7 meses atrás 16

Vereadores de Porto Alegre buscam reunião com Ministério da Saúde para discutir crise nos hospitais da Capital

Vereadores de Porto Alegre estão tentando agendar encontro com comitiva do Ministério da Saúde para discutir a crise no sistema de saúde da Capital. Os parlamentares estarão em Brasília ao longo desta semana para participar da XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, que ocorre entre os dias 22 e 25 de abril, e procuram agendar um horário para discutir os repasses da União aos hospitais e emergências da cidade. A reunião ainda não possui data. Desde o início de março, o sistema de saúde do município está com lotação próxima à sua capacidade máxima. O pleito do Executivo municipal é de que os preços da tabela SUS, que prevê o custeio de procedimentos e tratamentos médicos realizados por meio do sistema, sejam alterados. De acordo com o governo, o atual financiamento da União não cobre as despesas do município. Segundo a vereadora Comandante Nádia (PL), os parlamentares também se reunirão com os deputados da bancada gaúcha no Congresso, para alinhar o envio de emendas parlamentares a Porto Alegre, especialmente recursos ligados à área da saúde.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Vereadores de Porto Alegre estão tentando agendar encontro com comitiva do Ministério da Saúde para discutir a crise no sistema de saúde da Capital. Os parlamentares estarão em Brasília ao longo desta semana para participar da XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, que ocorre entre os dias 22 e 25 de abril, e procuram agendar um horário para discutir os repasses da União aos hospitais e emergências da cidade. A reunião ainda não possui data.

Desde o início de março, o sistema de saúde do município está com lotação próxima à sua capacidade máxima. O pleito do Executivo municipal é de que os preços da tabela SUS, que prevê o custeio de procedimentos e tratamentos médicos realizados por meio do sistema, sejam alterados. De acordo com o governo, o atual financiamento da União não cobre as despesas do município.

Segundo a vereadora Comandante Nádia (PL), os parlamentares também se reunirão com os deputados da bancada gaúcha no Congresso, para alinhar o envio de emendas parlamentares a Porto Alegre, especialmente recursos ligados à área da saúde.

Na última quinta-feira (17), após reunião do prefeito Sebastião Melo (MDB) com o governador Eduardo Leite (PSDB), ficou estabelecido que a gestão da média e da alta complexidade hospitalar será feita pelo governo no Estado. No ofício entregue pela prefeitura ao governador, foi solicitado auxílio financeiro ao Hospital Pronto-Socorro (HPS), ampliação de leitos nos hospitais da Capital e recursos para a finalização de obras nos pronto atendimentos Bom Jesus e Lomba do Pinheiro.

A Marcha é um encontro para todos os vereadores do Brasil que oferece palestras e debates sobre diversos campos da vida legislativa, como inovação, tecnologia, comunicação estratégica e gestão. Segundo a União dos Vereadores do Brasil (UVB), entidade organizadora da Marcha, o objetivo do evento é fortalecer o Legislativo municipal brasileiro, ampliando o conhecimento dos legisladores e proporcionando o compartilhamento de boas práticas. Dentre os palestrantes e debatedores estão o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o ex-ministro Paulo Guedes e a vereadora Comandante Nádia (PL), que realizará uma fala sobre a Emenda Constitucional 109, de 2021, que alterou o orçamento dos legislativos municipais.

Ao todo, a Câmara da Capital enviará quatro parlamentares ao encontro. Além da vereadora Comandante Nádia, estarão presentes os vereadores Moisés Barboza (PSDB), Alexandre Bublitz (PT) e Fernanda Barth (PL). Devido a esta agenda, a sessão plenária desta quarta-feira (23) contará com quórum mais baixo, o que motivou a transferência da apreciação de projetos polêmicos para sessões seguintes, como a matéria que cria novos cargos em comissão e funções gratificadas na Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, que deve ser votada na próxima semana.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro