1 hora atrás 2

Trump tem como manter tarifaços, mas essa política não está funcionando

A inflação nos EUA, em 2025, terminou alta, e a economia americana, também no ano passado, fechou em desaceleração.

Medida pelo PCE (Despesas de Consumo Pessoal), índice oficial usado pelo Fed (Federal Reserve, banco central americano) para calibrar a política de juros, a inflação americana fechou 2025 com alta de 2,9%. Elevação forte para os padrões americanos e acima da meta de 2%. Chamou a atenção a alta de 3% no núcleo do PCE — medida mais estrutural do comportamento dos preços ao consumidor.

Atividade desacelera

Ao mesmo tempo, a atividade econômica fechou 2025 com alta de 2,2%. Analistas consideraram que o crescimento foi moderado, mas ressaltaram a desaceleração em relação a 2024, quando a atividade avançou 2,9%, depois de crescer 2,5% no ano anterior.

A desaceleração no quarto trimestre foi bem forte. Considerando a taxa anualizada, como se mede a marcha da economia nos EUA, o crescimento no terceiro trimestre de 2025 tinha alcançado 4,4% (1,08% em relação ao trimestre anterior, na medida usada no Brasil) — uma elevação robusta.

Nos últimos três meses do ano passado, porém, a economia desabou. O crescimento anualizado não passou de 1,4% (o que significa avanço de apenas 0,35% na métrica trimestral).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro