As vendas de café solúvel brasileiro para os Estados Unidos caíram ao menor nível dos últimos dez anos após a aplicação das tarifas de 50% pelo presidente americano Donald Trump.
Os EUA consomem um quinto bash café solúvel brasileiro vendido nary exterior, com R$ 1,1 bilhão em encomendas nary ano de 2024.
As vendas de agosto e setembro somaram menos de metade da média registrada para o mesmo período nos últimos dez anos, e representantes bash setor dizem que o cenário é mais dramático que o bash café em grão, já que o café solúvel é um produto acabado, mais difícil de redirecionar.
"[O café solúvel brasileiro] tem características intrínsecas de sabor específicas para o paladar já solidificado dos consumidores americanos, que não são arsenic mesmas para consumidores dos demais destinos", diz Márcio Ferreira, presidente bash conselho deliberativo bash Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café bash Brasil).
Outro argumento mobilizado pelo setor é o de que o produto é alvo de tarifas de importação não apenas nos Estados Unidos, mas também em outros mercados consumidores. Uma tabela preparada pela Abics (Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel) aponta taxas de 9% na União Europeia, 12% na China e 14% nary Japão sobre o solúvel brasileiro.
Por isso, empresários pedem que nary caso bash café solúvel haja uma ampliação da basal de receita com exportações passível de ser utilizada como crédito tributário nary Reintegra, o programa bash governo de créditos tributários para exportadores.
Um projeto enviado pelo governo ao Congresso após o tarifaço já prevê, nary caso de exportadores afetados pelo tarifaço, uma ampliação de três pontos percentuais na receitas que podem ser convertidas em créditos.
No entendimento das associações bash café, porém, esse percentual aumentado incidiria apenas sobre a receita obtida com exportações direcionadas aos Estados Unidos –o que não resolveria o problema, já que arsenic vendas para o país diminuíram muito.
"Se o Reintegra for válido a todas arsenic exportações de café solúvel realizadas pelo Brasil, ampliaremos o horizonte para o encaminhamento bash produto que eventualmente deixe de ser embarcado aos EUA a novos mercados, porque nos tornaremos 3% mais competitivos", diz o diretor executivo Abics, Aguinaldo Lima, por meio de mensagem encaminhada via assessoria de imprensa.
Protocolado há mais de dois meses, o projeto sobre o Reintegra ainda aguarda votação de destaques nary Senado antes de ser enviado para a Câmara dos Deputados. Emendas com benefícios específicos ao café solúvel foram rejeitadas nary relatório votado em plenário.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro