1 dia atrás 1

Venezuela ainda tem 687 presos políticos; 51 com paradeiro desconhecido, diz ONG

A organização, que monitora os presos políticos no país, afirmou ainda que, deste total, 51 não tem paradeiro conhecido e divulgou detalhes sobre o grupo:

  • 600 homens e 87 mulheres
  • 505 civis e 182 militares
  • 686 adultos e 1 adolescente
  • 182 condenados e 505 não condenados
  • 59 estrangeiros

Balanço divulgado pela ONG Foro Penal sobre os presos políticos na Venezuela — Foto: X / Reprodução

Desde a captura do ditador deposto venezuelano, Nicolás Maduro, na operação realizada pelos Estados Unidos há um mês, vários presos políticos foram libertados no país.

A decisão, que teria sido uma das exigências feitas pelo presidente americano, Donald Trump, foi anunciada no dia 8 de janeiro pelo presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Jorge Rodríguez, um dos líderes do chavismo e irmão da presidente interina, Delcy Rodríguez.

"Decidimos colocar em marcha uma lei de anistia geral que cubra todo o período de violência política de 1999 até o presente. Decidimos que as instalações de Helicoide, que hoje servem como centro de detenção, serão transformadas em um centro social, esportivo, cultural e comercial para a família policial e para as comunidades vizinhas", disse Rodríguez em um discurso perante a Suprema Corte.

O ativista venezuelano Javier Tarazona (de azul, à direita), ao lado de sua mãe e seu irmão após ser libertado da prisão na Venezuela, em — Foto: Divulgação/ Foro Penal

Nas últimas semanas, familiares de presos no Helicoide realizaram vigílias e acamparam durante a noite em frente à prisão, exigindo a libertação de seus parentes.

Famílias e defensores dos direitos humanos há muito tempo exigem a anulação das acusações e condenações contra detentos considerados presos políticos. Políticos da oposição, membros dissidentes das forças de segurança, jornalistas e ativistas de direitos humanos são frequentemente alvo de acusações como terrorismo e traição, que suas famílias consideram injustas e arbitrárias.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro