10 meses atrás 66

VÍDEO: Jovens e crianças palestinas participam de protesto em resposta à ataque israelense: 'Querem acreditar em paz’

ANUNCIE AQUI!

Jovens e até crianças participaram da manifestação em resposta ao ataque israelense a Jabalía, que fica ao norte da Faixa de Gaza.


  • Um protesto de palestinos tomou conta de Ramallah na quarta-feira (1). Homens e mulheres levaram bandeiras e ocuparam as ruas da cidade.

  • Jovens e até crianças participaram da manifestação, em resposta ao ataque israelense a Jabalía, que fica ao norte da Faixa de Gaza.

  • Em reportagem especial para o Fantástico, Gabriel Chaim viajou até lá e conversou com famílias que estão abandonando tudo e fugindo de casa, com medo da guerra entre o Hamas e Israel.

Palestinos protestam na Cisjordânia contra a guerra entre o Hamas e Israel

Palestinos protestam na Cisjordânia contra a guerra entre o Hamas e Israel

Um protesto de palestinos tomou conta de Ramallah na quarta-feira (1). Homens e mulheres levaram bandeiras e ocuparam as ruas da cidade. Jovens e até crianças participaram da manifestação em resposta ao ataque israelense a Jabalia, que fica ao norte da Faixa de Gaza.

Imagens divulgadas por agências internacionais mostram o que sobrou depois do bombardeio. Em meio aos destroços, voluntários procuravam por vítimas feridas. O governo de Israel afirmou que, com esse ataque, conseguiu matar Ibrarrim Biári, um dos comandantes do Hamas responsáveis pelo planejamento de ações militares do grupo terrorista. O Hamas negou que houvesse algum comandante no local.

Um homem que participou do protesto em Ramallah, nessa semana, falou com o fotógrafo e documentarista Gabriel Chaim sobre o que os jovens esperam dessa manifestação:

"As pessoas dessa geração estão com esperança, querem acreditar em paz. Nós queremos que o mundo tome uma atitude, que abra as fronteiras entre Gaza e o Egito, para que as pessoas que estão por lá possam, pelo menos, ter a chance de viver", destaca o jovem palestino.

Jovens e crianças palestinos participam de protesto em resposta a ataque israelense — Foto: Reprodução/TV Globo

Famílias palestinas fogem de casa com medo da guerra

Em reportagem especial para o Fantástico, Gabriel Chaim viajou até lá e conversou com famílias que estão abandonando tudo e fugindo de casa, com medo da guerra entre o Hamas e Israel.

Em um acampamento, 8 pessoas vivem num espaço apertado.

"Eu tive que comprar tudo isso usado. Conseguimos trazer uma panela ou outra, mas o resto eu precisei comprar pra colocar aqui. o fogão, o armário, a cama. Tudo que a gente tinha ficou pra trás. É uma situação horrível", relata Mohamad Ali.

Desde que começou a guerra, em outubro, a família de Morrâmed tem lidado com o medo, a fome e a falta de água. Problemas que parecem estar longe do fim.

"Meus filhos trocam de escola três vezes por ano. Nesse caminho, não têm futuro. Não tem como ter um futuro assim".

Famílias palestinas fogem de casa com medo da guerra — Foto: Reprodução/TV Globo

Ouça os podcasts do Fantástico

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro