11 meses atrás 30

Vai viajar? Saiba por que você precisa tirar os seus eletrônicos da tomada

Um dos cuidados que você precisa ter antes de pegar a estrada e sair de férias está relacionado com o que você deve desligar e o que pode deixar ligado na tomada em casa durante o descanso. Embora a prática até represente economia de energia, a medida é mais importante por questões de segurança: surtos da rede elétrica ou curtos-circuitos em seus aparelhos podem representar problemas graves, prejuízos e até mesmo riscos de incêndios em alguns casos.

Entre riscos e economia, a prática de desligar equipamentos é boa, mas há também exceções e aspectos que você precisa considerar antes de simplesmente tirar tudo da tomada. A seguir, preparamos uma lista de dicas importantes para você se preparar para viajar e poder descansar sem preocupações.

 Mariana Saguias/TechTudo É importante tirar aparelhos da tomada antes de viajar — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

No índice abaixo, veja todos os tópicos que você vai encontrar nesta matéria.

  1. Por que é importante tirar os eletrônicos da tomada antes de viajar?
  2. Quais eletrônicos são mais perigosos?
  3. Tirar eletrônicos da tomada vai economizar muito?
  4. O que deixar ligado?
  5. Vale a pena usar filtros de linha?
  6. Outros cuidados ao viajar

1. Por que é importante tirar os eletrônicos da tomada antes de viajar?

Existem várias razões para tirar os eletrônicos da sua casa da tomada antes de viajar. Já é senso comum, por exemplo, que desplugar os dispositivos representa até uma pequena economia de energia, mas a prática ainda envolve medidas de segurança. Isso porque, sem contato com a rede elétrica, seus equipamentos não estarão sujeitos a danos causados por possíveis surtos na rede elétrica, poupando você de prejuízos enormes com danos causados por incêndios.

Suponha um cenário de muito azar: um cano rompe na sua casa e começa a derramar água sobre o televisor, que você deixou conectado à tomada. Como há energia circulando pela TV, o contato com a água poderá dar início a um curto-circuito que tem potencial de iniciar um incêndio. Em equipamentos mais antigos, talvez o curto aconteça independente de um cano estourar ou não. Em casos assim, se você está em casa, terá tempo de reagir para atenuar o prejuízo, mas, se estiver viajando, a história é outra.

 Reprodução/DTV.org Aparelhos antigos estão mais sujeitos a acientes elétricos — Foto: Reprodução/DTV.org

No entanto, o debate de desplugar ou não da tomada não é tão preto no cinza assim. Há eletrodomésticos que você talvez queira manter ligados, como a geladeira (especialmente se a viagem não for tão longa). Além disso, dispositivos mais modernos tendem a gastar quantidades muito pequenas de energia no stand-by.

Em relação à proteção contra surtos elétrico, trata-se de um conforto durante sua ausência, mas que é bem relativo. Se o surto acontece com você em casa e com tudo ligado, os danos e prejuízos aconteceriam da mesma forma. Não há como prever um surto na rede elétrica. Mesmo assim, uma cautela maior nunca é demais — até porque ninguém quer ter dores de cabeças durante as férias!

2. Quais eletrônicos são mais perigosos?

Dispositivos com propensão maior a aquecer devem ser os primeiros da sua lista: televisores, consoles, computadores e carregadores de bateria de todos os tipos devem ser removidos da tomada. Eletrodomésticos que atuam gerando calor, como fornos e air-fryers, também devem ser desligados da energia.

 Letícia Rosa/TechTudo Aparelhos que esquentam ou que têm potência mais alta estão entre os que você deve tirar da tomada — Foto: Letícia Rosa/TechTudo

Entre dispositivos que você pode cogitar deixar ligados, estão equipamentos de rede como roteadores, modens e sistemas de vigilância – especialmente se você pretende acessar a câmera doméstica pela Internet durante a sua ausência. Caso você não tenha necessidade de gerenciar nada da sua rede a distância, pode também desligar os dispositivos de rede.

3. Tirar eletrônicos da tomada vai economizar muito?

Você vai gastar, sim, menos energia, mas talvez a economia não seja tanta quanto você imagina. Mesmo desligado, ou em stand-by, um dispositivo eletro-eletrônico na tomada gera um pequeno consumo elétrico. A questão é que, em muitos casos, esse consumo fica na casa dos centavos de reais por mês e, em muitos dispositivos, acaba fazendo mais sentido manter o produto na tomada pela conveniência.

No fundo, é mais importante desligar tudo da tomada por conta dos outros motivos que destacamos, como evitar sustos e riscos com acidentes provocados por surtos na rede elétrica ou curtos-circuitos com potencial para causar incêndios e prejuízos gigantes.

 Reprodução/Amazon Câmeras de segurança estão entre os equipamentos que você pode considerar deixar ligados — Foto: Reprodução/Amazon

Alguns aparelhos você terá de deixar ligados. Como mencionamos antes, sistemas de vigilância são importantes, assim como alarmes e outros recursos que você possa ter instalados em sua casa. Sistemas de alimentadores smart para pets também precisam ficar na tomada – e, claro, não esqueça de prover o produto com comida suficiente para cobrir a sua ausência.

Alguns equipamentos dependem de outros. Produtos smart e de vigilância, por exemplo, terão de usar a Internet e, por isso, você terá de deixar sua rede funcionando. Também é fundamental que suas lâmpadas estejam ligadas na rede elétrica por questões de segurança — para que nenhuma pessoa mal intenciada sabe que não há ninguém em casa.

5. Vale a pena usar filtros de linha?

 Divulgação Filtro de linha é um aliado para deixar sua casa mais segura e prevenir danos a seus aparelhos — Foto: Divulgação

Filtros de linha são dispositivos elétricos que, como o nome diz, filtram a linha de eletricidade, atenuando oscilações e ruídos, garantindo a equipamentos conectados um suprimento estável de energia. Em geral, o filtro tem uma chave (botão liga/desliga) e fusível que vai servir de barreira para evitar que surtos cheguem aos seus equipamentos.

Um filtro aumenta a segurança da sua instalação e pode contribuir para evitar danos e prejuízos causados pela rede elétrica. Em geral, é uma boa ideia conectar equipamentos mais sensíveis e caros a um filtro de boa qualidade e o filtro à tomada. Na hora de viajar, ao remover a conexão do filtro com a tomada, você estará desligando tudo conectado ao filtro de uma vez.

6. Outros cuidados ao viajar

É bom seguir algumas dicas, como esvaziar a geladeira – especialmente de perecíveis que podem estragar antes de você voltar, como carnes e laticínios. Se a sua ausência for mais longa e você conseguir esvaziar completamente a geladeira, pode até a desligá-la da energia, mas se lembre de manter as portas do refrigerador abertas para evitar mau cheiro.

É importante também "dar uma geral" na sua casa e conferir se tudo que devia ser desligado está mesmo de fato fora da tomada. Nessa revista, também se lembre de verificar as torneiras e registros para evitar sustos e prejuízos inesperados.

Tudo depende também do bom senso: se sua ausência é bem prolongada, talvez faça sentido pedir para um familiar ou amigo de confiança conferir se está tudo em ordem em casa de tempos em tempos. Em períodos bem longos, em que faz sentido até esvaziar a geladeira, você pode até desligar o disjuntor da sua casa.

🎥 Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

 veja o que mais gasta energia e como economizar

Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro