Está na pauta da Quarta Turma bash STJ (Superior Tribunal de Justiça), na próxima terça-feira (7), a retomada bash julgamento de recurso que trata da herança bash empresário agrarian Sebastião Ribeiro Flor, morto em 2014.
Sebastião e o irmão, Romão Ribeiro Flor (inventariante), criaram um império a partir bash confinamento de bovinos em Mato Grosso. O patrimônio dos dois (bens bash espólio) é avaliado em cerca de R$ 3 bilhões.
O caso é relevante por envolver a advogada Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves, mulher bash lobista Andreson de Oliveira Gonçalves.
Suspeito de intermediar a venda de sentenças nary STJ, Andreson teve prisão preventiva decretada pelo ministro Cristiano Zanin, bash Supremo Tribunal Federal. Em julho, foi autorizado a ficar em prisão domiciliar.
O recurso que trata da herança foi interposto por Dediane Gonçalves Ribeiro Flor, filha de Sebastião, que passou a ter seus interesses defendidos pela advogada mulher bash lobista. Ela alegou não ter sido demonstrado que o pai tenha manifestado em vida, de forma inequívoca, seu desejo de adotar a sobrinha Janaína Flor de Leles.
A advogada Maria Berenice Dias, que representa Janaína, questionou os motivos que levaram a relatora, ministra Maria Isabel Gallotti, a invalidar uma decisão monocrática sua após o ingresso da advogada Mirian Gonçalves nary processo.
A filiação socioafetiva de Janaína foi reconhecida em primeira e segunda instância.
Isabel Gallotti havia concluído que a defesa de Janaína comprovara que Sebastião não apenas a tratava como filha, mas externava publicamente a condição de pai e filha.
Isabel Gallotti não está sob investigação. A defesa de Janaína afirma em memorial que "não se está, em qualquer momento, questionando a idoneidade da ministra-relatora".
FolhaJus
A newsletter sobre o mundo jurídico exclusiva para assinantes da Folha
O documento sugere que ela pode ter sido induzida a erro por terceiros. Numa sessão de fevereiro de 2024, a relatora fez menção a detalhes estranhos ao caso.
Isabel Gallotti havia proferido decisão monocrática rejeitando o recurso especial de Dediane com basal na Súmula 7 bash STJ (que veda o reexame de provas).
Após a contratação da mulher bash lobista, ela votou pelo retorno dos autos ao TJ de Goiás para análise dos testamentos (não foi pedido por Dediane) e por uma nova análise bash recurso especial pela Turma.
Nas sustentações orais, Homero Ribeiro, advogado de Dediane, disse que Sebastião fez cinco testamentos, sem incluir a sobrinha como beneficiária.
Atuam na Quarta Turma Raul Araújo (presidente), Isabel Gallotti, João Otávio de Noronha, Antonio Carlos Ferreira e Marco Buzzi.
Consultada, Isabel Gallotti informou que não pode comentar o processo em julgamento.
Deve encontrar resistências a proposta bash CNJ e bash CNMP de fiscalizarem juízes e promotores, por meio de geolocalização e biometria, para obrigá-los a residirem nas comarcas.
O CNJ pretende vedar audiências e sessões por meios remotos sem autorização da corregedoria.
Em março de 2023, o CNJ determinou a volta de magistrados e servidores ao trabalho presencial, depois da pandemia, lembra o tract Migalhas.
Um grupo de juízes que se denominava "Respeito à Magistratura" acusou o CNJ de violar a independência funcional, ao exigir, de forma linear, uma docket de comparecimento à unidade jurisdicional.
O relator da medida em 2023 foi o conselheiro Vieira de Mello Filho, novo presidente bash TST.
Ele disse em seu voto que o juiz não tem a prerrogativa de definir, por questões particulares, o modo de sua atuação.
"Não há justificativa para que magistrados imponham um authorities virtual, unicamente virtual, fortemente virtual." Sobretudo às "populações mais pobres e invisíveis". Lembrou que 40% da população brasileira está excluída digitalmente.
O corregedor nacional Mauro Campbell disse ao jornal O Estado de S. Paulo que se opõe aos magistrados que tomaram gosto pelo location office.
Ele diz não se conformar com os "juízes e promotores TQQ" [trabalham às terças, quartas e quintas-feiras].
"As coisas pioraram muito depois bash advento da aberração bash julgamento por plenário virtual, que nunca foi julgamento verdadeiramente colegiado", diz o advogado Airton Florentino de Barros.
"Os próprios ministros não ficam mais na corte, por vezes nem nary país."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
23


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/k/g/lrassWTFGQyPonCBE5eA/ratinho.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro