Após ter sido adiada devido às cheias que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano, a feira Universo Pecuária começa nesta terça-feira (29), em Lavras do Sul, com foco na produção sustentável. Nesta segunda edição, espera-se que cerca de 4 mil pessoas circulem pelos pavilhões, quase o dobro da primeira edição. Já os negócios devem alcançar aproximadamente R$ 50 milhões, superando o montante anterior. A feira segue até o dia 3 de novembro no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo."Estamos com expectativas elevadas. Ampliamos a duração da feira e aumentamos a infraestrutura, incluindo um espaço gastronômico, para atrair mais visitantes. Nossos expositores também estão mais engajados. Este é um espaço para networking, negócios e atualização técnica, que integra tecnologia, bem-estar animal e soluções", destacou a diretora técnica do evento, Marcela Santana, enfatizando a qualidade dos palestrantes.A programação deste ano foi pensada para conectar campo e cidade, com palestras e workshops que abordam temas desde o agronegócio até a cultura. Haverá também um espaço para conectar startups com empresas consolidadas. Para Marcela, é essencial que os produtores se orgulhem da produção sustentável do estado. "Muitas práticas já são sustentáveis, e os produtores nem sempre sabem disso. Queremos mostrar que a pecuária sustentável é benéfica para o meio ambiente, mesmo em áreas de lavoura. Isso é cientificamente comprovado, e os produtores podem usar essa informação para dialogar com os consumidores e o público urbano", explicou.Entre os principais destaques da feira estão painéis com especialistas que abordarão temas relevantes, como Neutralidade Climática no RS, Nutrição Animal e Mitigação de Gases de Efeito Estufa, e Agricultura de Baixo Carbono. A reforma tributária, as oportunidades de desenvolvimento do turismo, o marketing no agronegócio e os riscos ao bioma Pampa também serão discutidos. Entre os painelistas confirmados estão a secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kaufmann, e o biólogo Eduardo Vélez, do MapBiomas, que tratará da redução dos campos nativos no bioma Pampa nas últimas quatro décadas.Lavras do Sul foi a cidade escolhida para o evento a pedido do Sindicato Rural da cidade. "O sindicato desejou realizar a feira. Lavras é conhecida pelos remates, pela preservação dos campos nativos e pela pecuária sustentável", explicou Marcela. Na feira, também ocorrerão remates de ovinos e terneiros, entre outros.
Continue sua leitura, escolha seu plano agora!
Após ter sido adiada devido às cheias que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano, a feira Universo Pecuária começa nesta terça-feira (29), em Lavras do Sul, com foco na produção sustentável. Nesta segunda edição, espera-se que cerca de 4 mil pessoas circulem pelos pavilhões, quase o dobro da primeira edição. Já os negócios devem alcançar aproximadamente R$ 50 milhões, superando o montante anterior. A feira segue até o dia 3 de novembro no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo.
"Estamos com expectativas elevadas. Ampliamos a duração da feira e aumentamos a infraestrutura, incluindo um espaço gastronômico, para atrair mais visitantes. Nossos expositores também estão mais engajados. Este é um espaço para networking, negócios e atualização técnica, que integra tecnologia, bem-estar animal e soluções", destacou a diretora técnica do evento, Marcela Santana, enfatizando a qualidade dos palestrantes.
A programação deste ano foi pensada para conectar campo e cidade, com palestras e workshops que abordam temas desde o agronegócio até a cultura. Haverá também um espaço para conectar startups com empresas consolidadas. Para Marcela, é essencial que os produtores se orgulhem da produção sustentável do estado. "Muitas práticas já são sustentáveis, e os produtores nem sempre sabem disso. Queremos mostrar que a pecuária sustentável é benéfica para o meio ambiente, mesmo em áreas de lavoura. Isso é cientificamente comprovado, e os produtores podem usar essa informação para dialogar com os consumidores e o público urbano", explicou.
Entre os principais destaques da feira estão painéis com especialistas que abordarão temas relevantes, como Neutralidade Climática no RS, Nutrição Animal e Mitigação de Gases de Efeito Estufa, e Agricultura de Baixo Carbono. A reforma tributária, as oportunidades de desenvolvimento do turismo, o marketing no agronegócio e os riscos ao bioma Pampa também serão discutidos. Entre os painelistas confirmados estão a secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kaufmann, e o biólogo Eduardo Vélez, do MapBiomas, que tratará da redução dos campos nativos no bioma Pampa nas últimas quatro décadas.
Lavras do Sul foi a cidade escolhida para o evento a pedido do Sindicato Rural da cidade. "O sindicato desejou realizar a feira. Lavras é conhecida pelos remates, pela preservação dos campos nativos e pela pecuária sustentável", explicou Marcela. Na feira, também ocorrerão remates de ovinos e terneiros, entre outros.
Educação e empreendedorismo
Educação e empreendedorismo terão destaque no evento. Nos dois primeiros dias, o Sebrae promoverá atividades para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de escolas técnicas de toda a região, assim como para professores. O Fórum de Educação Empreendedora ocorrerá na Arena de Remates e na Via Gastronômica, dividido em quatro sessões: Anos Finais, Anos Iniciais, Professores e Escolas Técnicas.
Devido ao adiamento, a feira acontecerá simultaneamente à 80ª Expolavras e à Ovinofest, dois dos mais tradicionais eventos de Lavras do Sul. Além disso, o Universo Pecuária contará com um concurso de carnes que destaca a percepção dos sabores para fortalecer o interesse do público, além de shows musicais, provas e remates de equinos da raça crioula.
Serviço
O que: 2º Universo Pecuário
Quando: de 29 de outubro a 3 de novembro, das 8h às 22h.
Local: Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, Sindicato Rural de Lavras do Sul (RS)
Entrada: Franca
Programação neta terça-feira
– 09:00 Recepção e credenciamento
– 09:45 Abertura
Davi Teixeira (Universo Pecuária)
– 10:00 Palestra Inaugural
A Pecuária e o Planeta: da produção sustentável
à neutralidade climática
Roberto Giolo (EMBRAPA Gado de Corte)
– 10:50 Interação palestrante e público
Mediação: Marjorie Kauffmann (SEMA)
– 11:20 Abertura Oficial Universo Pecuária 2024
– 12:00 Homenagem UP Embrapa 50 Anos
– 12:20 Intervalo de Almoço
– 14:00 Painel Pecuária & Carbono
Neutralidade Climática no RS
Marjorie Kauffmann (SEMA)
Nutrição Animal e Mitigação de GEEs
Marcelo Manella (SilvaFeeds)
Emissões, Remoções e Balanço de Carbono
Cassiano Eduardo Pinto (EPAGRI)
Proposta de PSA para Agricultura de Baixo Carbono
Domingos Velho Lopes (FARSUL)
As demandas do produtor rural
Antônia Scalzilli (IDEPEC)
– 17:00 Encerramento do fórum e visita aos espaços da feira
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro