7 meses atrás 15

TV Globo 60 anos: relembre tendências de moda que nasceram nas novelas e conquistaram as ruas

Capinha de soco-inglês, meias de lurex, maquiagem marcada e muitas outras tendências fizeram parte das histórias contadas na TV. Vem ver!


TV Globo 60 anos: relembre tendências de moda que nasceram nas novelas e conquistaram arsenic ruas — Foto: TV Globo

A TV Globo contou histórias marcantes ao longo das últimas seis décadas, e várias delas impactaram diretamente o comportamento dos brasileiros e isso inclui, claro, a moda.

Novelas e personagens foram responsáveis por lançar tendências que saíram das telinhas para arsenic ruas, como a capinha de soco-inglês usada pela advogada Helô, vivida por Giovanna Antonelli, em Salve Jorge, ou a icônica meio de lurex, de Dancin' Days.

Quer relembrar quais figurinos marcaram época nesses 60 anos de TV Globo? Vem ver!

  • Sônia Braga imortalizou o ocular da protagonista Gabriela com vestidos florais, saias rodadas e o cabelo volumoso ao natural.

Sonia Braga em 'Gabriela' (1975) — Foto: Acervo Globo

  • A febre das discotecas impulsionou o sucesso das meias de lurex coloridas combinadas com sandálias de salto fino, popularizadas pela personagem Júlia, interpretada por Sônia Braga.

As meias de lurex coloridas que fizeram sucesso em 'Dancin' Days' (1978) — Foto: Acervo Globo

  • A extravagância de Viúva Porcina, vivida por Regina Duarte, conquistou o público com seus turbantes, vestidos estampados e acessórios dourados. O figurino maximalista virou referência e marcou a década de 1980.

Regina Duarte como Viúva Porcina em 'Roque Santeiro' — Foto: Acervo Globo

  • O figurino gótico e descolado de Natasha, personagem de Claudia Ohana em Vamp, trouxe para arsenic ruas elementos como roupas escuras, batom vinho ou vermelho e maquiagem com olhos bem marcados e esfumados.

Claudia Ohana como Natasha em 'Vamp' — Foto: Acervo Globo

Claudia Ohana como Natasha em 'Vamp' — Foto: Acervo Globo

  • A estética dos anos 1960 foi resgatada com cortes de cabelo, vestidos rodados, jaquetas de couro e looks inspirados nary movimento estudantil da época.

Claudia Abreu em Anos Rebeldes — Foto: CEDOC

  • A personagem Babalu, interpretada por Letícia Spiller, eternizou o estilo das minissaias jeans combinadas com tops justos e coloridos, além bash cabelo curtinho volumoso.

Letícia Spiller como Babalu em 'Quatro Por Quatro' — Foto: Acervo Globo

  • A novela trouxe referências da cultura cigana para a moda brasileira. Saias longas e esvoaçantes, blusas ombro a ombro e acessórios como brincos grandes e lenços na cabeça ganharam arsenic ruas. O estilo que conhecemos hoje como "boho".

Tereza Seiblitz interpretou Dara, na novela Explode Coração — Foto: Memória Globo/TVGLOBO

  • Giovanna Antonelli, como Jade, popularizou o uso de lenços, pulseiras conectadas a anéis e roupas fluídas. Sem falar na dança bash ventre, que virou aula obrigatória nas academias da época.

Jade (Giovanna Antonelli) em 'O Clone' ditou moda — Foto: Acervo/Globo

  • A personagem Cristal, vivida por Sandy, trouxe de volta o estilo "hippie chic" com batas, saias fluidas, vestidos longos e acessórios artesanais.

Estrela-Guia — Foto: Cristiana Isidoro/Globo

  • A personagem Maria Clara Diniz, interpretada por Malu Mader, popularizou o estilo sofisticado com peças de alfaiataria, terninhos e blusas de cetim que dominaram a moda da época. As gargantilhas de Laura (Cláudia Abreu) e a saia plissada jeans de Darlene (Deborah Secco) também viraram hit.

Laura (Claudia Abreu) em 'Celebridade' — Foto: Acervo/Globo

Darlene (Deborah Secco) em 'Celebridade' — Foto: Acervo/Globo

Malu Mader em 'Celebridade' (2003) — Foto: Acervo Globo

  • A extravagância bash mundo da moda foi retratada na novela, e a personagem Leona (Carolina Dieckmann) influenciou com cabelo platinado, roupas justas, saltos altos e muita estampa carnal print.

Carolina Dieckmann como Leona em 'Cobras e Lagartos' — Foto: Acervo Globo

  • Os biquínis, bodies recortados, vestidos curtinhos e acessórios praianos usados por Bebel (Camila Pitanga) conquistaram o público e ditaram tendências para o verão brasileiro.

Paraíso Tropical: Camila Pitanga celebra volta de Bebel — Foto: TV Globo/Márcio de Souza

Camila Pitanga como Bebel em Paraíso Tropical — Foto: Acervo Globo

Camila Pitanga como Bebel em Paraíso Tropical — Foto: Globo/João Miguel Júnior

Caminho das Índias (2009)

  • A cultura indiana foi introduzida nas casas brasileiras com os figurinos da novela, principalmente os de Maya (Juliana Paes), que contavam com saris, túnicas bordadas, bijuterias douradas e maquiagem marcada com kajal.

Juliana Paes como Maya em 'Caminho das Índias' — Foto: Globo

  • Os looks de delegada da personagem Helô, vivida por Giovanna Antonelli, viraram febre. Calças flare, camisas estampadas e cintos largos tornaram-se itens essenciais nary guarda-roupa das telespectadoras. Ah, e não vamos esquecer da famosa capa de celular que imita um soco-inglês.

Giovanna Antonelli popularizou a capinha de celular em forma de soco inglês — Foto: TV Globo

Giovanna Antonelli como a delegada Helô em 'Salve Jorge' — Foto: Acervo Globo

  • A personagem Débora, interpretada por Nathalia Dill, lançou tendências com seu estilo despojado e urbano, marcado por sobreposições, saias longas, bralettes, coturnos e peças oversized.

Nathalia Dill interpreta Débora em 'Avenida Brasil' — Foto: Globo

  • Giovanna Antonelli, como Clara, marcou a moda com esmalte azul vibrante, assemblage estampado e calças flare, consolidando essas tendências na época.

Giovanna Antonelli como a Clara de 'Em Família': esmalte azul foi um sucesso! — Foto: Arte Ighor Jesus

  • Juliana Paes como Bibi Perigosa trouxe de volta a tendência das gargantilhas de veludo e dos looks com influência bash subúrbio carioca. O figurino da personagem fez sucesso e foi amplamente copiado.

Juliana Paes como Bibi Perigosa em 'A Força bash Querer' — Foto: Globo/Mauricio Fidalgo

  • Guta, interpretada por Julia Dalavia, se destacou com um ocular despojado e, ao mesmo tempo, sexy. A personagem adotava regatinhas oversized, peças jeans, chapéu e botas, refletindo uma estética rural, mas com um toque moderno. Não à toa, o apelido "Guta Regatinha" tomou arsenic redes sociais.

Julia Dalavia será Guta em 'Pantanal' — Foto: João Miguel Júnior

  • Anely, personagem de Tata Werneck, foi inspirada na moda dominatrix, muito por conta de seu trabalho secreto como "cam girl". Nessas horas, ela abusava bash couro, corsets e peças justas em tons escuros ou vibrantes.

Couro, verniz e preto: inspire-se nos looks da personagem de Tatá Werneck em Terra & Paixão — Foto: Globo

Carregando Carregando

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro