1 dia atrás 1

VÍDEO: Agente do ICE tenta entrar em consulado do Equador em Minnesota e ameaça: 'Se você encostar em mim eu vou te agarrar'

"Esse é o consulado do Equador, você não pode entrar aqui", diz o funcionário.

"Relaxa, eu não entrei" , diz o agente do ICE, antes de ameaçar funcionário do consulado. "Se você encostar em mim, eu vou te agarrar", ele repete. "Não encosta em mim."

"Esse é um consulado, é propriedade de um governo estrangeiro. Você não pode entrar", o funcionário reforça, antes de fechar a porta.

Vídeo mostra agente do ICE tentando entrar no consulado do Equador em Minneapolis, segundo autoridades — Foto: Reprodução

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Equador, o episódio aconteceu no fim da manhã de terça-feira (27). A tentativa foi barrada por funcionários da representação diplomática, que impediram a entrada do agente e acionaram protocolos de emergência.

O incidente aconteceu em meio a tensões provocadas por operações de combate à imigração conduzidas por agentes federais na região de Minneapolis. As ações têm sido alvo de protestos, principalmente por relatos de violência.

De acordo com a chancelaria equatoriana, a medida teve como objetivo garantir a segurança dos cidadãos equatorianos que estavam no local naquele momento.

“Diante do ocorrido, a ministra das Relações Exteriores da República apresentou imediatamente uma nota de protesto à Embaixada dos Estados Unidos no Equador, para que atos dessa natureza não se repitam em nenhuma das repartições consulares do Equador nos Estados Unidos”, afirmou.

Até a última atualização desta reportagem, o ICE não havia se manifestado sobre o caso. Ainda não está claro o motivo da tentativa de entrada do agente do Serviço de Imigração no consulado equatoriano.

Carro de patrulha da ICE procura imigrantes ilegais nas ruas dos Estados Unidos (imagem ilustrativa) — Foto: Octavio Jones/Reuters

Os casos levaram a prefeitura de Minneapolis e o governo do estado de Minnesota a pedir que o presidente Donald Trump retirasse agentes do ICE da região.

Trump afirmou nesta terça-feira que pretende “desescalar” a situação em Minnesota, indicando que ordenou a redução do número de agentes no local. Segundo a imprensa americana, integrantes do ICE devem deixar a região nos próximos dias.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro