A União Brasileira de Mulheres (UBM) enviou ofícios à Embaixada dos EUA no Brasil, ao Ministério das Relações Exteriores e à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados questionando a iniciativa de parlamentares bolsonaristas que têm associado autoridades, organizações e intelectuais brasileiros ao grupo terrorista Hamas.
Na sexta-feira (20), o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) disse ter enviado à representação norte-americana uma lista com os nomes daqueles "que, publicamente, já manifestaram apoio ao grupo terrorista Hamas". A presidente da UBM, Vanja Andréa Santos, é uma das pessoas citadas.
A lista passou a ser replicada por bolsonaristas nas redes sociais. A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) divulgou alguns dos nomes e pediu que todos eles tenham seus vistos para entrada nos EUA cancelados.
"Tantos problemas acontecendo no Brasil e vemos o deputado utilizando o mandato e a tribuna para disseminar mentiras, ódio e defender a guerra", afirma a presidente da UBM, Vanja Andréa.
"Pautamos a paz, a vida e a liberdade do povo palestino e de tantos outros oprimidos", diz ainda. Fundada em 1988, a entidade está presente em 25 estados do país e reúne, atualmente, 2.690 filiadas.
Representada pelo advogado Carlos Nicodemos, da banca NN Advogados Associados, a UBM questiona à embaixada, ao ministério e à comissão parlamentar se chegou a ser tomada alguma providência em relação à denúncia de Gayer. A entidade também solicita audiências para discutir a questão.
De acordo com Nicodemos, a iniciativa dos deputados bolsonaristas caracteriza um ato de "discriminação, preconceito, perseguição e criminalização da política".
Como mostrou o Painel, Gayer citou no ofício parlamentares do PT, do PSB e do PSOL, além de ministros, intelectuais e entidades. Zanatta, por sua vez, fez um vídeo dizendo que se inspirou em iniciativa do senador republicano Marco Rubio de sugerir o cancelamento de vistos americanos de pessoas que estariam supostamente apoiando ações do Hamas.
A deputada listou nomes de deputados do PT, do PC do B, do PSOL e do PSB e disse que iria encaminhá-los à Embaixada dos EUA no Brasil, assim como ao senador americano.
MENINA SOLTA
A cantora Giulia recebeu convidados para o show de sua turnê "Disco Voador" realizado no Teatro Bradesco, na capital paulista, na semana passada. O comunicador André Marinho, irmão de Giulia, e os empresários Adriana e Paulo Marinho, pais da cantora, estavam lá. A atriz Fernanda Schneider também compareceu.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 anos atrás
168

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/v/c/OB33rSTtq4XqOBfSAo7Q/2025-06-09t203049z-785851610-rc2syea9m734-rtrmadp-3-brazil-bolsonaro.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro