3 horas atrás 1

WhatsApp lança modo de segurança contra ataques cibernéticos; saiba ativar

O WhatsApp lançou, nesta terça-feira (27), um novo modo de segurança. A novidade, chamada de "configurações rigorosas da conta", reúne medidas de proteção contra ataques digitais sofisticados e tentativas de invasão direcionadas. Por isso, segundo a empresa, o público-alvo desse recurso são jornalistas, figuras públicas, ativistas e pessoas que lidam com informações sensíveis. Além de já contar com a criptografia de ponta a ponta, o mensageiro da Meta passa a oferecer agora mais uma camada avançada de privacidade e segurança para reduzir riscos de golpes, invasões e acessos indevidos. A seguir, entenda como funciona e saiba como ativar.

 Mariana Saguias/TechTudo WhatsApp lança modo de segurança contra ataques cibernéticos; saiba ativar — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Como funciona o novo modo de segurança do WhatsApp

O novo modo de segurança do WhatsApp funciona como um pacote de configurações mais rígidas aplicado à conta do usuário. Ao ativar o recurso, o aplicativo passa a restringir automaticamente algumas interações consideradas mais sensíveis do ponto de vista de segurança.

Entre as principais mudanças, o WhatsApp limita o recebimento de mensagens, chamadas e convites para grupos vindos de contatos desconhecidos, reduzindo o risco de abordagens maliciosas. O recurso também impede o download automático de mídias enviadas por números que não estão salvos na agenda, além de restringir a visualização de informações do perfil, como foto, status e confirmação de leitura.

Outro ponto importante é o reforço na proteção da conta em caso de tentativas de acesso indevido. Com o modo ativado, o WhatsApp aplica medidas adicionais para dificultar golpes que envolvem clonagem de conta ou engenharia social. A empresa destaca que o recurso não altera a criptografia de ponta a ponta, que já protege as mensagens por padrão, mas atua no controle de acessos e permissões, diminuindo a exposição do usuário a ataques virtuais.

"Sabemos que algumas pessoas que usam nossos serviços, como jornalistas ou figuras públicas, podem precisar de proteções extremas contra ataques cibernéticos raros e altamente sofisticados", disse o WhatsApp em publicação no blog oficial.

Além das configurações rigorosas de conta, o WhatsApp anunciou a implementação de uma linguagem de programação chamada Rust. O objetivo dessa linguagem é proteger fotos, vídeos e mensagens da ação de spywares.

 Divulgação/WhatsApp Entenda como funciona o novo modo de segurança do WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp

Como ativar o novo modo de segurança do WhatsApp

A ativação do novo modo de segurança do mensageiro pode ser feita diretamente nas configurações do app, desde que o recurso já esteja disponível para o usuário. A liberação é gradual e pode levar alguns dias para chegar a todas as contas. O WhatsApp também informou que o recurso é opcional e pode ser desativado a qualquer momento.

Para ativar, basta abrir o WhatsApp no Android ou iPhone (iOS), acessar "Configurações", entrar em "Privacidade" e procurar pela opção "Configurações Avançadas". Caso o recurso já estava disponível, é só habilitá-lo nesta seção.

 Reprodução/Diego Cataldo Quando disponível, novo recurso pode ser ativado dentro da seção "Configurações Avançadas" — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

🎥Veja também: Como fazer Pix no Whatsapp — e evitar calotes!

Como fazer Pix no Whatsapp — e evitar calotes!

Como fazer Pix no Whatsapp — e evitar calotes!

Mais recente Próxima Hackers usam IA para simular cliques em anúncios e infectar celulares Android
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro