2 horas atrás 4

Seus dados agora podem treinar a IA da Meta — veja como impedir

A Meta iniciou, nessa terça-feira (16), o uso das interações dos usuários com sua inteligência artificial para direcionar anúncios e sugerir conteúdos no Facebook, Instagram e Threads — neste último, informações públicas também serão utilizadas para alimentar os modelos de linguagem. No entanto, por meio de um formulário, é possível solicitar formalmente à big tech que a coleta seja interrompida. Nas próximas linhas, entenda o que mudou na política da Meta e saiba como impedir que a empresa utilize seus dados para direcionar conteúdos.

 Reprodução/Shutterstock Seus dados agora podem treinar a IA da Meta — veja como impedir — Foto: Reprodução/Shutterstock

O que mudou na política da Meta

A Meta atualizou sua política e, a partir de 16 de dezembro de 2025, passou a usar as interações dos usuários com sua inteligência artificial para direcionar anúncios e sugerir conteúdos nas plataformas Facebook, Instagram e Threads. Isso significa que as conversas realizadas com a IA agora são analisadas para identificar interesses e comportamentos, supostamente para ampliar a personalização de posts e reels exibidos.

Além disso, dados públicos do Threads também entram no treinamento dos modelos de IA, o que aumenta o escopo de informações utilizadas. A empresa justifica essa prática com base no chamado “interesse legítimo”, previsto na legislação de proteção de dados, e não mais apenas no consentimento explícito dos usuários.

Desde outubro, a empresa enviou notificações e e-mails para os usuários informando sobre a mudança. Mas é importante destacar que, embora exista a possibilidade de bloquear o uso das interações privadas com a IA, o bloqueio não impede totalmente que dados públicos continuem sendo utilizados. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) acompanha o caso e já demonstrou preocupação com a transparência da Meta em mudanças anteriores.

 Reprodução/Meta Empresa alega que coleta de dados é um "interesse legítimo" — Foto: Reprodução/Meta

Como bloquear o uso dos seus dados

  1. Acesse o link "help.instagram.com/contact/233964459562201" (sem aspas);
  2. Leia os termos de oposição à coleta de dados;
  3. Inseria o e-mail e, se quiser, descreva por que a coleta te afeta;
  4. Clique em "Enviar".

Concluída esta etapa, a Meta envia um e-mail para o usuário informando que os dados vinculados ao perfil não serão mais utilizados para treinamento da inteligência artificial. Além disso, usuários que se opuseram ao uso de dados em 2024 não precisam repetir a solicitação.

 Reprodução/Diego Cataldo Veja como impedir que a Meta colete dados para treinar IA — Foto: Reprodução/Diego Cataldo
Mais recente Próxima Usar app espião para vigiar parceiro é normal? Psicóloga explica
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro