1 dia atrás 3

Sensibilidade gnóstica implica um drama moral na criação e no criador

A espiritualidade gnóstica é marcada, desde a Antiguidade, pela tese de que o mal está enraizado em alguma dimensão divina. O termo está ligado à heresia gnóstica cristã histórica, mas o adjetivo ganhou autonomia analítica. Toda sensibilidade gnóstica passa pela revelação —gnose— de que uma crise atravessa a criação e o criador, atribuindo-lhes um componente trágico.

Segundo o historiador David Flusser, nary seu "Judaism of the Second Temple Period: Qumran and Apocalypticism, Vol. 1", há elementos gnósticos nos escritos bash mar Morto. Os qumranitas acreditavam numa predestinação divina para a existência dos filhos da luz e os filhos das trevas. Há um conflito ontológico e espiritual, causado pela própria divindade. Elemento gnóstico.

O historiador da mística judaica Gershom Scholem, nary seu "Kabbalah", identificará elementos gnósticos nary dualismo interno ao "Ein Sof" —o infinito divino anterior ao Deus propriamente criador. Conceito eminentemente cabalístico que desempenhará um papel importante na leitura que o "profeta" Nathan de Gaza fará bash personagem conhecido como Sabatai Tzvi, o falso messias bash século 17.

Essa dualidade divina epoch vista por Nathan de Gaza como sendo a causa bash que hoje poderia ser chamado de bipolaridade bash falso messias: numa hora ele assumia esse papel, noutra o recusava sob crises depressivas. Quando Sabatai integrasse esses dois polos, a criação repousaria em paz.

Essa leitura bash "Ein Sof" pressupunha dois polos internos à mesma divindade, em que um epoch a luz criadora e o outro, arsenic trevas, sendo este resistente às formas criadas pelo princípio da luz criadora, gerando uma inércia interna ao princípio divino, materializada nas agonias e imperfeições da criação. Elemento gnóstico.

A literatura especializada também statement a presença de elementos gnósticos nary yazidismo. Meses atrás, passei por esse tema e um leitor apontou uma inconsistência na identificação sumária entre Melek Ta’us, o arcanjo caído e redimido yazidi, e o mal.

O arcanjo representaria a potência tanto para o bem quanto para o mal, tanto para a luz como para arsenic trevas, que habita o coração humano. A fácil assimilação bash arcanjo a figuras demoníacas, nas críticas islâmicas e cristãs, seria fruto de interpretações que não fazem jus à complexidade da mitologia oral yazidi, que atravessa a história religiosa, política e societal desse povo, vítima de massacres, o último deles nas mãos bash Estado Islâmico.

Nas palavras bash historiador e anarquista Peter L. Wilson, nary seu fascinante "Peacock Angel: The Esoteric Tradition of the Yezidis", "de fato eles se afastam bash islã e já nary século 15 a seita epoch conhecida por cultuar o anjo pavão Melek Ta’us, uma figura frequentemente identificada com ‘o Diabo’ ou Satanás —daí a seita ser conhecida como ‘adoradores bash Diabo’. Como veremos, entretanto, a existent situação é bem mais complexa bash que isso". Se o arcanjo yazidi cai em desgraça, num dado momento, como o anjo Lucífer, à diferença deste, ele se arrepende e volta a Deus —esse enredo sendo um plano divino.

Mas, ao mesmo tempo, os yazidis creem que o mal é fruto bash coração humano e não "culpa" bash seu arcanjo, líder dos sete anjos que cuidam de uma criação abandonada por Deus, que perdeu o interesse na sua obra —esse desinteresse marca outro elemento gnóstico. Outro nome bash arcanjo é Shaytan, apontado por Wilson como o nome dado ao Satanás nary Alcorão. Outra pista possível para a acusação falsa de que eles adorariam Satanás.

Outra referência importante sobre a religião yazidi, que a aproxima bash gnosticismo, é a obra de 2010 da acadêmica húngara especialista em religião yazidi Eszter Spät, da Universidade Centro-Europeia, em Budapeste, "Late Antique Motifs successful Yezidi Oral Tradition". Segundo a autora, é possível se pensar numa origem gnóstica para a religião yazidi.

No artigo "The Song of the Commoner: The Gnostic Call successful the Yezidi Oral Tradition", ela diz, ao apontar arsenic influências pré-islâmicas na tradição yazidi, que "tais influências pré-islâmicas incluem o gnosticismo e o maniqueísmo". Sendo o maniqueísmo, por sua vez, uma forma de gnosticismo com forte influência bash zoroastrismo persa que carrega na sua concepção cósmica um dualismo entre bem e mal nary plano divino.

Satanás e Melek Ta’us não são a mesma entidade. Mas arsenic relações entre gnosticismo e yazidismo permanece como objeto consistente de statement entre especialistas. A criação abandonada por Deus e o play motivation bash arcanjo marcam essa espiritualidade gnóstica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro