8 horas atrás 5

10 filmes de terror 'diferentões' do Filmicca para assistir no Halloween

Os filmes de terror do Filmicca são opções “diferentonas” para assistir no Halloween. Com títulos de diversos países, como o clássico do expressionismo alemão Nosferatu (1992) e o japonês Creepy (2016), o catálogo traz alternativas variadas para quem quer inovar na maratona. Os enredos de outras obras da lista, como Quando Éramos Bruxas (1990) e Garotas Canibais (1973), vão além do jumpscare, abordando inquietações humanas, assim como histórias violentas e agonizantes.

Para quem quer assistir a filmes diferentes no Halloween e fazer maratonas inovadoras, o TechTudo te mostra 10 títulos na Filmicca perfeitos para a data. Confira, a seguir, enredo, elenco e repercussão de cada um deles.

 Reprodução/Letterboxd Creepy é um filme de terror “diferentão” para assistir no Filmicca — Foto: Reprodução/Letterboxd

Na lista do TechTudo com filmes de terror da Filmicca, você encontra:

  1. Nosferatu (1922)
  2. Creepy (2016)
  3. Verão Fantasma (2022)
  4. Quando Éramos Bruxas (1990)
  5. Audição (1999)
  6. A Máquina Infernal (2021)
  7. Homens Brancos Estão Enlouquecendo (1994)
  8. Mami Wata (2023)
  9. Garotas Canibais (1973)
  10. As Núpcias De Drácula (2018)

A história de Nosferatu foi contada diversas vezes no cinema, mas a obra dirigida pelo expressionista alemão F. W. Murnau, na década de 20, é um grande destaque. No enredo já conhecido, o Conde Orlok convida o agente imobiliário Thomas Hutter para ajudá-lo a vender seu castelo na Transilvânia. Ao chegar lá, Hutter percebe que Orlok é um vampiro sedento por sangue e tanto ele quanto a sua esposa, Ellen, estão em perigo. O filme alemão traz Max Schreck (A Rua), Gustav von Wangenheim (Romeu e Julieta na Neve) e Greta Schröder (Rainha Vitória) como Conde Orlok, Thomas e a esposa Ellen. No IMDb, Nosferatu é avaliado em 7.8 pontos e é considerado um clássico do terror.

 Reprodução/The Movie Database Nosferatu, filme alemão da década de 20, está disponível no Filmicca — Foto: Reprodução/The Movie Database

No filme de terror japonês, Takakura é um ex-policial que se afasta da corporação após um evento traumático. Ele e a esposa, Yasuko, se mudam para um bairro tranquilo, onde são vizinhos da família Nishino. O protagonista se torna professor universitário e se vê longe da vida policial, quando um ex-companheiro da corporação pede ajuda para um caso misterioso: o desaparecimento de uma família inteira. É quando a filha do vizinho o aborda, dizendo que o homem na sua casa não é o seu pai.

Dirigido por Kiyoshi Kurosawa, Creepy é estrelado por Hidetoshi Nishijima (Dear Stranger), Yuko Takeuchi (Be With You) e Masahiro Higashide (The Confidence Man) que interpretam Takakura, Yasuko e o policial Nogami. No IMDb, o longa é avaliado com 6.4 pontos, enquanto é aprovado por 91% da crítica cadastrada no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Creepy é filme de terror japonês dirigido por Kiyoshi Kurosawa — Foto: Reprodução/IMDb

Escrito e dirigido por Matheus Marchetti, o filme brasileiro segue Lucas e Martin, dois jovens que se apaixonam enquanto investigam o desaparecimento de uma criança no litoral. Porém, forças sombrias começam a persegui-los, afetando não só a investigação, mas a vida do novo casal. O longa queer de mistério se passa em uma paisagem paradisíaca e é estrelado por João Felipe Saldanha (Pippin – O Musical) e Bruno Germano (The Angel in the Pit), como Lucas e Martin, respectivamente. No IMDb, Verão Fantasma é avaliado com 5.8 pontos.

 Reprodução/IMDb Verão Fantasma é filme queer de terror, dirigido por Matheus Marchetti — Foto: Reprodução/IMDb

4. Quando Éramos Bruxas (1990)

Responsável pelo primeiro papel da estrela Björk (O Homem do Norte) no cinema, o filme é uma releitura do conto “A Amoreia”, escrito pelos irmãos Grimm. No enredo, as irmãs Margit e Katla fogem de sua casa na Islândia após a mãe ser morta, condenada por bruxaria. Para conseguirem proteção, Katla enfeitiça um fazendeiro, para que ele se apaixone e abrigue as irmãs. Porém, o filho do jovem desconfia das duas e quer vê-las longe do seu pai.

O longa também marca a estreia de Nietzchka Keene na direção. Além de Björk, que interpreta Margit, o elenco conta com Bryndis Petra Bragadóttir (Children of Nature) como Katla. No IMDb, Quando Éramos Bruxas tem média de 6.8 pontos. Já no Rotten Tomatoes, é aprovado por 100% da crítica cadastrada na plataforma.

 Reprodução/IMDb Quando Éramos Bruxas é filme estrelado por Björk — Foto: Reprodução/IMDb

O filme japonês segue o viúvo Shigeharu, que decide fazer um processo de audição para encontrar a sua próxima esposa. De cara, ele se apaixona por Asami, uma jovem bonita que corresponde aos sentimentos. Porém, não demora para que as coisas tomem um rumo inesperado, fazendo com que o viúvo descubra que a nova pretendente não é quem diz ser. O longa, dirigido por Takashi Miike, é considerado um dos mais perturbadores da história do cinema japonês. Estrelado por Ryo Ishibashi (Traços de Fumaça) e (Helldriver) como Shigeharu e Asami, o título tem 7.1 pontos no IMDb e conta com 81% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb O filme japonês Audição é famoso pelo enredo perturbador — Foto: Reprodução/IMDb

6. A Máquina Infernal (2021)

A Máquina Infernal é curta-metragem nacional, dirigido por Francis Vogner dos Reis. A história de terror segue Sara, uma jovem que é contratada para consertar diversas máquinas que quebraram no ABC Paulista. Porém, seu trabalho é interrompido quando as máquinas agem como se fossem corpos e os humanos passam a quebrar, como se fossem máquinas. O enredo de desespero e incerteza, marcado por jornadas exaustivas de trabalho, toma conta da obra. Carolina Castanho (Os Sonâmbulos) estrela o curta, que é avaliado com 6.7 pontos no IMDb.

 Reprodução/Filmicca A Máquina Infernal é curta-metragem brasileiro de terror — Foto: Reprodução/Filmicca

7. Homens Brancos Estão Enlouquecendo (1994)

A obra segue Maisie Blud, uma mulher negra que perdeu o marido, e se torna alvo de uma investigação. No caso, o detetive Margrave acredita que a jovem está por trás do aparente suicídio de diversos homens brancos bem-sucedidos. O enredo é dirigido por Ngozi Onwurah, uma diretora britânica-nigeriana, e aborda a fetichização das mulheres negras como consequência da insegurança masculina. Theo Omambala (Siren Spirits) e Jon Finch (Macbeth) estrelam o título como Maisie e Margrave. No IMDb, Homens Brancos Estão Enlouquecendo é avaliado com 6.2 pontos.

 Reprodução/Filmicca Homens Brancos Estão Enlouquecendo aborda a sexualização de mulheres negras — Foto: Reprodução/Filmicca

O filme fala a história de Mami Wata, uma divindade que é adorada pelos moradores da vila de Iyi, localizada na África ocidental. Assim, a sua representante na Terra, Mama Efe, tem autoridade sobre os habitantes, dando ordens e conselhos. A situação muda quando uma criança é morta, perturbando a paz da ilha e fazendo com que as pessoas comecem a questionar a divindade. Para proteger a imagem de Mami Wata, as filhas de Efe, Prisca e Zinwe, se juntam na missão de reunir os moradores.

A direção é assinada pelo nigeriano C.J Fiery Obasi. Na equipe técnica, a brasileira Lílis Soares é responsável pela Dirção de Fotografia. O elenco conta com Rita Edochie (Women’s Cot), Evelyne Ily Juhen (Desrances) e Uzoamaka Power (With Difficulty Comes Ease) como Mama Efe, Prisca e Zinwe. No IMDb, o título tem 6.5 pontos e, no Rotten Tomatoes, é aprovado por 97% da crítica especializada.

 Reprodução/Filmicca O longa de suspense fala sobre a entidade africana Mami Wata — Foto: Reprodução/Filmicca

9. Garotas Canibais (1973)

Garotas Canibais segue um casal que viaja até uma pousada afastada, para férias românticas. O estabelecimento é comandado por três mulheres jovens e atraentes. O que o casal não faz ideia é que as meninas são canibais assassinas e planejam comê-los. A direção é de Ivan Reitman, conhecido por Os Caça-Fantasmas (1984). O elenco do terror canadense conta com Eugene Levy (Second City Television) e Andrea Martin (Casamento Grego), que dão vida ao casal Clifford e Gloria. O longa tem avaliação abaixo da média, com 4.6 pontos no IMDb e apenas 24% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Garotas Canibais é dirigido por Ivan Reitman — Foto: Reprodução/IMDb

10. As Núpcias De Drácula (2018)

Outro filme dirigido por Matheus Marchetti, disponível no Filmicca, é As Núpcias de Drácula. No enredo, o personagem folclórico deixa a Transilvânia e decide viver em uma ilha isolada na América do Sul. Lá, ele mantém um harém de amantes e exerce o seu poder sobre homens e mulheres latinos. Com 7.1 pontos no IMDb, o título traz Irene Caldeira (Roleta Russa), Tony Germano (Labirinto dos Garotos Perdidos) e Natt Mazzoni (O Anjo no Poço) como Lucy, Dr. Van Helsing e uma das noivas de Drácula.

 Reprodução/IMDb As Núpcias de Drácula é uma versão brasileira do conto europeu — Foto: Reprodução/IMDb

📽️Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!

Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!

Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro