8 meses atrás 29

'Vidente conectada': saiba quem é Ammy Webb e descubra suas previsões para o futuro da tecnologia

A futurista Amy Webb presta consultoria para as maiores empresas do mundo se prepararem para o futuro. Essa "vidente conectada" foi a atração mais popular do South by Southwest (SXSW), o maior festival de inovação e tecnologia do mundo, realizado em Austin, no Texas.

Mas, na verdade, ela não é uma vidente e nem tem bola de cristal. Amy analisa dados e segue o rastro do dinheiro: em que áreas as empresas mais investem? Todos os anos, publica um relatório com tendências para o futuro. O deste ano tem mil páginas.

Amy deu uma entrevista ao Fantástico para explicar o que ela viu que vem por aí. Veja no vídeo acima.

O relatório de Amy Webb aponta três grandes tecnologias que estão se juntando para criar uma "supertecnologia" que vai mudar o jeito como a gente vive para sempre.

A primeira delas é a inteligência artificial. Ferramentas como ChatGPT já fazem parte do cotidiano e imitam respostas humanas com base em bilhões de textos disponíveis na internet. Mas esse é apenas um dos usos possíveis da IA. E aí que entra a segunda tecnologia: sensores. No carros, por exemplo, eles indicam para onde você vai e a velocidade… uma geladeira conectada na internet diz quantas vezes você a abriu e o que guarda lá dentro.

"Seus celulares não têm só um sensor. Têm dezenas, de localização, altitude, velocidade, todos esses diferentes sensores. A verdade é que estamos cercados por sensores, que recebem dados, e os sistemas de inteligência artificial precisam de dados para aprender", explica Ammy.

A terceira tecnologia é a biotecnologia, utilizada para desenvolver alimentos cultivados em laboratório, como arroz produzido a partir de células bovinas e frango com o sabor dos alimentos convencionais.

"A biotecnologia é uma ferramenta que nos dá a habilidade de ter controle sobre a natureza, e se podemos controlar a natureza e os organismos vivos, isso abre um monte de novas possibilidades e oportunidades", diz Ammy.

Amy acredita que, em breve, será possível criar um cérebro humano em laboratório com inteligência própria — um resultado da convergência dessas três tecnologias.

"O resultado disso é a chamada inteligência viva. Acho que é aí que a gente tem que se situar, porque senão vamos perder o que está acontecendo".

'Vidente conectada': quem é Ammy Webb e quais são suas previsões para o futuro da tecnologia — Foto: Reprodução/TV Globo

Ouça os podcasts do Fantástico

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro