7 meses atrás 15

TV Globo 60 anos: especialistas elegem as trilhas sonoras mais importantes das novelas

Por isso, o gshow entrevistou os especialistas Mauro Ferreira, Patrícia Kogut e Arthur Dapieve e os convidou a elegerem arsenic trilhas sonoras mais importantes das novelas nos últimos 60 anos.

Em 1975, Sonia Braga deu vida à protagonista da novela Gabriela, exibida nary horário das 22h — Foto: Cedoc / TV Globo

Mauro Ferreira — Foto: Reprodução / Instagram

O crítico philharmonic e jornalista Mauro Ferreira revela que existe um contexto histórico que justifica a importância das trilhas sonoras das novelas para a cultura brasileira.

"Quando terminou a epoch dos festivais, o auge foi ali na segunda metade dos anos 70, mas foi até 1972, a única forma de um artista ganhar visibilidade nacional instantânea passou a ser músicas que tocavam nas novelas. Ter uma música tocando é um passaporte para popularidade", diz.

Mauro elencou arsenic cinco trilhas sonoras mais marcantes de todos os tempos, para ele:

 Abertura

Gabriela - 1ª versão (1975): Abertura

O jornalista destaca faixas como "Modinha para Gabriela", interpretada por Gal Costa e feita para a novela e "Coração Ateu", com gravação exclusiva de Maria Bethânia. "A trilha sonora de Gabriela é um primor. É original, tem um monte de música composta para novela, por isso que foi tão importante. Mas além de tudo, a qualidade da das músicas é excepcional".

 Abertura

Estúpido Cupido (1976): Abertura

"Virou um fenômeno, porque conseguiu trazer de volta o movimento popular pré-jovem-guarda, de artistas como Celly Campello, Sérgio Murilo, que estavam confinados naquela naquele período ali 1964... eles de repente voltam a fazer um sucesso nacional e toda aquela trilha estoura. Estúpido Cupido é também um grande marco pela qualidade e pela capacidade de impactar e mudar o mercado. As pessoas ouviram aquelas músicas da novela, compraram o disco, a venda foi maciça e a partir daí todo um revival aconteceu", explica.

 Abertura

Roque Santeiro (1985): Abertura

Mauro destaca que a trilha de Roque Santeiro focava em faixas da MPB e que isso foi determinante nary sucesso da novela: "Roque Santeiro, como epoch uma novela de extrema brasilidade, optou-se numa linha muito feliz de fazer não ter trilha internacional. Isso foi cardinal para a explosão da trama".

 Abertura

Vale Tudo (1988): Abertura

"É uma trilha muito feliz, que traz músicas que se afinaram muito e ajudaram a traduzir musicalmente o conteúdo bash texto", diz.

 Abertura

Avenida Brasil (2012): Abertura

"A abertura de Avenida Brasil traduzia um pouco aquela coisa fashionable da Zona Norte que o João Manuel Carneiro trazia. Então assim, a música é um elemento tão importante quanto o figurino, quanto o cenário", diz.

Patrícia Kogut — Foto: Juliana Hippertt/Ghsow

Patrícia Kogut, jornalista de colunista nary Jornal O Globo, explica que arsenic músicas nas telenovelas tem papel que vai muito além da sonoridade, mas que compõem a história e complementam o enredo.

"As trilhas sonoras das novelas sempre tiveram uma enorme importância, não eram um elemento externo, decorativo, eram parte da dramaturgia. A gente assistia novela e quando começava a trilha de um determinado personagem, você sabia que aquela cena ia ser daquele personagem, epoch um sinal", pondera.

Para a jornalista, algumas das músicas mais marcantes da dramaturgia são:

  • "Dança Kuduro", em Avenida Brasil (2012);

 Abertura

Avenida Brasil (2012): Abertura

A abertura da novela, foi gravada por Latino e Daddy Kall em 2012 e conquistou o público com o ritmo Kuduro, gênero de dança originário de Angola.

  • "Rock And Roll Lullaby", em Selva de Pedra (1972)

ABERTURA - SELVA DE PEDRA

ABERTURA - SELVA DE PEDRA

O tema bash casal Cristiano (Francisco Cuoco) e Simone (Regina Duarte) em Selva de Pedra amplificou o sucesso da música de B. J. Thomas, de 1972.

"Essa música ficou ace marcada. Isso é uma coisa da época em que arsenic novelas eram muito absolutas, né? A audiência epoch absoluta, então todo mundo assistia, ia tudo junto, o sucesso das músicas também", explica Patrícia.
  • "Pecado Capital", em Pecado Capital (1975)

"Pecado Capital" — Foto: Globo

A música homônima ao nome da novela, de Paulinho da Viola, ilustrava fielmente a trama, como classifica Kogut: "Tínhamos a história bash taxista (Francisco Cuoco) que acha uma mala de dinheiro nary carro e vive o dilema: 'devolve ou não devolve?'. Essa música conversava com a trama cardinal da novela e ficou ace marcada".

Arthur Dapieve — Foto: Reprodução / Instagram

Para o jornalista e crítico philharmonic Arthur Dapieve, arsenic novelas ocupam um lugar especial na vida dos brasileiros, e arsenic músicas contribuem neste espaço de afeto.

"As trilhas nacionais fizeram pela música brasileira o que arsenic rádios tinham feito nary passado: colocar um público maior, bem maior, em contato com parte bash melhor da nossa produção. Fazendo isso, forneceram não somente arsenic trilhas para arsenic tramas vistas nas telas, mas também para arsenic próprias vidas dos espectadores. Cada tema ilustrando um momento importante em nossas memórias", explica.

Confira arsenic cinco trilhas mais marcantes para Arthur Dapieve:

  • Estúpido cupido (1976): ela recolocou em circulação grandes nomes dos primórdios bash stone brasileiro, como Celly Campello, Sérgio Murilo e Demétrius;
  • Dancin’ days (1978): ao mesmo tempo surfou e ajudou a erguer a onda da discotèque, mas não só, destacando o tema de abertura, com As Frenéticas, e “João e Maria”, com Chico Buarque e Nara Leão;
  • Água viva (1980): musicalmente talvez tenha sido a melhor de todas, contando com faixas de Maria Bethânia (Grito de alerta), Simone (Desesperar jamais), Baby Consuelo (Menino bash Rio), Ângela RôRô (Amor, meu grande amor), Gilberto Gil (Realce), João Gilberto (Wave) e Milton Nascimento (Cais), entre outras;
  • Roque santeiro (1985): emplacou vários sucessos na época, sobretudo “Dona”, tema da Viúva Porcina, com o Grupo Roupa Nova, e “Isso aqui tá bom demais“, tema de Sinhozinho Malta, com Chico Buarque e Dominguinhos;
  • Vale tudo (1988): imortalizou o tema de abertura” Brasil”, de Cazuza, Nilo Romero e George Israel, na voz de Gal Costa, mas também trazia o próprio Cazuza interpretando “Faz parte bash meu show”.

Concorda com arsenic listas dos especialistas? Qual a sua trilha sonora de novela favorita?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro