8 meses atrás 22

10 filmes brasileiros dirigidos por mulheres que valem a pena dar uma chance

Existem muitos filmes brasileiros dirigidos por mulheres que fizeram sucesso. Apesar do cinema ainda ser um meio dominado por homens, as diretoras nacionais já comandaram diferentes longas celebrados pelo público e pela crítica, indo do drama à comédia. Entre algumas das produções brasileiras mais famosas dirigidas por mulheres estão Que Horas Ela Volta (2015), Cidade de Deus (2002) e o documentário Democracia em Vertigem (2019).

Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 10 filmes nacionais dirigidos por brasileiras que você precisa dar uma chance. Por sorte, esses títulos estão disponíveis em diferentes streamings como Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video. A seguir, confira enredo, elenco, repercussão e onde assistir a cada um deles.

 Reprodução/IMDb Que Horas Ela Volta é um sucesso nacional, com direção e roteiro de Anna Muylaert — Foto: Reprodução/IMDb

Na lista do TechTudo com filmes brasileiros dirigidos por mulheres, você encontra:

  1. Que Horas Ela Volta? (2015)
  2. Democracia em Vertigem (2019)
  3. Cidade de Deus (2002)
  4. Bicho de Sete Cabeças (2001)
  5. Um Dia com Jerusa (2018)
  6. Regra 34 (2023)
  7. Ó, Pai, Ó (2007)
  8. O Animal Cordial (2017)
  9. Sem Coração (2023)
  10. Deslembro (2018)

1. Que Horas Ela Volta? (2015)

Val deixa a filha, Jéssica, no Nordeste para trabalhar como babá em São Paulo. Durante 13 anos, a moça dedicou a sua vida aos cuidados do menino Fabinho. É quando Jéssica decide ir à capital para prestar vestibular, depois de anos sem ver a mãe. A princípio, a família de Fabinho apoia a decisão e recebe as meninas de braços abertos, mas não demora para que as diferenças entre os dois grupos comecem a atrapalhar a rotina dos patrões.

Regina Casé (Todas as Flores) estrela como Val, enquanto Camila Márdila (Ainda Estou Aqui), Michel Joelsas (O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Casa) e Karine Teles (Fala Comigo) dão vida a Jéssica, Fabinho e a patroa Bárbara. Disponível na Netflix, o filme tem direção e roteiro de Anna Muylaert. No IMDb, o título acumula 7.8 pontos, enquanto tem 97% de aprovação da crítica do Rotten Tomatoes.

 Divulgação/Pandora Filmes Que Horas Ela Volta: dirigido por Anna Muylaert, o filme é estrelado por Regina Casé — Foto: Divulgação/Pandora Filmes

2. Democracia em Vertigem (2019)

Democracia em Vertigem é um documentário brasileiro que retrata momentos políticos chaves para a história do país. O longa aborda o impeachment de Dilma Rousseff, o julgamento do então ex-Presidente Lula e a eleição de Jair Bolsonaro. Em meio a crise política e econômica, o filme se posiciona como um alerta às demais democracias mundiais. Com tons de suspense, o trabalho é dirigido por Petra Costa. O filme, disponível na Netflix, concorreu ao Oscar de Melhor Documentário. No IMDb, acumula 7.3 e no Rotten Tomatoes tem 97% de aprovação da crítica.

 Divulgação Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa, concorreu ao Oscar de Melhor Documentário — Foto: Divulgação

Situado na favela Cidade de Deus, o filme segue o aspirante a fotógrafo Buscapé, que faz tudo para não seguir o caminho do crime. Porém, esse é o oposto de Dadinho, seu amigo de infância, que se torna um aliado de Zé Pequeno, o temido chefe do tráfico. Assim, o longa mostra com profundidade a vivência na favela do Rio de Janeiro, enquanto segue o olhar da câmera comandada por Buscapé.

Alexandre Rodrigues (Proibido Proibir), Douglas Silva (Samantha!) e Leandro Firmino (Impuros) formam o elenco como Buscapé, Dadinho e Zé Pequeno. Cidade de Deus concorreu a quatro prêmios no Oscar e é dirigido por Fernando Meirelles ao lado de Kátia Lund. Disponível na Max, no Globoplay e no Amazon Prime Video, o filme tem 8.6 pontos no IMDb. Já no Rotten Tomatoes, tem 91% de aprovação da crítica.

 Divulgação/IMDb Cidade de Deus, um dos maiores sucessos do cinema nacional, é dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund — Foto: Divulgação/IMDb

4. Bicho de Sete Cabeças (2001)

O enredo, baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno, conta a história de Neto. Ele é um jovem visto como problemático, que tem uma relação difícil com o seu pai, Wilson. O desentendimento chega ao ápice quando o pai encontra um cigarro de maconha no casaco de Neto e decide interná-lo em um hospital psiquiátrico. Lá, o protagonista viverá horrores que marcarão a sua vida para sempre.

O longa é estrelado por Rodrigo Santoro (300) e Othon Bastos (Central do Brasil) como Neto e Wilson. Cássia Kis (Pasárgada) e Jairo Mattos (O Viajante) também estão no elenco como a mãe, Meire, e o enfermeiro Ivan. O filme tem direção de Laís Bodanzky e está disponível na Netflix. A obra é avaliada com 7.7 pontos no IMDb e conta com 84% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/Netflix Bicho de Sete Cabeças tem direção de Laís Bodanzky e é inspirado em fatos reais — Foto: Reprodução/Netflix

5. Um Dia com Jerusa (2020)

Silvia é uma jovem que trabalha para uma marca de sabão em pó, realizando pesquisas frequentes com o público consumidor. É em um de seus dias de trabalho que ela bate na porta de Jerusa, com a intenção de entrevistá-la. Porém, a moça surpreende com respostas inesperadas e, aos poucos, as duas começam a compartilhar as suas visões de vida. Assim, Silvia ganha uma nova forma de encarar o seu propósito nesse mundo.

A dupla é interpretada por Débora Marçal e Léa Garcia (Filhas do Vento) como Silvia e Jerusa. Antonio Pitanga (O Pagador de Promessas) e Tássia Reis também estão no elenco como Tião e Rosana. A direção e o roteiro são assinados por Viviane Ferreira. O título está disponível na Netflix e tem 6.8 pontos no IMDb.

 Reprodução/IMDb Um Dia com Jerusa, disponível na Netflix, é dirigido e escrito por Viviane Ferreira — Foto: Reprodução/IMDb

Regra 24 segue a estudante de Direito, Simone. De dia, a jovem se dedica aos estudos e comemora a recém-aprovação na OAB. À noite, faz performances sexuais na webcam para seu público pagante. De acordo com a lei brasileira, ela é considerada trabalhadora do sexo, o que nem sempre vai em ressonância ao pensamento de Simone, uma feminista que trabalha em prol da segurança de vítimas de violência doméstica.

Sol Miranda interpreta Simone, enquanto Lucia, amiga da faculdade de Direito, ganha vida com a atriz Lorena Comparato (Impuros). Babu Santana (Tim Maia) também está no elenco como André. A direção é de Julia Murat, que assina parte do roteiro. O longa está disponível na Telecine e no Amazon Prime Video. No IMDb, o título acumula 5.3 pontos.

 Reprodução/Prime Video Regra 34 é dirigido por Julia Murat e aborda uma estudante de Direito que também vende conteúdos sexuais na web — Foto: Reprodução/Prime Video

Situado em uma grande moradia no centro do Pelourinho, Ó, Pai, Ó mostra um grupo de moradores que tenta sobreviver durante o Carnaval. Porém, a animação e a baderna enfurece a síndica Joana, que decide cortar o fornecimento de água. Nesse contexto, os vizinhos se unem em busca de justiça. O movimento é liderado por nomes como Roque, um aspirante a cantor, e Carmen, que faz abortos clandestinos no prédio.

O elenco conta com Lázaro Ramos (Medida Provisória), Auristela Sá (Jardim Das Folhas Sagradas), Luciana Souza (Inabitável), além de Wagner Moura (Guerra Civil) como os personagens Roque, Carmen, Dona Joana e Boca. A direção e o roteiro ficaram nas mãos de Monique Gardenberg. Disponível no Globoplay e no Amazon Prime Video, Ó, Pai, Ó tem 6.3 pontos no IMDb.

 Reprodução/JustWatch Ó, Pai, Ó é filme de comédia de sucesso, com direção e roteiro de Monique Gardenberg — Foto: Reprodução/JustWatch

8. O Animal Cordial (2017)

Inácio é dono de um restaurante para pessoas mais ricas, comandando o negócio de forma rigorosa. Por isso, ganha a antipatia de seus funcionários, principalmente de Djair, responsável pela cozinha. Um dia, o restaurante é assaltado e todos precisam encontrar uma forma de se livrar das mãos violentas dos criminosos, incluindo os clientes que ainda estavam no estabelecimento. A direção e o roteiro são assinados por Gabriela Amaral Almeida.

Murilo Benício (Avenida Brasil) é Inácio, enquanto Humberto Carrão (Vale Tudo) interpreta um dos assaltantes, chamado Magno. Já Irandhir Santos (Renascer) e Camila Morgado (Bom Dia, Verônica) dão vida a Djair e à cliente Verônica. O Animal Cordial é recomendado para maiores de 18 anos, pelas cenas de violência. O filme está disponível no Globoplay e Amazon Prime Video, acumulando 6.3 pontos no IMDb. No Rotten Tomatoes, tem 62% de aprovação da audiência.

 Divulgação/IMDb O Animal Cordial se passa em um assalto a um restaurante. O filme é dirigido por Gabriela Amaral Almeida — Foto: Divulgação/IMDb

Situado na década de 90, em Alagoas, o filme segue Tamara, uma jovem que está prestes a se mudar para estudar em Brasília. Mas, antes, ela quer aproveitar o último verão na vila de pescadores onde vive. Nesse contexto, conhece uma mulher apelidada de Sem Coração por ter uma cicatriz específica no peito. Aos poucos, Tamara se vê fascinada por essa figura misteriosa e atraente, querendo saber o máximo que pode sobre ela. Maya de Vicq dá vida a Tamara, enquanto Eduarda Samara (Bacurau) é Sem Coração. O filme é escrito e dirigido pela dupla Nara Normande e Tião. O longa está disponível na Netflix e acumula 6.5 pontos no IMDb.

 Reprodução/IMDb Sem Coração tem roteiro e direção assinados pela dupla Nara Normande e Tião — Foto: Reprodução/IMDb

Joana é uma jovem, filha de preso político na Ditadura Militar. Pela perseguição do regime, ela e sua família passaram anos exilados em Paris. Mas, com a Lei da Anistia, todos estão de volta à cidade do Rio de Janeiro — apesar da adolescente preferir permanecer na Europa. Agora, eles devem lidar com lembranças dolorosas do passado e tentar se reencontrar no local que já serviu de lar para eles.

Joana é interpretada por Jeanne Boudier (Madame Durocher). O elenco também traz Jesuíta Barbosa (Pantanal) e Eliane Giardini (Avenida Brasil) nos papéis de Eduardo e Lucia. O longa é dirigido e escrito por Flávia Castro e está disponível no Amazon Prime Video. No IMDb, acumula 7.2 pontos, enquanto tem 67% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Deslembro é dirigido por Flávia Castro e conta a história de uma família que retorna ao Rio de Janeiro após exílio político — Foto: Reprodução/IMDb

🎥Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro