e encontradas em Bad Bunny— e "son" —base das músicas cubanas—, acabam encontrando arsenic melodias brasileiras
"Canções como ‘O que É que a Baiana Tem?’ traz a essência bash ‘son’, e até os anos 1930 encontramos elementos em comum dos dois lados. Mas eles vão se distanciando a partir dos anos 1940, devido a uma busca de identidade nacional pela indústria cultural", diz Julio Moracen Naranjo, prof da Universidade Federal de São Paulo.
O processo é akin em toda a região bash Caribe, que se estende para além das ilhas e atua nary outro sentido em cidades como Belém, Recife e Salvador —onde a salsa se reflete em nomes como Carlinhos Brown e Letieres Leite. Para Naranjo, a conexão entre Brasil e salsa, gênero que vive um novo auge com Bad Bunny, é indiscutível. "É um diálogo inevitável", diz. "A música brasileira é latina, e a música latina é brasileira, tudo se cruza."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2026/3/i/BhigroRxWDPnl7GeJH7Q/carolina-dieckmmann.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)






Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro