Centenas de votos foram destruídos nos estados de Washington e Oregon, nesta segunda-feira (28). Casos podem estar relacionados, e FBI investiga os incêndios.
Urnas de votação são incendiadas nos EUA
Urnas para votação antecipada nos estados de Washington e Oregon, nos Estados Unidos, foram incendiadas nesta segunda-feira (28). As autoridades informaram que os casos podem estar relacionados. O FBI está investigando os incêndios.
As urnas estão instaladas em ambientes públicos e servem para os eleitores depositarem votos para a eleição de 5 de novembro. A democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump disputam a Presidência.
Em Washington, imagens da emissora local "Katu" mostraram fumaça saindo de uma urna de votação, com vários votos aparentemente em chamas. A urna não havia sido esvaziada desde a manhã de domingo (27), e centenas de votos foram destruídos, segundo as autoridades.
A polícia disse que respondeu a um ataque de incêndio criminoso e removeu um "dispositivo suspeito" localizado próximo à urna.
O gabinete do secretário de Estado de Washington pediu aos eleitores que verifiquem o status de seus votos online e solicitem uma substituição, caso as suas cédulas não sejam encontradas.
"Eu denuncio fortemente quaisquer atos de terror que tentem interromper eleições legais e justas no Estado de Washington", disse o secretário Steve Hobbs em comunicado.
A urna estava localizada no 3º Distrito de Washington, local de uma das disputas mais acirradas para a Câmara dos Deputados dos EUA. Por lá, a deputada democrata Marie Gluesenkamp Perez enfrenta o republicano Joe Kent.
A Associated Press informou que um veículo usado no crime já foi identificado. Os suspeitos são procurados pela polícia.
Agentes tentam apagar incêndio em urna para votação antecipada, nos EUA — Foto: Evan Bell/KATU/ABC via Reuters
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro