13 horas atrás 3

Serviço de nuvem da Microsoft tem instabilidade nesta quarta; problema ocorre 9 dias após pane da Amazon

A unidade de serviços em nuvem da Microsoft, o Azure, enfrenta instabilidade na tarde desta quarta-feira (29). Também há relatos de falhas no Microsoft 365, que reúne aplicativos como Word, Excel e PowerPoint

O problema ocorre nove dias após a nuvem da Amazon, a AWS, ter causado uma pane global que afetou diversos sites e aplicativos (saiba o que é nuvem).

No Downdetector, site que monitora falhas em serviços online, o Azure registrou um pico de 713 notificações, por volta das 13h50 (veja na imagem abaixo). O Microsoft 365 soma mais de 400 queixas. Segundo o mesmo site, o Xbox, também da Microsoft, apresenta instabilidade.

O g1 encontrou em contato com a Microsoft e aguarda retorno.

Reclamações no Microsoft Azure segundo o Downdetector. — Foto: Reprodução/Downdetector

Toda empresa que trabalha com processamento de dados precisa de computadores para armazenar informações, arquivos e softwares.

Esses computadores, que geralmente são grandes equipamentos com alta capacidade, podem ser mantidos pela própria empresa em sua sede ou em outro lugar.

Como isso custa caro e exige manutenção constante, as empresas optam por terceirizar essa estrutura e contratam companhias com maior capacidade de manter esses supercomputadores, como AWS, Azure, Google Cloud, Oracle e IBM.

Nuvem é o nome dado ao serviço que permite transferir, guardar e processar dados em outros lugares, usando a internet. Pessoas também usam serviços na nuvem ao salvarem fotos no Google Fotos e no iCloud, da Apple, ou ao rodar jogos online, sem baixar e instalar programas, por exemplo.

Esta reportagem está em atualização.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro