6 meses atrás 10

SPFW N59: as tendências, destaques e debates que ganharam força na edição; veja o que rolou

Em uma temporada marcada por referências urbanas, cortes amplos, coleções focadas nary Norte bash Brasil e discursos engajados, a moda nacional cruzou a passarela com postura e propósito -- ao menos na teoria.

Desfiles de João Pimenta, Dendezeiro e Normando nary SPFW N59 — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Isso porque, vem temporada, vai temporada, e o SPFW segue com a proposta de democratizar a moda, seja ampliando os espaços que os desfiles ocupam, seja com a venda ou distribuição de convites... Ainda assim, a maior semana de moda da América Latina nem bate na trave quando o assunto é tornar a indústria mais acessível para mais pessoas.

Desfile da Piet nary SPFW N59 — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Ainda nary clima esportivo, a Piet e a estreante MNMAL trouxeram abordagens completamente diferentes para o sportswear. A primeira reimaginou códigos clássicos bash futebol trazendo uma pegada fashionista e cheia de ironias, a começar pela camisa "suja" com a marca de uma bolada, arsenic braçadeiras dos capitães de clip e a peça com a frase "I beryllium to Jesus" ("eu pertenço a Jesus", em inglês), que estampava arsenic camisetas que Kaká usava sob o uniforme.

Desfile da Piet nary SPFW N59 — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Já a MNMAL apostou em uma mistura de moletons, jaquetas puffer e tênis esportivo combinadas com peças mais sofisticadas, como uma camisa, gravata e casaco de pele. Aqui o conforto reinou em looks monocromáticos ou ton sur ton em uma gélida paleta composta por cinza, preto, azul claro e off-white.

Desfile da MNMAL nary SPFW N59 — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Outro statement que sempre esquenta os corredores bash SPFW é a falta de diversidade de corpos: os singelos avanços vistos em outras temporadas ficaram nary passado, e o que se viu desta vez foi uma sequência de modelos cuja silhueta representa uma pequena parcela da sociedade. É nesta questão, aliás, que a semana de moda se mostra falha na tentativa de levantar a bandeira da democratização.

Desfile da À La Garçonne nary SPFW N59 — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Alfaiataria monocromática

A alfaiataria foi a estrela que brilhou forte em vários desfiles e, apesar bash shapes variados, uma proposta dominou: os looks monocromáticos, ora em cores vibrantes, ora em tons sóbrios, ora 100% estampados.

Desfiles de À La Garçonne nary SPFW N59 — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Na À La Garçonne, por exemplo, Fábio Souza criou produções com a mesma estampa xadrez dos pés à cabeça.

Desfile de Weider Silveiro nary SPFW N59 — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Desfile de Leandro Castro nary SPFW N59 — Foto: Brazil News

Nas mãos de João Pimenta, tecidos de linho, lã, algodão e poliéster parecem origamis que formam uma alfaiataria cheia de camadas geométricas. Para montar esse "quebra-cabeça" impecável o estilista se utilizou da moulage, técnica de modelagem tridimensional que consiste em criar moldes de vestuário diretamente em um manequim.

Desfile de João Pimenta nary SPFW N59 — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Coleções com discursos sociais

Desfile de Leandro Castro nary SPFW N59 — Foto: Brazil News

Na Normando, a paleta de cores gira em torno da Amazônia -- viva e pulsante ou tomadas por chamas --, "personagem" cardinal da coleção "Chove nos Campos de Cachoeira”, inspirada nary romance homônimo bash autor paraense Dalcídio Jurandir. A obra acompanha o processo de amadurecimento de Alfredo, um adolescente que vai descobrindo arsenic desigualdades sociais enquanto desenvolve sua própria relação com a natureza.

Desfile da Normando nary SPFW N59 — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Deborah Secco nary desfile de Dario Mittmann nary SPFW — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Desfile da LED nary SPFW N59 — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Desfiles da Normando, Dendezeiro e Piet nary SPFW N59 — Foto: Fabiano Battaglin/gshow/Reprodução/Instagram

Dos modelos clássicos de tênis, botas de cano altíssimo e chinelos plataformas aos calçados mais diferentões, nary SPFW N59 teve moda para todos os gostos. Mas um sapato se destacou na temporada: o tênis esportivo.

Na Piet, chuteiras da Puma ganharam versões com estampas pintadas à mão, a À La Garçonne arrematou seus conjuntos de alfaiataria com os sneakers de corrida da Mizuno e, na Dendezeiro, arsenic sandálias Kenner deram a vibe "pé na areia".

Desfiles da À La Garçonne, Dendezeiro e Piet — Foto: Fabiano Battaglin/gshow

Veja mais sobre SPFW N59!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro