2 horas atrás 1

Sisu 2026: como ver o resultado e entrar na lista de espera

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), está previsto para o dia 29 de janeiro. Neste ano, o programa terá uma edição histórica: são 274,8 mil vagas para 7,388 mil cursos de graduação de 136 universidades públicas de todo o Brasil. Os participantes conseguem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a uma vaga no ensino superior gratuito de instituições públicas, como universidades federais, estaduais, municipais e institutos federais, sem ter que prestar vestibulares individuais. Lembrando que o resultado do Enem 2025 foi divulgado na sexta-feira, 16 de janeiro.

Dessa forma, o Sisu funciona como uma disputa na qual as notas de corte (notas mínimas necessárias para passar nos cursos) variam todos os dias conforme a escolha dos candidatos, que podem visualizar a classificação parcial e trocar as opções de curso enquanto as inscrições estiverem disponíveis. Quem não estiver na chamada regular pode se inscrever na lista de espera de um curso até o dia 2 de fevereiro. Nas próximas linhas, confira mais informações sobre o resultado do Sisu 2026.

 Divulgação/Ministério da Educação O SISU é o principal método para estudantes ingressarem ao ensino superior — Foto: Divulgação/Ministério da Educação

Sisu 2026: tudo sobre a divulgação do resultado da chamada regular

  1. Calendário do Sisu 2026
  2. Como ver o resultado do Sisu 2026?
  3. Como saber se passou no Sisu 2026?
  4. Como se inscrever na lista de espera do Sisu 2026?
  5. Como se inscrever no Prouni 2026?
  • Período de inscrições: de 19 a 23 de janeiro;
  • Resultado da chamada regular: 29 de janeiro;
  • Matrícula da chamada regular: 2 de fevereiro;
  • Lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 11 de fevereiro de 2026.

Como ver o resultado do Sisu 2026?

Para descobrir o resultado da chamada regular do Sisu 2026, basta acessar a página oficial do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu). Na data prevista, 29 de janeiro, vá até o tópico “Resultado da chamada regular” e clique no botão para fazer login e visualizar as informações.

 Reprodução/Gabriel Pereira Veja o resultado do SISU 2026 no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

Como saber se passou no Sisu 2026?

Após realizar o processo mencionado acima no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, se a pessoa for aprovada, verá uma mensagem na página inicial, como: "Parabéns, você foi selecionado na chamada regular". Além disso, o participante poderá ver qual é a sua classificação considerando a quantidade de vagas do curso escolhido. Vale lembrar que os candidatos aprovados na chamada regular da primeira opção de curso já são desconsiderados da segunda opção.

 Reprodução/Pexels Descubra se você foi aprovado no Sisu 2026 no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior — Foto: Reprodução/Pexels

Como se inscrever na lista de espera do Sisu 2026?

Conforme mencionado no início da matéria, quem não conseguir aprovação na chamada regular pode se inscrever na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Para fazer isso, é necessário clicar na opção “Prazo para participar da lista de espera”, que deve aparecer com a divulgação do resultado. Caso a dinâmica permaneça igual aos anos anteriores, siga o passo a passo abaixo para entrar na lista de espera do Sisu 2026:

  • Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu) e toque no botão abaixo de “Prazo para participar da lista de espera”;
  • Em seguida, clique em “Entrar com Gov.br” e faça login com a conta do governo;
  • Depois, vá até a opção “Participar da lista de espera na x opção”. É possível escolher tanto a primeira quanto a segunda opção de curso;
  • Por fim, se mudar de ideia, toque em “Retirar participação da lista de espera”.

Como se inscrever no Prouni?

Os candidatos que não forem aprovados no Sisu 2026 ainda podem tentar obter uma vaga no ensino superior gratuitamente ou com descontos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas apenas pela Internet, entre os dias 26 e 29 de janeiro, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da primeira chamada ficará disponível no dia 3 de fevereiro.

Para se inscrever no processo seletivo do primeiro semestre de 2026, é obrigatório que a pessoa já tenha completado o ensino médio e tenha participado do Enem de 2024 e/ou 2025. Além disso, é preciso ter alcançado pelo menos 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a redação.

 Yuri Neri/TechTudo Quem não for aprovado no Sisu 2026 ainda pode se inscrever no Prouni — Foto: Yuri Neri/TechTudo

Quem deseja obter uma bolsa integral pelo Prouni deve ter renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio, isto é, R$ 2.431,50. Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos, ou seja, R$ 4.863,00. Renda bruta é considerada aquela que ainda não sofreu desconto de nenhum imposto ou contribuição, como INSS e Imposto de Renda. Os requisitos não valem para professores da rede pública que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.

Veja também: Galaxy Z Trifold: testamos o dobrável com três telas da Samsung

 testamos o dobrável com três telas da Samsung

Galaxy Z Trifold: testamos o dobrável com três telas da Samsung

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro