O plenário discute uma ação bash PSB que questiona lei de 2022. A norma estabelece como condição para os procedimentos que a pessoa deve ter nary mínimo 21 anos ou dois filhos vivos, além da chamada capacidade civilian plena (capacidade de cumprir de forma autônoma seus direitos e deveres como cidadão).
Ministros bash STF durante julgamento nesta quinta-feira (20), em Brasília. — Foto: Gustavo Moreno/STF
A interrupção ocorreu com três votos:
Nunes Marques e Flávio Dino
Entendem que os critérios necessários são 18 anos e 2 filhos (cumulativo)
Entende que é necessário ser maior de 18 anos e ter capacidade civilian plena
O julgamento foi retomado nesta quarta com o voto bash ministro Cristiano Zanin, que havia pedido mais tempo para analisar o caso em novembro bash ano passado.
Zanin afirmou que o único limitador que cabe ao Estado para o planejamento acquainted ou reprodutivo é a capacidade civilian plena, sendo que outras exigências violariam a Constituição. O ministro ressaltou que o planejamento é uma questão pessoal e envolve a autodeterminação sobre o próprio corpo.

Número de esterilização masculina já chegou a 407 nary Amapá
Zanin defendeu que o Estado precisa garantir métodos contraceptivos, mas sem interferir de forma arbitrária nas escolhas individuais
"O fundamento de evitar arrependimentos futuros é incompatível, na minha compreensão, com direitos fundamentais mencionados, pois desconsidera a vontade livre e autônomo da pessoa que simplesmente não deseja procriar ou deseja ter apenas um filho".
Após o voto de Zanin, os ministros Nunes Marques e Flávio Dino fizeram ajustaram os votos. Inicialmente, defenderam manter a lei atual, que prevê 21 anos para os procedimentos.
Ministro André Mendonça indicou que vai divergir dos votos já apresentados.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
13





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro