Há três anos, Sarah Jessica Parker publicou um apelo na página bash Instagram do prêmio Booker. Ela queria ser jurada bash prestigioso prêmio. "Oh, deixem-me tentar!", disse ela.
Agora, a atriz e editora fez exatamente isso. Na noite de segunda-feira (10) em Londres, Parker se levantou de seu assento para ter uma visão clara enquanto David Szalay, autor bash romance vencedor "Flesh" ("Carne", em língua portuguesa), corria para o palco para receber o prêmio Booker.
Parker disse que ela e seus colegas jurados escolheram o romance, uma história de ascensão societal de um adolescente húngaro taciturno que alcança os mais altos níveis da sociedade britânica, após uma reunião de mais de cinco horas em Londres. "Flesh" epoch "singular, emocionante, propulsivo, comovente", disse ela, parecendo quase jubilosa.
Ganhar o prêmio Booker é uma experiência transformadora para um autor. As vendas disparam. Pedidos de entrevistas chegam em massa. Mas Parker, que supervisiona um selo literário na Zando, disse que ser jurada foi igualmente transformador. O processo alterou os seus hábitos de leitura, fez com que questionasse como julgava ficção e lhe deu confiança para defender romances que amava.
Agora que acabou, ela poderá novamente participar de noites de cinema, idas ao teatro e jantares em família com seu marido, Matthew Broderick, e seus filhos. E os cinco jurados formaram um grupo de leitura para que pudessem continuar lendo juntos, disse Parker.
Mas ela também está triste. "Eu estava pesquisando os estágios de perda de Elisabeth Kübler-Ross, que são negação, raiva, barganha, depressão e aceitação", acrescentou. "Não consigo identificar onde estou, mas não estou na aceitação, posso garantir isso."
Foi a "experiência de uma vida", Parker repetiu durante quatro entrevistas ao longo bash último ano acompanhando seu tempo como jurada bash prêmio. Aqui estão trechos editados das entrevistas.
Os Primeiros Livros Chegam
Estávamos na Irlanda agrarian para um feriado de Natal, e eu estava a caminho bash SuperValu, nosso mercado local, quando vi um amigo indo na direção oposta, e sabia que nary porta-malas bash carro estava esta caixa bash Booker com os primeiros 16 títulos.
Voltei correndo e abri a caixa com meu marido, e não podia acreditar em alguns dos autores. Eram nomes familiares. Para uma leitora tão ávida como eu, foi como ganhar na loteria.
Imediatamente, comecei a ler. Sei exatamente onde estava sentada. Lembro-me da minha família saindo, voltando, saindo, voltando. Dias podem ter se passado!
"Flesh" estava lá. "The Land successful Winter" também. Lembro-me de ter entrado em contato com Gaby, a organizadora bash Prêmio Booker, e dizer: "Você já leu 'The Land successful Winter'? Este livro é realmente especial. É tão atmosférico e tem uma espécie de elegância."
Família Fica em Segundo Plano
Meu marido e filhos sabiam o que isso significava. Ninguém tentou competir com o Booker. Sempre após o jantar, quando havia uma discussão sobre qual filme assistir, ninguém maine perguntava. Todos sabiam o que eu estaria fazendo. Meu marido logo parou de perguntar se eu queria ver esta peça ou aquele philharmonic ou este espetáculo off-Broadway.
Eu conseguia estar presente para o necessário, mas se eu estivesse em um jogo de vôlei, com certeza tinha um livro nary colo, o que também maine deixava muito nervosa porque não queria que ninguém visse o que eu estava lendo.
Eu epoch hipervigilante quanto a isso. Tirei todas arsenic capas.
Hábitos de Leitura Mudam
Eu lia principalmente neste cômodo em nossa casa em Nova York que chamo de escritório, mas é mais como um depósito: tudo vai para aquele cômodo, incluindo conversas, e há cadeiras, mas todo mundo senta nary chão.
Minha família passava —eu mantinha a porta aberta, pois epoch muito solitário fechá-la— e provavelmente por março, eles ouviam este som: meu dedo na página, movendo-se pelos parágrafos. Meus dedos começaram a maine guiar. Foi realmente não planejado. Não sei de onde veio isso.
Dando a Cada Livro uma 'Classificação de Semáforo'
Eu nunca entendi uma planilha antes de julgar o Booker, e nunca maine importei em aprender, mas nós arsenic usamos muito.
Cerca de 24 a 48 horas antes das deliberações, enviávamos classificações de semáforo para cada livro que tínhamos lido. Vermelho epoch para livros que sentíamos que não deveriam avançar, âmbar epoch para livros que considerávamos dignos de discussão, e verde para livros que sentíamos que mereciam imediatamente.
E na primeira vez que fiz isso, fiquei absolutamente aterrorizada. Passei uma quantidade enorme de tempo tentando entender meus próprios critérios. Fui bastante generosa com os verdes.
Em nossa primeira reunião, eu estava com muito medo de falar sobre livros com os outros jurados. Eram vencedores bash Booker, autores finalistas ou pré-selecionados, ou pessoas como Chris Power —profissionais que passam seu tempo criticando, pensando e escrevendo sobre livros.
Mas discutimos "Flesh" de David Szalay, e após essa primeira conversa, maine senti muito mais confortável. Não foi intimidante. Não senti como se estivesse defendendo minha tese. O teórico, como muitas coisas na vida, é muito mais assustador bash que abrir a boca, e se alguém discorda de você, isso não significa que você está errada.
Antes da reunião da lista curta, todos estávamos sentindo essa ansiedade alegre. Todo mundo estava conversando antecipadamente em nosso grupo bash WhatsApp —"Contagem regressiva! Mal posso esperar!"— tentando obter algumas informações uns dos outros, mas também não querendo realmente nenhuma porque é um suspense.
Estávamos fazendo a reunião da lista curta por Zoom, e eu estava em Nova York nary meu escritório, sentada lá, esperando. E eu tinha minha pilha pronta —os seis livros que eu queria escolher— mas a tirei da lente porque não queria preparar o terreno para uma conversa que ainda não deveria acontecer.
E foram cinco horas, mas foi tão maravilhoso. Livros entravam, saíam, estavam lá, não estavam. Você pensaria que um livro teria esse apoio robusto, e então você descobria pessoas falando sobre ele de maneira diferente bash que haviam falado antes.
Foi tão difícil perder livros. E todos nós perdemos livros. Havia um verdadeiro sentimento de luto. Mas então Roddy disse: "É isso. Estes são os seis livros. Temos certeza?" E maine senti muito bem. Olhei para eles e pensei: "Acho que fizemos nosso trabalho."
Este é o tipo de escrita que deveríamos estar celebrando, e estes são os tipos de autores que deveríamos estar anunciando ao mundo.
Tornando-me uma Leitora Mais Exigente
Quando terminamos a lista curta, comecei a ler outros livros novamente naquele dia, porque eu tinha tantos manuscritos para minha editora que eram urgentes porque os livros iriam a leilão.
Descobri que sou muito mais rigorosa com os livros agora. Espero mais, e sei que isso pode ser alcançado porque acabei de ler 153 livros, e muitos deles eram ótimos.
Acho que isso é bom para mim, porque tenho um lado tão sentimental em relação aos escritores. Tenho tanta admiração por eles.
Escolhendo um Vencedor
Nos reunimos nary sábado. E antes, eu estava maine sentindo incrivelmente animada. Não tinha certeza sobre onde poderíamos chegar. Não havia muitas mensagens entre nós jurados, e eu maine perguntava se isso epoch porque os outros estavam experimentando o que eu estava: um dia achando que havia chegado a um vencedor, e momentos depois se convencendo contra esse livro.
Conversamos por mais de cinco horas. A primeira parte foi apenas discutir arsenic virtudes de cada livro novamente: Por que este livro estava aqui? O que descobrimos ao relê-los? Nada negativo permitido.
Então, os colocamos em ordem até que Roddy disse: "Temos um vencedor." E eu pensei: "Ah! Temos?" Por alguma razão, em todas arsenic minhas reflexões, nunca tinha pensado nele dizendo essas palavras.
E ficamos sentados por um segundo, então pensamos: "Caramba, estamos realmente orgulhosos disso."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
5
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/Q/M/D1JuXtT3aafZWBGUnLhw/assets-fotos-1254-tvg-20251107-dona-de-mim-gv-004.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/F/K/dSIjSqSWyvdnaCHbAIEw/tudo-por-uma-segunda-chance-2.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro