- Resolução 4K com tecnologia Nanocell, que deixa as cores mais puras (próximas às que vemos na vida real);
- Processador Alpha5 Gen6 com IA para ajustes de som, brilho e recomendações de conteúdo via menu smart;
- Painel e otimizador de jogos com acesso a games na nuvem (Nvidia GeForce Now), conectividade Bluetooth e wi-fi;
- Controle Smart Magic com comandos de voz (assistentes ThinQ AI e Alexa integrados) e suporte a Apple AirPlay e HomeKit.
Como funciona o comando de voz?
O processo mais comum de comando de voz usa o próprio controle remoto, é simples e eficiente. Em geral, os fabricantes de TVs recomendam uma distância aproximada de 10 cm entre o rosto e o controle remoto, onde está embutido o microfone que captará as informações a serem interpretadas e executadas pelo aparelho.
Outra dica é evitar falar rápido ou devagar demais, o que pode atrapalhar o correto reconhecimento das palavras. O barulho no ambiente, o volume da voz e a pronúncia também interferem no sucesso do recurso.
JC Rodrigues, professor de Plataformas Digitais e Comportamento do Consumidor na ESPM, explica como é o funcionamento da tecnologia:
A TV possui microfones embutidos no próprio gabinete e/ou no controle remoto e usa algoritmos de eliminação de ruídos para capturar corretamente a voz do usuário, considerando variações regionais e sotaques. Em seguida, é feito um processamento do comando pelo software interno do aparelho ou na nuvem. Compreendido o comando, a TV ou se conecta a um serviço de streaming ou executa os comandos internos, como aumentar volume, brilho ou contraste, por exemplo.
JC Rodrigues
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro