1 dia atrás 2

USS Abraham Lincoln: conheça o porta-aviões enviado por Trump ao Oriente Médio para pressionar o Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou o envio do porta-aviões USS Abraham Lincoln ao Oriente Médio. A embarcação, acompanhada do grupo de ataque, chegou à região na segunda-feira (26). O objetivo da movimentação é pressionar o Irã.

▶️ Contexto: Trump afirmou que estava enviando uma “grande força” ao Oriente Médio para monitorar o Irã “muito de perto”. O deslocamento ocorreu em meio à repressão do governo iraniano contra manifestantes que protestavam no país.

O USS Abraham Lincoln iniciou a viagem ao Oriente Médio no início do mês. Antes, o porta-aviões participava de manobras no Mar do Sul da China. Além da embarcação, caças e sistemas de defesa aérea também foram deslocados.

🚢 Histórico: O porta-aviões já atuou no Oriente Médio em várias ocasiões, como durante a guerra no Afeganistão, após os atentados de 2001. O USS Abraham Lincoln também serviu de apoio às forças americanas em uma operação contra o grupo rebelde Houthi, em 2024.

  • Em operação desde 1989, o porta-aviões é considerado um dos maiores navios de guerra do mundo.
  • A embarcação pode levar até 5.500 tripulantes e é equipada com lançadores de mísseis e metralhadoras.
  • Segundo a Marinha, o USS Abraham Lincoln é um “aeroporto flutuante” e pode lançar até quatro aviões por minuto.
  • O porta-aviões abriga vários esquadrões, incluindo caças F-35 Lightning II e F/A-18 Super Hornet, e tem capacidade para transportar até 90 aeronaves, entre aviões e helicópteros.

A Marinha dos Estados Unidos diz que o porta-aviões funciona como uma cidade em alto-mar. A embarcação tem agência de correio própria, biblioteca, barbearia e lojas para atender a tripulação.

A propulsão do navio é feita por duas usinas nucleares. O USS Abraham Lincoln tem energia elétrica suficiente para abastecer até 100 mil residências e transporta suprimentos para operar por até 90 dias seguidos.

As catapultas usadas no lançamento das aeronaves conseguem acelerar um jato de quase 40 toneladas a 290 km/h em menos de três segundos, em uma distância equivalente à de um campo de futebol.

Já no pouso, quatro cabos de contenção freiam e param uma aeronave que voa a mais de 200 km/h em menos de 120 metros.

Conheça o USS Abraham Lincoln, porta-aviões dos EUA — Foto: Gui Sousa/Arte g1

As tensões entre Estados Unidos e Irã aumentaram nesta quarta-feira (28) após novas ameaças de Trump. O presidente norte-americano afirmou que está disposto a autorizar uma operação militar contra o país caso Teerã não aceite fechar um acordo nuclear.

Em uma rede social, Trump citou o envio do porta-aviões USS Abraham Lincoln à região e disse que o grupo de ataque está pronto para agir “com velocidade e violência, se necessário”.

Após as declarações, o Irã afirmou estar disposto ao diálogo, mas reforçou que não abrirá mão do direito de se defender. Em nota, a missão iraniana junto à ONU disse que o país responderá “como nunca antes” caso seja atacado.

Os porta-aviões USS Abraham Lincoln e um B-52H Stratofortress da Força Aérea dos Estados Unidos realizaram manobras conjuntas em junho de 2019 — Foto: Brian M. Wilbur/Forças Armadas dos EUA

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro