1 ano atrás 62

TSE acerta sobre IA, mas não impede que eleições vire multiverso da loucura

Eu escrevi recentemente duas colunas sobre a dificuldade que teremos neste ano para manter um ambiente digital minimamente saudável. Não basta apenas regulações, mas precisamos combiná-las com soluções técnicas para identificar e rotular conteúdos feitos por IA.

O problema, sinto informar, é que nada disso vai estar disponível no curto prazo. O desafio técnico não é simples.

Devemos cobrar as Big Techs que acelerem o passo nessa questão, mas também precisamos jogar limpo com a sociedade: o mundo não vai ser mais como antes. Toda tecnologia muda o ambiente, e a IA está criando novos paradigmas em diferentes dimensões: sociais, econômicas, políticas, cognitivas e afetivas. E vamos precisar encontrar uma nova forma como lidamos com o que chamamos de realidade.

A educação midiática é a coisa mais importante que podemos promover no curtíssimo prazo para ajudar as pessoas a navegarem por uma realidade híbrida em que conteúdos falsos são cada vez mais convincentes. Eu já disse várias vezes que "o ver para crer morreu". Vamos precisar aprender a questionar tudo. Mas isso pode ter um outro efeito colateral: deixar de acreditar no que, de fato, é verdade.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro