2 semanas atrás 8

Usuários lamentam TikTok banido nos EUA: ‘estágio de negação’

Em notificação enviada aos usuários, o TikTok avisou que ficaria temporariamente indisponível no país, deixando a plataforma sem acesso aos cerca de 170 milhões de americanos que utilizavam o app. Nas redes, houve reclamações, lamentos e piadas sobre o bloqueio.

“Eu continuo abrindo [o aplicativo]. Estou em estágio de negação”, escreveu o usuário @joontsm no X, compartilhando a mensagem do TikTok informando sobre a suspensão. Outro afirmou que não conseguia acessar o app nem mesmo utilizando uma VPN (rede privada virtual, na sigla em inglês).

Veja algumas reações dos usuários:

Eu continuo abrindo [o aplicativo]. Estou em estágio de negação 💔

— @joontsm no X

Não, o TikTok não está funcionando, desapareceu! Não, me dá ele de volta!

— @inkedkoos no X

Meu Deus, nem uma VPN está funcionando para acessar o TikTok

— @1llicitBuck no X

Eu realmente não pensei que eles bloqueariam o TikTok. Agora estou triste e sinto falta dos amigos que fiz lá. Espero que volte em alguns dias.

— @RavenclawJedi no X

Agora, este é o sentimento ao abrir acidentalmente o TikTok

— @M1das_OW2 no X

Bloqueio pode ser temporário

O TikTok saiu do ar em virtude da legislação aprovada federal em 2024 que forçava a plataforma a vender sua operação no país até este domingo (19). Como isso não aconteceu, o app foi banido, o que inclui a remoção das lojas de aplicativos e o bloqueio de atualizações.

"A extensão de 90 dias [do prazo] é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado", disse Trump em entrevista à NBC no sábado. "Se eu decidir por isso, farei o anúncio na segunda-feira", completou.

Neste domingo, após a plataforma ficar indisponível, o presidente eleito postou uma mensagem de apoio ao app em sua rede Truth Social.

Trump posta mensagem em apoio ao TikTok, na rede Truth Social, no dia em que o aplicativo saiu do ar nos EUA — Foto: Reprodução

Ao comunicar aos usuários que estava fora do ar, o TikTok disse que Trump trabalhará com a empresa que o aplicativo volte ao ar.

“Estamos felizes que o presidente Trump tenha indicado que trabalhará conosco em uma solução para reativar o TikTok assim que ele assumir o cargo. Fique ligado!”, diz o texto.

Além do TikTok, outros aplicativos desenvolvidos pela empresa chinesa ByteDance também saíram do ar. Dentre eles está o CapCut e o Lemon8.

O g1 traz um resumo com as principais informações sobre o caso. Veja abaixo.

Por que os EUA baniram o TikTok?

O governo dos EUA alega que o TikTok coleta dados confidenciais de americanos e que isso representa um risco à segurança nacional.

O que diz a lei sancionada em 2024?

A lei, que foi aprovada pelo Congresso e sancionada por Joe Biden em abril de 2024, deu até domingo (19) para que o app chinês encontrasse um comprador para sua operação nos EUA. Como ele não foi cumprido, o app foi banido no país.

Ainda segundo a lei, serviços de hospedagem dos EUA também serão impedidos de trabalharem com o TikTok. As empresas que desrespeitarem a legislação estão sujeitas a multas de até US$ 5 mil para cada usuário que acessar o app – o TikTok tem 170 milhões de usuários nos Estados Unidos.

Ceo do TikTok comenta decisão da Suprema Corte dos EUA de manter banimento na rede social no país

Ceo do TikTok comenta decisão da Suprema Corte dos EUA de manter banimento na rede social no país

Qual foi a decisão da Suprema Corte?

A Casa Branca avisou na sexta que a decisão sobre a implementação da lei ficará a cargo de Donald Trump, que toma posse na segunda (20). Questionado por repórteres em Washington, Biden confirmou que é o presidente eleito quem decidirá sobre o tema.

Por que o TikTok pode ser banido dos Estados Unidos?

Por que o TikTok pode ser banido dos Estados Unidos?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro