10 meses atrás 31

Wicked e mais: 10 musicais da Broadway com as maiores bilheterias no cinema

O filme Wicked estreou nas telonas no último mês e foi um verdadeiro sucesso, se tornando o musical adaptado da Broadway com a maior bilheteria da história, ultrapassando grandes títulos cinematográficos. Além desta obra, outros musicais do teatro se tornaram grande fonte de inspiração para o cinema, como Mamma Mia (2008), Os Miseráveis (2012) e A Noviça Rebelde (1965), que também fizeram sucesso nas telonas, arrecadando altos valores. Por sorte, é possível conferir a essas e outras produções em streamings como Disney+, Telecine e Amazon Prime Video.

E para quem ama musicais e quer saber quais adaptações fizeram mais sucesso, o TechTudo te conta criou uma lista com os 10 filmes baseados em musicais da Broadway que mais lucraram pelo mundo. Confira, a seguir, enredo, elenco, repercussão e em qual streaming assistir a cada uma delas.

 Reprodução/IMDb O musical Grease, com Olivia Newton-John e John Travolta, é lembrado até hoje pelos fãs do gênero — Foto: Reprodução/IMDb

Na lista do TechTudo com musicais da Broadway com as maiores bilheterias no cinema, você encontra:

  • 10. Amor, Sublime Amor (2021)
  • 9. Dreamgirls (2006)
  • 8. A Noviça Rebelde (1965)
  • 7. Hairspray (2007)
  • 6. Caminhos da Floresta (2014)
  • 5. Chicago (2002)
  • 4. Grease (1968)
  • 3. Os Miseráveis (2012)
  • 2. Mamma Mia (2008)
  • 1. Wicked (2024)

10. Amor, Sublime Amor (2021)

O remake do filme de 1961 traz Rachel Zegler (Jogos Vorazes) e Ansel Elgort (A Culpa é Das Estrelas) nos papéis principais de Maria e Tony. O enredo foca em dois jovens que se apaixonam em Nova York, na década de 1950. No entanto, a simples história de amor se complica quando ambos descobrem que pertencem à gangues inimigas. Agora, o casal deve viver esse relacionamento proibido e lutar para ficarem juntos. Vale lembrar que o elenco também traz Ariana DeBose (Wish) e Rita Moreno (Cantando na Chuva).

A direção é assinada por Steven Spielberg (Tubarão) e o filme está disponível na Disney+. No IMDb, Amor, Sublime Amor tem 7.1 pontos. Já no Rotten Tomatoes, é aprovado por 91% da crítica. O filme foi indicado a sete prêmios no Oscar e DeBose levou o trófeu de Melhor Atriz Coadjuvante. Além disso, o título arrecadou U$76,016,171 nas bilheterias, estando em 10º lugar na lista.

 Divulgação/IMDb Amor, Sublime Amor concorreu a sete prêmios no Oscar — Foto: Divulgação/IMDb

Situado na década de 60, o filme fala sobre um grupo musical chamado The Dreamettes, formado por um trio de mulheres. O grupo encanta o manipulador Curtis Taylor Jr., um agente musical amador, que sonha em fazer história no ramo musical. Aos poucos, o empresário começa a apostar na beleza de Deena, por quem é apaixonado, deixando de lado o talento e o verdadeiro amor pela música. O elenco é composto por Beyoncé (O Rei Leão), Anika Noni Rose (A Princesa e o Sapo), Jennifer Hudson (Respect) e Jamie Foxx (Ray).

Dirigido por Bill Condon (A Grande Mentira), o musical ganhou dois prêmios no Oscar, incluindo Melhor Atriz Coadjuvante para Hudson. O filme é avaliado em 6.6 pontos no IMDb e acumula 79% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. A obra está disponível para aluguel no Amazon Prime Video, na Apple TV e no Google Play Filmes. Ao todo, Dreamgirls arrecadou U$155,456,301 em bilheteria.

 Reprodução/IMDb Dreamgirls traz Beyoncé, Anika Noni e Jennifer Hudson nos papéis principais — Foto: Reprodução/IMDb

8. A Noviça Rebelde (1965)

Um dos grandes musicais da Broadway também virou um filme de sucesso. O enredo se passa um pouco antes da Segunda Guerra Mundial e conta a história de uma noviça que se recusa a aceitar as regras do convento. Então, a mulher decide trabalhar para um viúvo e seus sete filhos, divertindo as crianças e trazendo alegria em tempos sombrios. Julie Andrews (O Diário de uma Princesa) é a protagonista Maria e atua ao lado de Christopher Plummer (Up: Altas Aventuras), que dá vida ao Capitão Von Trapp.

O longa é um sucesso entre a crítica, com cinco estatuetas no Oscar — incluindo Melhor Filme. Além disso, no IMDb, acumula 8.1 pontos, enquanto tem 83% de aprovação dos especialistas do Rotten Tomatoes. Lançado na década de 60 no cinema, A Noviça Rebelde arrecadou U$159,484,051. Disponível no Disney+, a direção da obra é assinada por Robert Wise (Desafio do Amor).

 Divulgação/20th Century Fox A Noviça Rebelde é um dos musicais de maior sucesso da história — Foto: Divulgação/20th Century Fox

Situado na década de 1960, a adolescente Tracy vai de uma jovem excluída até ganhadora de concurso de dança em um programa local. Agora, a garota se tornou uma grande celebridade e precisa aprender a viver nesse novo mundo. Para complicar, meninas populares vão se sentir ameaçadas com a fama da menina. Com direção de Adam Shankman (Operação Babá), o filme está disponível para aluguel no Amazon Prime Video e na Apple TV.

Protagonizado por Nikki Blonsky (Bosco), o elenco também traz John Travolta (Pulp Fiction), Zac Efron (High School Musical) e Michelle Pfeiffer (Scarface) como Edna, Link e Velma. O musical é avaliado com 6.7 pontos no IMDb, com 92% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Além disso, a adaptação de Hairspray foi indicada a um prêmio no BAFTA e arrecadou U$203,630,031 na bilheteria mundial.

 Reprodução/IMDb Hairspray é mais um musical de sucesso que se tornou filme — Foto: Reprodução/IMDb

6. Caminhos da Floresta (2014)

Um padeiro e sua esposa vivem em um vilarejo ao lado de figuras da literatura clássica, como Chapeuzinho Vermelho. Um dia, uma bruxa visita o casal e lança uma maldição. Agora, se o casal não encontrar quatro objetos diferentes em três dias, nunca poderão ter filhos. Para reverter essa profecia, os dois decidem adentrar uma floresta misteriosa e buscar todos os itens da lista da bruxa.

Com direção de Rob Marshall (A Pequena Sereia), o filme foi indicado a quatro prêmios no Oscar. O elenco é composto por Meryl Streep (O Diabo Veste Prada), James Corden (Cats) e Emily Blunt (Um Lugar Silencioso) como a bruxa, o padeiro e a esposa. Disponível no Disney+, o musical acumula 5.9 pontos no IMDb, com 70% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Ao todo, Caminhos da Floresta arrecadou U$212,902,959 nas bilheterias.

 Reprodução/IMDb Caminhos da Floresta foi indicado a quatro prêmios no Oscar — Foto: Reprodução/IMDb

A popular Velma e a jovem Roxie são presas após matarem o marido e o namorado, respectivamente. Na cadeia de Chicago, o advogado Billy Flyn defende o caso das duas. Aproveitando a beleza das assassinas, o homem decide transformar toda a situação em um grande circo midiático, deixando as garotas em uma verdadeira competição por atenção. O trio é composto por Renée Zellweger (O Diário de Bridget Jones), Catherine Zeta-Jones (Armadilha) e Richard Gere (Uma Linda Mulher).

A direção ficou por conta de Rob Marshall e o filme ganhou seis estatuetas no Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante para Zeta-Jones. Com 7.2 pontos no IMDb, Chicago tem 87% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O título, lançado no início dos anos 2000, arrecadou U$306,777,366 e está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.

 Reprodução/IMDb Chicago ganhou o Oscar de Melhor Filme no Oscar de 2003 — Foto: Reprodução/IMDb

Danny e Sandy têm um breve romance de verão, mas devem se separar no começo do ano letivo. Para a surpresa dos dois, eles estão estudando na mesma escola. Porém, sem a magia do verão, o casal percebe que são opostos: o rapaz é popular e mulherengo e a garota é tímida e estudiosa. Os protagonistas são interpretados por John Travolta e Olivia Newton-John (Embalos a Dois).

Com direção de Randal Kleiser (A Lagoa Azul), Grease está disponível no Amazon Prime Video e Telecine. Indicado a um Oscar, o filme é um dos musicais mais populares da história. Além disso, o título acumulou U$396,271,103 e é avaliado com 7.2 pontos no IMDb e 66% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/JustWatch O musical Grease retrata de forma nostálgica a estética e a música dos anos 1950 — Foto: Reprodução/JustWatch

Jean Valjean é preso por anos após roubar um pedaço de pão. Depois que é liberto, reconstrói a sua vida e se torna um homem importante. Nesse contexto, o protagonista encontra Fantine, que está à beira da morte e pede para que o rapaz cuide de sua filha, Cosette. Situado no século XIX, na França, o filme retrata diversas pessoas em meio a uma crise política e econômica. A adaptação de Os Miseráveis é dirigida por Tom Hooper (Cats).

O título traz um elenco de peso com Hugh Jackman (Deadpool & Wolverine), Anne Hathaway (Uma Ideia de Você) e Amanda Seyfried (Meninas Malvadas) como Jean, Fantine e Cosette. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes, a obra tem 7.2 pontos no IMDb e 70% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Vitorioso em três categorias no Oscar, como Melhor Atriz Coadjuvante para Hathaway, o longa acumulou U$442,757,529.

 Reprodução/IMDb Os Miseráveis é situado no século XIX, na França — Foto: Reprodução/IMDb

Donna comanda um hotel em uma ilha grega e, agora, tem um grande foco: planejar o casamento de sua filha, Sophie. Porém, sem que a mãe saiba, a jovem convida três homens que têm chances de ser o seu pai biológico para a festa. A dupla é interpretada por Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) e Amanda Seyfried (Meninas Malvadas) como Donna e Sophie, respectivamente.

O filme, dirigido por Phyllida Lloyd (A Dama de Ferro), está disponível na Netflix, no Amazon Prime Video e no Telecine. Com 6.5 pontos no IMDb e 55% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes, Mamma Mia é um musical de sucesso, arrecadando U$611,452,132. O título se tornou o segundo musical da Broadway mais lucrativo no cinema, após anos na liderança da lista.

 Reprodução/IMDb Mamma Mia é o segundo musical adaptado da Broadway mais lucrativo da história — Foto: Reprodução/IMDb

Elphaba é uma jovem que nasceu com a pele verde, sendo constantemente excluída por isso. O seu sonho é encontrar o poderoso Mágico de Oz e pedir para que ele mude a sua cor. Na universidade, ela conheceu a popular Glinda e rapidamente viram inimigas. Porém, uma amizade começa a surgir e as duas partem em busca do grande Mágico. O filme é dirigido por Jon M. Chu e estrelado por Ariana Grande e Cynthia Erivo.

Lançado em novembro de 2024, Wicked já se tornou o musical adaptado da Broadway com a maior bilheteria da história, arrecadando U$682,473,760 pelo mundo. Disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video, o longa tem 7.8 pontos no IMDb e é aprovado por 88% da crítica especializada do Rotten Tomatoes. No Globo de Ouro de 2025, o filme foi premiado com o troféu Conquista Cinemática e de Bilheteria.

 Divulgação/IMDb Wicked se tornou o musical adaptado da Broadway com maior bilheteria — Foto: Divulgação/IMDb

Com informações de Box Office Mojo (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10), IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

🎥Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

 relembre os 5 MELHORES títulos da época

Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro