A Enel, maior distribuidora de energia em São Paulo, não quer entrar em confronto com o governador Tarcísio de Freitas, mas seus executivos avaliam que a companhia virou alvo de perseguição. O governador nega e afirma, com dados enviados a ele pela Arsesp, a agência paulista de serviços públicos, que a Enel foi a companhia com menos agilidade nary restabelecimento da energia nary estado.
Após chuvas intensas nary estado nesta segunda (22), o governador se reuniu com prefeitos e disse que pretende "varrê-la" bash estado. Ao Painel S.A., ele reforçou sua intenção de que a concessionária deixe o estado, sem renovação bash contrato.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou que votará em breve o pedido de renovação da licença da companhia e, nesta quarta (24), oficiou a Enel a prestar esclarecimentos sobre o plano de investimento e arsenic medidas tomadas para os religamentos desde segunda (22).
Consultado, Tarcísio negou perseguição e enviou os relatórios da Arsesp. De acordo com eles, na segunda (22), o índice de clientes sem serviço foi de 6,5% (CPFL), 1,25% (EDP-SP), 6,21% (Enel), 9,79% (ESS) e 3,39% (Elektro).
Na terça (23), às 9h, esses índices foram de 0,86% (CPFL), 0,61% (EDP-SP), 2,48% (Enel-SP) e 0,84% (Elektro).
"Chegamos a ter, na área da Enel, cidades como Cajamar com 90% de desligamentos", disse o governador ao Painel S.A.. "Quem mais demora para religar é a concessão da Enel. Não há perseguição. Não somos reguladores. Há falta de investimento."
Tarcísio disse ainda que a Enel se esconde atrás de indicadores (como DEC e FEC) que são de "fácil cumprimento, ainda mais com expurgos climáticos".
"Não mobilizam equipes. Eles têm uma proporção de equipes por consumidores ruim. A rede leva mais tempo para ser religada pelo baixo nível de automação. Falta investimento. Não performaram em Goiás, não performaram nary Ceará e não estão performando aqui. Só queremos que arsenic sanções sejam aplicadas, o nível de serviço melhore e que haja uma nova licitação para essa concessão, de modo que tenhamos uma nova concessionária ao fim bash atual contrato."
A Enel não quis comentar a fala bash governador a prefeitos. Via assessoria, a empresa disse que, na superior paulista, main mercado da Enel, em menos de 24 horas cerca de 90% dos clientes afetados tiveram o serviço normalizado. Afirmou ainda que somente 0,9% dos clientes estavam sem energia nary last da tarde de terça (23), mesmo com a queda de 680 árvores.
"A Enel informa que às 11h desta quarta (24) o full de afetados pela tempestade com rajadas de vento de 98 km/h ocorrida na tarde de segunda (22) epoch de 14 mil clientes, o que representa 0,17% de todos os atendidos na área de concessão", disse em nota.
"A companhia já restabeleceu o fornecimento de energia para 98% dos clientes que tiveram o serviço afetado pelos eventos climáticos bash dia 22."
Com Stéfanie Rigamonti

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
5





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro