O Motorola Signature foi anunciado no último dia 6 durante o Lenovo Tech World, em Las Vegas. O evento fez parte da CES 2026, maior feira de eletrônicos do mundo, e que contou com cobertura do TechTudo. Na véspera do lançamento, a fabricante reuniu jornalistas para dar a oportunidade de experimentar a câmera do celular. Ou melhor, as quatro câmeras de 50 megapixels que integram o ultrafino. Tive cerca de uma hora com o celular na mão, e o saldo dos testes foi positivo.
O smartphone foi construído em parceria com o ranking especializado DXOMARK, de modo a superar barreiras de rivais e obter uma boa colocação. Na estreia, o Motorola Signature obteve a sétima colocação, com 164 pontos, à frente de modelos topo de linha como iPhone 16 Pro Max (161 pontos) e do Galaxy S25 Ultra (151 pontos). A seguir, conto minhas primeiras impressões sobre a câmera e por quê ele é tudo isso que dizem por aí.
Motorola Signature é lançado com design ultrafino e 4 câmeras de 50 MP
O Motorola Signature conta com quatro câmeras de 50 megapixels, algo inédito na categoria dos celulares considerados ultrafinos. Todas usam sensores da Sony, fabricante amplamente conhecida pela qualidade dos componentes. As lentes são divididas da seguinte forma:
- principal de 50 MP, com possibilidade de zoom digital de 2x;
- teleobjetiva de 50 MP com zoom óptico de 3x, podendo chegar a até 100x no digital;
- ultra-angular de 50 MP com campo de visão de 122º (0,5x) e suporte a macro;
- frontal de 50 MP.
A verdade é que poucas pessoas precisam de uma câmera com sensor muito maior do que isso. Megapixels têm a ver com o tamanho físico da foto. Se o objetivo é postar no Instagram, 50 MP são mais do que o suficiente. Quem busca arquivos maiores, para posterior impressão, por exemplo, pode sentir falta dos 200 MP de rivais como o S25 Ultra. As fotos com as câmeras principal e ultra-angular são bastante nítidas. O balanço de cores também me agradou bastante, mesmo que ainda possa não estar totalmente finalizado do ponto de vista de software.
Foto tirada com a câmera principal do Motorola Signature — Foto: Rubens Achilles/TechTudo Me chamou a atenção o desempenho de HDR nas fotos. Durante os testes, fazia muito sol em Las Vegas. Estávamos em uma cobertura com uma área fechada e outra aberta, então havia uma diferença bem grande na iluminação dos ambientes. As fotos internas preservaram o azul do céu e outros detalhes nas janelas de uma forma que foi difícil de atingir com o iPhone 17 Pro, que também estava no meu bolso.
Zoom caprichado de até 100x
Eu, particularmente, sou fascinado por zoom. Celulares com lentes periscópicas que permitem uma aproximação mais longa sempre me chamam atenção. Nos últimos meses, usei bastante as câmeras do iPhone 17 Pro e do Galaxy S25 Ultra (review aqui). E posso dizer que, em termos de zoom, a Motorola me surpreendeu bastante.
Foto tirada com a teleobjetiva do Motorola Signature — Foto: Rubens Achilles/TechTudo As fotos com zoom de 3x, usando a totalidade do sensor da câmera teleobjetiva, são ótimas. Ao pular para 6x, o próximo grau “sugerido”, o resultado também tem qualidade óptica, mesmo representando uma aproximação digital. O destaque está quando a aproximação é ainda mais longa. A maioria das fabricantes costuma implementar um pós-processamento turbinado por inteligência artificial, que garante que as fotos com zoom longo sejam mais nítidas. É o caso da Motorola.
Quem cobre lançamentos de celulares já costuma tentar logo brincar com o zoom longo em alvos com texto. O princípio é: se o celular for capaz de “decifrar” bem o texto, a compensação deve funcionar para quase qualquer coisa. O Motorola Signature está de parabéns nesse sentido. Na minha experiência, o resultado foi mais satisfatório do que o atingido nos meus testes do Galaxy S25 Ultra.
A seguir, um exemplo de foto com zoom de 100x em um alvo de texto. O pós-processamento foi capaz de decifrar o texto de forma bastante satisfatória. O resultado não é perfeito, mas foi capturado numa situação extrema. Raramente precisaremos de tanta aproximação.
Foto tirada com zoom de 100x no Motorola Signature — Foto: Rubens Achilles/TechTudo Câmera frontal de respeito
Das quatro câmeras de 50 MP anunciadas, uma é a frontal. Ter uma lente dedicada às selfies com capacidade similar à da principal é uma característica positiva do Motorola Signature. Na minha experiência, as fotos ficaram bastante nítidas e com balanço de brilho e cores excelente. O desempenho em modo retrato é aceitável, mas pode deixar a desejar em alguns recortes de cabelo. O mesmo acontece nas câmeras traseiras.
Foto tirada com a câmera frontal do Motorola Signature, sem o modo retrato — Foto: Rubens Achilles/TechTudo Uma das experiências que a Motorola preparou para os jornalistas envolveu a gravação de vídeos em baixa luminosidade. Tivemos a oportunidade de gravar vídeos com Dolby Vision em um quarto parcialmente escuro, em que um projetor era a única fonte de luz. O resultado foi bem interessante, gerando imagens com baixo ruído e diferenças suaves entre os tons claros e escuros. A seguir, uma sequência de três frames gravados nestas condições.
Frames de vídeo feito com o Motorola Signature — Foto: Rubens Achilles/TechTudo Mas e aí, será que vale a pena?
O Motorola Signature cumpre o que promete do ponto de vista das câmeras. O esforço da fabricante em equipará-las a outros celulares topo de linha foi recompensado, e o conjunto fotográfico chega como o grande trunfo do ultrafino. Já confirmado no Brasil para o primeiro semestre, o smartphone ainda não tem um preço definido por aqui. Esse custo deve influenciar na aceitação do lançamento pelos consumidores. Se muito alto, pode barrar usuários de marcas como Samsung e Apple na ideia de migrar para a Motorola. Agora é esperar os anúncios da empresa pelo Brasil.
*O jornalista viajou para Las Vegas a convite da Intel.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/m/0/W6uA7BR1a3HHbleL8PPQ/shutterstock-1744651862-scaled-1.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/9/w/YvKvMbRKCW8MZDHeeWUA/sukurinshiyotsuto-2026-01-15-161241.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/q/A/WXSL94TZOwSeVwAoHsDA/img-1703.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro