O Xiaomi 14T é o mais recente celular premium lançado pela Xiaomi no Brasil. Considerado um "topo de linha de entrada", o smartphone chama a atenção pelo conjunto fotográfico de alta resolução com lentes cocriadas em parceria com a empresa alemã Leica. A parceria, que data de 2022, vai além do selo da marca no módulo fotográfico e traz dois presets exclusivos aplicáveis às fotos que as deixam com cores muito bonitas. Com preço inicial sugerido de R$ 5.999, o Xiaomi 14T busca se destacar frente aos concorrentes com bateria de longa duração com carregamento rápido e recursos de Inteligência Artificial (IA) embarcados. Mas será que ele vale a pena?
Após acompanhar o lançamento do Xiaomi 14T em Berlim, Alemanha, e testar o celular por uma semana, formei uma série de impressões a respeito de aspectos como tela, desempenho, bateria e câmeras. Nas próximas linhas, eu te conto cinco coisas que você deve saber sobre o novo smartphone da Xiaomi antes de comprá-lo. Vale ressaltar que os preços mencionados no texto foram verificados em dezembro de 2024, e que a Xiaomi só oferece garantia para produtos adquiridos em seus canais de venda oficiais.
Xiaomi 14T e Xiaomi 14T Pro chegam com câmeras Leica e mais; veja
Ficha técnica do Xiaomi 14T
- Tamanho da tela: 6,67 polegadas
- Resolução da tela: 2712 x 1220 pixels
- Painel da tela: AMOLED CrystalRes
- Câmera traseira: 50 MP + 50 MP + 12 MP
- Câmera frontal: 32 MP
- Sistema: Android 14
- Processador: MediaTek Dimensity 8300-Ultra
- Memória RAM: 12 GB
- Armazenamento: 512 GB
- Cartão de memória: não possui
- Bateria: 5.000 mAh
- Peso: 195 gramas (vidro) ou 193g (PU)
- Dimensões: 160,5 x 75,1 x 7,80 mm (vidro) ou 160,5 x 75,1 x 7,95 mm (PU)
- Resistência à água e poeira: Sim (IP68)
- NFC: Sim
- Cores: Cinza Titã e Preto Titã
- Preço de lançamento: R$ 5.999
CÂMERAS LEICA
Xiaomi 14T 5G (512 GB)
![]()
![]()
![]()
1. A tela é de altíssima qualidade
A Xiaomi caprichou na tela do 14T, que tem 6,67 polegadas, tecnologia AMOLED CrystalRes e resolução de 1,5K (2.712 x 1.220 pixels). As configurações garantem exibição de cores vivas e imagens bastante nítidas. Outro destaque é a taxa de atualização de até 144 Hz, que permite a reprodução de vídeos e de gráficos mais frenéticos, como os de jogos exigentes, de forma bastante fluida. Em ambientes externos, a tela também não decepciona. Isso graças ao pico de brilho de 4.000 nits, que proporciona excelente visibilidade sob o sol.
Tela do Xiaomi 14T tem tecnologia AMOLED CrystalRes e 6,67 polegadas — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo A experiência audiovisual proporcionada pelo Xiaomi 14T fica completa com a presença de dois alto-falantes estéreo equipados com a tecnologia Dolby Atmos, que reforça o som surround. O resultado é um som potente, sem distorções no volume máximo, e imersivo. Tudo isso faz com que o consumo de vídeos no Xiaomi 14T seja uma ótima experiência.
2. As câmeras Leica vão conquistar você
Ainda que toda a ficha técnica do Xiaomi 14T seja competitiva, a grande estrela do celular é o conjunto de câmeras, cocriado em parceria com a empresa alemã Leica. Com três lentes, o sistema tem sensor principal IMX906, da Sony, e lentes Leica Summilux com quatro distâncias focais (de 15 a 100 mm). Especialmente projetadas para condições de pouca luminosidade, as lentes foram nomeadas conforme a combinação das palavras latinas summum ("máximo") e lux ("luz") e prometem fotos noturnas de "tirar o fôlego".
Veja abaixo como se organiza o sistema fotográfico do Xiaomi 14T.
- Principal (wide): 50 MP com abertura f/1.7;
- Telefoto: 50 MP com abertura f/1.9 e zoom de 2x;
- Ultrawide: 12 MP com abertura f/2.2;
- Frontal: 32 MP com abertura f/2.0.
Câmeras do Xiaomi 14T — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Após os testes, posso afirmar que Leica e Xiaomi cumpriram a sua promessa. Graças à abertura elevada e ao sensor grande, as fotos noturnas tiradas com a câmera principal do Xiaomi 14T são de ótima qualidade, com boa nitidez e pouquíssimos ruídos. O mesmo vale para os registros com a lente telefoto, ainda que esta tenha abertura inferior.
Veja fotos tiradas com o Xiaomi 14T
1 de 16
Palácio do Reichstag, em Berlim, à noite — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
2 de 16
Portão de Brandemburgo à noite — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
16 fotos
3 de 16
Palácio do Reichstag, em Berlim — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
4 de 16
Palácio de Charlottenburg, em Berlim — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
5 de 16
Palácio de Charlottenburg; zoom na torre — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
6 de 16
Interior do Palácio de Charlottenburg — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
7 de 16
Prédio coberto de plantas e muro cm grafite em Berlim — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
8 de 16
Pássaros sobrevoando trem em Berlim — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
9 de 16
Foto no Palácio de Charlottenburg tirada em Modo Retrato — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
10 de 16
Catedral de Berlim vista do Rio Spree — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
11 de 16
Flores lilás — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
12 de 16
Flores brancas registradas no modo Leica Autêntico — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
13 de 16
Flores brancas registradas no modo Leica Vibrante — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
14 de 16
Hortênsia registrada pela câmera teleobjetiva do Xiaomi 14; modo Leica Autêntico — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
15 de 16
Rosa vermelha registrada pela câmera teleobjetiva do Xiaomi 14T; modo Leica Vibrante — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
16 de 16
Rosa vermelha registrada pela câmera teleobjetiva do Xiaomi 14T; modo Leica Autêntico — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
Celular topo de linha da fabricante chinesa tem conjunto triplo de câmeras Leica de alta resolução
Durante o dia, a qualidade se mantém. A câmera captura detalhes com maestria e entrega fotos com ótima nitidez e alcance dinâmico. As cores são um espetáculo à parte: é possível escolher entre os modos Leica Autêntico e Leica Vibrante, exclusivos da parceria com a Xiaomi. O último tende a produzir fotos com cores mais vivas, enquanto o preset Autêntico (meu favorito!) aplica um efeito de vinheta sutil e adiciona um pouco de contraste extra, conferindo às fotos um aspecto mais retrô.
Árvore com flor roxa; modo Leica Autêntico (esquerda) e Leica Vibrante (direita) — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
Rosa vermelha registrada pela câmera teleobjetiva do Xiaomi 14T; modo Leica Autêntico (esquerda) e Leica Vibrante (direita) — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Merece destaque também o zoom 4x. Em geral, as fabricantes incluem esses botões de zoom de corte só por fazê-lo, sem muitas preocupações com a qualidade, mas as fotos com zoom 4x do Xiaomi 14T são ótimas, ainda que um pouco mais suavizadas do que as fotos com zoom 2x.
Preciso destacar ainda a estabilização óptica, que lidou surpreendentemente bem com os tremores em vídeos de corridas, os quais ficam ainda menos evidentes após habilitar o modo ultraestrável. Além disso, o foco é bastante ágil, e há um modo de gravação similar ao Modo Cinema, do iPhone, que adiciona um efeito de profundidade de campo aos vídeos e produz resultados muito bonitos. A câmera principal filma em 4K em até 60 quadros por segundo (fps); nas demais, a resolução se mantém, mas a taxa de quadros cai para 30 fps.
3. A bateria é duradoura, e o carregamento, veloz
A Xiaomi costuma ser bastante generosa no quesito capacidade de bateria, e desta vez não foi diferente. O Xiaomi 14T tem bateria de 5.000 mAh, valor que é suficiente para autonomia de um dia inteiro — e com folga. Minha afirmação vem a partir de um uso moderado, que envolve navegação nas redes sociais, consumo de conteúdo em aplicativos de streaming e captura de fotos e vídeos, sem que o Xiaomi 14T fosse meu celular principal.
Xiaomi 14T acompanha carregador de 67W — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Mas, a estrela deste tópico é o carregador com potência de 67W, que vem incluso na caixa — um diferencial da Xiaomi e de outras fabricantes chinesas. Graças a ele, o Xiaomi 14T foi de 0 a 50% em 20 minutos, e completou a carga em 50 minutos. Ou seja, com pouco tempo de carga, é possível ter autonomia para bastantes horas.
4. Tem o mesmo processador do Poco X6 Pro, mas o desempenho é ligeiramente superior
O Xiaomi 14T vem equipado com o MediaTek Dimensity 8300 Ultra, mesmo processador do Poco X6 Pro. A escolha do chipset octa-core, que alcança velocidade de até 3,35 GHz e é fabricado em processo de 4 nanômetros, indica que a Xiaomi priorizou a fotografia, mas não deixou a performance de lado. Nos testes, o Xiaomi 14T apresentou desempenho eficiente em todas as tarefas do dia a dia. O celular também mandou muito bem em multitarefas, sem engasgos ou travamentos, graças aos 12 GB de RAM.
Senti o celular esquentar apenas em dois momentos: ao rotear Internet móvel para outros celulares e ao rodar o teste de benchmarking do AnTuTu, que avalia aspectos como CPU, GPU, memória e UX (Experiência do Usuário, em português). Segundo dados do aplicativo, o Xiaomi 14T sofreu um aumento de 10,9ºC em sua temperatura, indo de 29,9ºC (normal) para 40,8ªC (elevado).
Lateral das câmeras do Xiaomi 14T — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Ao todo, o celular marcou 1.308.096 pontos, número que o coloca acima do próprio Poco X6 Pro (1.280.792) e de concorrentes como Galaxy S23 FE (1.105.781). Entretanto, o smartphone ainda fica atrás de aparelhos como Realme GT 6 (1.415.773) e de todos os modelos da linha Galaxy S23, equipados com Snapdragon 8 Gen 2.
5. Recursos de IA são versáteis e eficientes
Para não ficar para trás na corrida da Inteligência Artificial (IA), a Xiaomi anunciou uma série de recursos com a tecnologia para o 14T e o 14T Pro. Ambos compartilham funções como transcrição de fala para texto, resumos de notas, traduções em tempo real de chamadas, apagador de objetos e expansor de cenários, mas apenas o celular mais avançado recebe o recurso de busca visual "Circule para Pesquisar", do Google. Ou seja, a proposta é similar à da Galaxy AI, da Samsung.
O que mais me impressionou foram os recursos inteligentes embutidos no gravador e no bloco de notas do Xiaomi 14T. O primeiro agora é capaz de reconhecer os interlocutores em uma gravação e distingui-los, o que é especialmente útil em transcrições de entrevistas. Além disso, o aplicativo também é capaz de fazer um resumo — bastante assertivo, diga-se de passagem — do conteúdo tratado na conversa e traduzi-la. De igual modo, o app Anotações resume, traduz e corrige textos com boa acurácia.
Foto no Muro de Berlim original (esquerda); cenário expandido com auxílio da IA do Xiaomi 14T — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Para a edição de fotos, é possível contar com recursos como apagador inteligente de objetos e expansor de cenários. O primeiro costuma ser mais eficiente que o segundo, que, dependendo dos objetos ou pessoas em cena, pode apresentar algumas distorções. Embora os recursos de IA presentes no Xiaomi 14T estejam disponíveis em ferramentas online, é bastante interessante e prático poder contar com eles no próprio aparelho, de forma nativa.
Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de dezembro de 2024.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
20
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/r/Z/3foueWTESfBSh4ndwBZQ/project-egoist-titles-guide.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/s/X92dfnTtAGjVxev63VeQ/moto-watch-70-02.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/l/k/P2F57BSl6lXbDYdEuBMg/roblox-como-resgatar-codigos-blox-fruits.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/A/N/4To8YVRNiw6gKW36a3aQ/free-fire-battlegrounds-garena-mais-baixado-2024.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro