Antes de ser capturado, Maduro acusou Estados Unidos de buscarem recursos naturais do país. Em entrevista divulgada no dia 1° de janeiro, o presidente da Venezuela acusou o governo americano de chantagem, tendo como verdadeiro motivo o acesso a ativos do país. Em pronunciamento hoje, o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB), repetiu a acusação.
Esta invasão representa o maior ultraje que o país já sofreu, respondendo à insaciável cobiça por nossos recursos estratégicos. Muito longe de uma suposta luta contra o narcoterrorismo, esta ação deplorável busca forçar definitivamente uma mudança de regime e nos submeter aos desígnios espúrios do imperialismo norte-americano.
Vladimir Padrino López, ministro da Defesa da Venezuela
Venezuela possui maior reserva comprovada de petróleo do mundo. O país detém cerca de 300 bilhões de barris, segundo dados reunidos pelo IBP (Instituo Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). O segundo maior do mundo nesse ranking é a Arábia Saudita, com 297 bilhões de barris. Para comparar, o Brasil possui 12 bilhões de barris em reservas de petróleo, na 16ª posição global.
Produção é modesta, de aproximadamente um milhão de barris diários. Com esse volume, o país não aparece no ranking de maiores produtores de petróleo, que tem os Estados Unidos no topo, com 13,2 milhões de barris diários. O Brasil, oitavo nessa lista, produz cerca de 3,4 milhões de barris por dia.
Ataque dos Estados Unidos deve impactar mercado global de petróleo. Segundo Roberto Ardenghy, presidente do IBP, a ofensiva contra a Venezuela, que detém a maior reserva internacional a commodity, deve provocar reação de outros produtores aliados do país e gerar uma potencial pressão de alta sobre a cotação global do barril no primeiro momento por causa de uma eventual redução da oferta global.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro