© Reuters TJSP condena Bolsonaro a indenizar jornalistas por danos morais
O TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) promulgou, nesta 5ª feira (19.out.2023) decisão que condenou o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) a pagar indenização coletiva de R$ 50.000 a jornalistas por danos morais.
A resolução foi promulgada pela 4ª Câmara de Direito Privado do tribunal a partir da ação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.
A organização alegou que Bolsonaro atacava sistematicamente a categoria de forma agressiva em seus pronunciamentos e nas redes sociais.
O sindicato registrou 175 agressões de Bolsonaro contra a imprensa em 2020. A fonte é o relatório “Violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil”, da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).
Paulo Zochi, vice-presidente da Fenaj e diretor do Sindicato de São Paulo, afirma que a ação foi uma resposta aos ataques de Bolsonaro. O relatório apresenta exemplos, como os ataques homofóbicos, xingamentos, agressões às mulheres jornalistas durante entrevistas e até a ameaça de dar socos a um profissional. A multa de R$ 50.000 será revertida ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos de São Paulo.
Procurada, a assessoria do ex-presidente Bolsonaro não respondeu o contato.
Com informações de Agência Brasil

                                German (DE)                
                                English (US)                
                                Spanish (ES)                
                                French (FR)                
                                Hindi (IN)                
                                Italian (IT)                
                                Portuguese (BR)                
                                Russian (RU)                




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro