1 semana atrás 2

Taxa de desemprego cai a 5,4% em outubro e renova menor patamar da história

Total de trabalhadores do país ficou estável em nível recorde. O número de 102,5 milhões de profissionais é o maior desde 2012. Ao mesmo tempo, o nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) ficou em 58,8%.

O elevado contingente de pessoas ocupadas nos últimos trimestres contribui para a redução da pressão por busca por ocupação e, como resultado, a taxa de desocupação segue em redução, alcançando nesse trimestre o menor valor da série histórica.
Adriana Beringuy, coordenadora da Pnad

Número de empregados com carteira de trabalho assinada mantém o recorde. O IBGE identificou a presença de 39,182 milhões de trabalhadores formais. Apesar da representar uma estabilidade no trimestre, o contingente cresceu 2,4% (mais 927 mil pessoas) na comparação anual. Já o número de empregados no setor público (12,9 milhões) ficou estável no trimestre e subiu 2,4% (mais 298 mil pessoas) no ano.

O que é a Pnad Contínua

Divulgado desde 2012, o estudo do IBGE abrange todo o território nacional. Em suas coletas, a pesquisa avalia indicadores relacionados à força de trabalho entre a população com 14 anos ou mais. O grupo é aquele que integra a população economicamente ativa do país.

Os indicadores utilizam as informações dos últimos três meses para a pesquisa. Assim, os dados produzidos mensalmente pela Pnad não refletem a situação de cada mês, mas o desempenho de cada trimestre móvel do ano. Os números atuais mostram como foi o mercado de trabalho nos meses de julho, agosto e outubro de 2025.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro